17.6.08

Já começou!

Ora a Itália passa aos Quartos com um golo de penaltie, um auto-golo e uma exibição sofrível. Está, portanto, a todo o gás já, a itália que conhecemos de outros campeonatos. A Holanda não permitiu que a roménia sonhasse, e a verdade desportiva ficou intacta. Mas que raio de verdade desportiva é esta? Vamos lá ver ou analisar as vantagens desportivas da passagem da Itália aos quartos para a Holanda: assim à primeira vista, ZERO. a Itália expôs-se a esta situação, dependente de outros para passar, por culpa própria. Mas os outros não são só os romenos, mas os holandeses também. E quando Donadoni diz que Van Basten é sério, e o seleccionador holandês diz que vai fazer o que deve, eu pergunto se está tudo doido. O que se deve fazer, o que é sério para a Holanda, é permitir a eliminação da Itália. Isto é a verdade desportiva, no sentido em que é o melhor para a selecção holandese, pois, sejamos sinceros, jogam muito, mas se encontrarem uma Itália nas meias, de que é que isso lhes vale? Provavelmente, de nada. Não estão em causa, atenção, os resultados de hoje, pois a Roménia desiludiu, não fez nada, foi miserável, e não mereceu minimamente, não só a passagem, mas o apoio incondicional que algumas pessoas (muito desiludidas) deste blog lhes prestou. Falharam a todos os níveis neste último jogo, parecendo que não tinham o menor interesse em passar. Nesse sentido, é justo e certo, a nível desportivo, a Roménia não passar. Mas não me falem, num tom demagógico, que a Holanda fez o que devia, cumpriu, e não se esperava outra coisa. É verdade que a Roménia acabou por, no último jogo, repito, demonstrar incapacidade de passar à fase seguinte, mas que a Holanda fez o certo e cumpriu com a verdade desportiva, não é verdade. A verdade desportiva da Holanda é fazer o melhor para a sua equipa ser campeã da Europa. E tal como rodou jogadores, no interesse de poupar os principais, era do seu interesse, parece-me, que a Itália fosse, na realidade, eliminada. A não ser que estejam tão confiantes, que acham certa a vitória. Mas com a Itália que eu e todos nós conhecemos, a final que eu estou a prever não é com a Holanda ou Espanha.

6 comentários:

Anônimo disse...

não são precisas muitas palavras. o meu nome diz muito. que Talento, que Elegancia... um verdadeiro Maestro. Forza Italia...

JMP disse...

uma equipa fazer algo para perder ou não ganhar é , na minha opinião, errado. A holanda ja provou ser capaz de ganhar a qualquer equipa e com esta vitória(a uma equipa que empatou com a frança e que quase ganhou a italia) motivou os seus jogadores e adeptos.E não jogou na sua máxima força.
Não foi a Holanda que não permitiu que a Roménia sonhasse, foi a Roménia com esta derrota e com aquele penalti falhado de Mutu(pessimamente marcado) que se levou a si própria para um pesadelo.
Se Portugal estivesse na situação da Holanda continuaria a pensar da mesma maneira sem qualquer duvida porque assim e que e ser profissional. Não compreendo essa mania(muito comum no nosso País) de encarar tudo com uma mentalidade perdedora. Eles ganharam a Roménia, vão ganhar a Suécia e depois vão ganhar aos que se seguirem( aposto na Espanha...A Itália já anda mal e então sem gattuso e pirlo).
Um grande abraço

JFC disse...

Caro LF tenho te a dizer que nao concordo com esta tua opinião.
Em primeiro lugar nao tinha duvidas que a Holanda nao digo fazer tudo, mas pelo menos iria tentar ganhar o jogo.
Porquê? 1)Porque em primeiro lugar tem uma cultura diferente das dos latinos. Se a situaçao fosse inversa, nao tenho duvidas que o Dommenech ou Donadoni mandavam para casa os holandeses.
2)Depois, ao por os suplentes era obvio que eles iam tentar jogar bem para mesmo que não dê para agradar ao treinador que dê para agradar a potênciais clubes interessados.
3) nao me fales em demagogia qd a Holanda fez exactamente o que deveria ter feito: ganhar. Para quê correr riscos de rumores e acusações, de manchar uma potencial vitória com uma clara jogada de anti-desportivismo?

Não há duvidas que esta "boa-vontade" neerlandesa é perigosa e pode acalentar muitos dissabores no futuro.

Anônimo disse...

mentalidade perdedora é fazer-se o que se diz que é bem, o que dizem que está certo, para parecer bem. ora, o que está certo é fazer o melhor e o máximo para aumentar as probabilidades e possibilidades da nossa equipe, ou de nós como jogadores, sair como vencedores. com efeito, se der para tirar do caminho adversários, sem ter de haver confronto directo, porque não? e, claro, não estou a falar de combinar resultados ou batotas. agora, isso do anti-desportivismo é que é a demagogia que referia. anti-desportivismo e pisar um jogador quando o arbitro não está a olhar. é algo fora desporto. agora eliminar uma equipa que pode vir a ser o adversário fortíssimo? por favor. e claro que, repito, a roménia, neste caso, foi a maior responsável por não passar, no sentido em que falhou um penaltie e jogou miseravelmente num jogo decisivo. e posto isto, não só não merece passar, me parece que, estranhamente, nem permitiu à holanda pensamentos desses, que foi quase obrigada a dominar e marcar por uma equipa patética de amarelo. abraços ze, e obrigados pelos comments LF

Anônimo disse...

como e que a holanda evitava um dos outros dois sem combinar reesultados? Se dessem o melhor como deram ganhavam, se dependesse da holanda frança ou italia passarem na ultima jornada obviamente havia combinaçao,,,parece me uma discussao abslutamente inutil

JVB

Anônimo disse...

LF, por essa ordem de ideias a Holanda teria que jogar suficientemente bem para ng perceber que estariam a perder de propósito (o que assim seria mau para a moral.. pq a equipa ou joga bem e ganha ou joga mesmo mal e perde, nao podendo jogar bem e perder) mas da mesma maneira teriam de jogar suficiente e propositadamente mal para provocar a vitória da roménia, ou então jogavam bem o jogo todo e inventavam bicicletas no ultimo remate (e mesmo assim a probabilidade da bola entrar era elevadíssima) e dpois marcavam no último minuto um golo na própria baliza.. isso não é, de todo, verdade desportiva. Jogaram bem, rodaram jogardores sem entrar em loucuras como Portugal, mantiveram a regularidade e ainda elevaram a moral com mais uma vitória. nada a dizer.