3.7.08

F.C.JVB

Vamos então escolher os meus 18 para uma equipa que certamente iria ganhar a Champions! A equipa iria jogar num 4:2:3:1. Os "convocados" são: GR-Casillas e Cudicini; Defesas-Evra, R.Carvalho, Terry, Dani Alves, Sérgio Ramos; Médios-Essien, Pirlo, Gerrard, Ballack, Kaka; Avançados-Ronaldo, Messi, Mancini, Torres, Villa, Luca Toni. A equipa inicial seria: Casillas; Evra, Carvalho, Terry, Sérgio Ramos; Gerrard, Essien, Kaka; Ronaldo, Mancini e Torres. Quanto aos GR parece-me que a escolha entre quatro nomes é aceitável e eu escolho Casillas pois ainda jovem é um GR muito experiente, bom entre os postes, bom em cruzamentos apesar da baixa estatura, bom nas saídas aos pés e bom em bolas paradas. Enfim, um GR de topo que já conta com vários títulos o que no caso de Cech (a minha segunda escolha) não acontece. Cech seria a minha segunda escolha para titular pois para segundo GR escolho, no meu entender, o melhor segundo: Cudicini. Sempre que chamado (que já foram várias vezes) disse "presente" (talvez em italiano talvez em inglês). Na esquerda da defesa jogaria Evra. Integra-se muito bem no ataque, defende muito bem e fisicamente e muito resistente. Confesso que não é uma paixão de sempre, aprendi a gostar de Evra, convenceu-me esta época. Vê-lo jogar cansa , para Evra o campo parece pequeno. Quanto aos centrais os meninos de Chelsea são os eleitos. Carvalho e Terry complementam-se. O primeiro, rápido, classe, duro quando o jogo está nessa toada e uma qualidade que aprecio especialmente nele: quando erra, não se esconde, ataca, pede a bola, tenta levar a equipa para a frente. Nestes momentos é que se vê quem tem a Vitória como coração(aconselho a rever o Chelsea Man.Utd da segunda volta). Terry é o lider por excelência. Grita, chora, luta e claro é um grande central. O destino não quis que ganhasse a Champions (CL). Notava-se que ia marcar o penalty, escorrega e falha. Ingrato. Para além de tudo isto, no jogo aéreo e talvez o mais seguro do mundo. Defesa direito iria para Sérgio Ramos muito por culpa do seu jogo aéreo pois com Dani Alves a defesa ficava com pouco poder no ar. Porém, uma palavra para Dani Alves que sigo desde que foi campeão mundial pelos miúdos do Brasil. O cabelo estava maior, mais magro mas a capacidade de subir, de rematar, de centrar de depois de tudo isto descer e defender e voltar a subir estava presente. No entanto o mesmo se aplica a Sérgio Ramos que não tendo a mesma capacidade técnica (mas mesmo assim é forte neste aspecto) é mais forte no desarme e nas alturas o que lhe permite finalizar muitas vezes na área. No meio campo Essien seria o motor de alta rotação a que nos habituou. Este jogador fascina-me por todos os aspectos e estaria aqui uma noite a elogiá-lo. Cinco palavras:para mim é o melhor. Depois Gerrard ganharia o lugar a Pirlo. De facto, Stevie G carrega o Liverpool desde 99 às costas e é penalizado talvez por isso mas a sua qualidade de passe, o seu remate, a sua disponibilidade tornam este médio de 28 anos (só?) numa peça fulcral em qlqer equipa.Kaka seria o meu 10 pois gosto de pensar no playmaker como a classe do futebol personificada num elemento. A época de kaka campeão europeu (que lhe valeu o prémio de melhor jogador do mundo) ficará para sempre na minha memória. Explosivo, óptimo no passe, óptimo a correr com bola, óptimo finalizador etc... Quanto a Ronaldo que dizer? Bota de ouro, melhor marcador da CL, mágico, trabalhador, melhor do mundo actualmente e indiscutivelmente como já não havia há alguns anos. Durante um jogo creio que raramente o tiraria já que em todas as fases do jogo é importante. Agora a surpresa...Mancini da Roma é para mim um valor que está longe de ter a notoriedade merecida. Ele parte para cima do adversário, é fortissimo no um para um, dono duma técnica invejável e bom finalizador e compensa muito bem na defesa. Para mim é uma aposta segura. O "homem golo" era Torres que agora no Liverpool se libertou do peso de ter todo o Atl.Madrid às costas e provou (com Gerrard a municiá-lo) que é o melhor 9 do mundo. Quanto ao "Banco" confesso que Dani Alves já que não é titular podia dar lugar a um polivalente mas essien, Sérgio R. tratam dessa polivlência. Pirlo dada o seu estilo de jogo, a sua cultura táctica e mais uma vez o meu gosto pessoal teria de estar presente. Resisti a Riquelme e Ballack está na calha para caso Kaka não jogue...Culto tácticamente, forte e alto (gabriel alves está neste momento deliciado com esta descrição), senhor de forte remate é claramente uma figura do futebol moderno. Falta-lhe um título, perdeu tudo o que havia para perder nas finais. Villa seria a opção primeira de ataque, quer para um 442 quer para simples troca de avançados. É parecido com Torres. Finaliza onde houver um milimetro, tem velocidade e ganha a El Nino naas bolas paradas e remate de longe. Toni seria a opção de recurso, para um "tud o por tudo" pois teria a referência em altura mas não abdicaria da classe que o caracteriza. Mais um jogador que já falo desde o Brescia... Messi seria o menino do grupo. Confesso que em termos de pormenores técnicos me fascina, mas falta-lhe consistência e físico mas creio que iria resolver muitos jogos. Por fim o capitão seria Terry. Esta é a minha equipa de 18 jogadores. Confesso que o "banco" vai muito pelo meu lado emotivo mas do mal o menos consegui não escolher Modric, Arshavin ou o já citado Riquelme.

Nenhum comentário: