17.6.08

O QUE FALTA A QUARESMA...

Antes de mais, devo dizer que se escrevo sobre um só jogador numa fase em que decorre uma grande competição é obviamente porque ele não me é indiferente e neste caso por considerar que Quaresma é um grande grande talento mas está longe de ser um grande jogador. O que tem Quaresma? Talento para vender onde quiser, no Porto, em Lisboa, Milão etc ; tem recursos técnicos raros em qualquer jogador (mesmo em alguns dos melhores do mundo). O que não tem? O que poderia ter? O que deveria ter? Proponho-me fazer uma breve análise... Antes de mais, parece-me que Quaresma sofre dum mal que ataca grande parte dos jogadores em Portugal. Este mal tem identifica-se muma frase que o 7 do FCP gosta de dizer e não só gosta, como a repete semana a semana: "eu não tenho nada a provar". Para mim Quaresma, com o devido respeito, tens. Será que quem vai para o Barcelona e não vinga (aqui o maior culpado muito provavelmente não é ele) tendo de regressar para relançar a carreira não tem nada a provar? Porque será que v.g.Man Utd ao querer um extremo chega a Portugal e leva Nani, ainda a começar a carreira, por 25 milhões, e não Quaresma? Sendo ele um valor firmado no futebol português era de prever que o preferissem... A verdade é que Quaresma no Scp perdeu a corrida para Ronaldo (lemram-se quando aquele era melhor que este?) e na selecção está a perder para Nani. Claro que a sorte numa carreira conta muito mas não é tudo... Quando penso em Quaresma lembro-me das "letras", das "trivelas", das tentativas de agressão, dos jogos apagadíssimos que faz quando são decisivos (final da taça 2008, FCP-Schalke quando isolado falha o apuramento). Para mim, trata-se dum jogador que tem de se libertar e com isto não é insistir nas "leetras" quando a equipa perde. Libertar é aliar tudo o que tem de bom a tudo o que uma equipa precisa dele. Quaresma não é um excelente meia distância mas tambeém Ronaldo não era, Quaresma grande parte das vezes perde o timming do lance (seja o remate, o passe...), Quaresma apaga-se imenso dos jogos reaparecendo não raras vezes a tentar uma meia finta meia agressão ou a agarrar o símbolo do clube (actualmente o FCP). É no meu entender um caso estranho, está num clube que proporciona aos jogadores condições para brilharem e ele pode brilhar. Poré m, na Champions raramente embala para grande jogo, nos derbys tirando um ou dois jogos (normalmente contra slb) apaga-se. Onde Quaresma costuma marcar a diferença é contra equipas manifestamente inferiores... Isto são as críticas, pois quando Quaresma arranca para uma trivela consequente, quando resumindo...quer jogar, torna-se num potencial grande jogador. Este potencial grande jogador tem muito pouco tempo para provar realmente o que vale..Ou fica ao lado de Ronaldo, Figo, Rui Costa etc ou fica ao lado da segunda linha da história do futebol nacional.

4 comentários:

Anônimo disse...

para além das claras limitações tácticas do menino, nomeadamente a maneira como não percebe que tb se joga à defesa (o q m parece q advém do "eu não tenho de provar nada a ninguém", vulgo arrogância) falta-lhe muita humanidade para chegar onde, me parece, nunca chegará.

Anônimo disse...

essa da humanidade está boa..

Unknown disse...

Crítica muito boa! Concordo na íntegra com o que foi escrito neste post! E para além disso considero 40 milhões um valor demasiado elevado tendo em conta a qualidade e regularidade exibicional que Quaresma tem evidenciado ao serviço, sobretudo, do seu clube e também da selecção. Se pudéssemos avaliar um jogador apenas pelo seu potencial nao hesitaria em dizer que o extremo do Porto valeria provavelmente mais do que Pinto da Costa pede actualmente pelo seu passe.. Mas um arrisco me a dizer que o mesmo Quaresma nunca valerá esses mesmos 40 milhões de euros..

RVO disse...

Bom post! É claro que 40 milhoes é um absurdo...por essa europa fora jogadores bem mais regulares e eficazes que o Ricardo tem saido por preços mais baixos, assim de repente nao me lembro de nenhuma superior ou igual a 40 milhoes de euros! Quanto ao facto de não ter nada a provar, Quaresma devia era estar calado...na seleção nao se impõe como deveria...e no seu clube (FCP) apesar de arrancar muitos aplausos da bancada tambem recebe assobios e não são assim tao poucas vezes! Até o gastador Morratti ja veio dizer que 40 milhoes era ridiculo, e atenção que se este senhor o diz...Quaresma, é neste momento uma criança com um talento tao grande que ate chateia, mas chateia ainda mais a imaturidade que nao sei se nao sera maior! Se quer ser alguem que se apresse, porque o tempo passa....