5.11.08

Nunca serás Diego!!

~Em primeiro lugar é justo dizer que este titulo tem tanto de verdade como de falacioso pois ninguém, nem mesmo Messi é Maradona. Façamos justiça ao jogador, Juan Román Riquelme é um talento natural para jogar à bola. Posso dizer que é o último de uma classe de românticos que povoaram o futebol durante décadas. Como herdeiro de uma classe em vias em extinção, Riquelme possui as qualidades técnicas que podem fazer a diferença em qualquer jogo. A criatividade, a técnica e a inteligência do Mago de “la bombonera” tornaram-no rapidamente como uma das grandes promessas do futebol mundial, mas estas qualidades dignas de um génio não foram o suficiente para confirmar o futuro brilhante que todos lhe indicaram. O feitio difícil, a indisciplina e sobretudo a falta de trabalho foram notas marcantes da sua carreira, e da Europa fica uma fulgorosa época de 200572006 em que carregou às costas o modesto (na altura) Villareal até às meias finas da champions league. Há quem diga que aquela penalidade falhada no último minuto que daria a passagem à final da mais importante competição de clubes foi o inicio da queda de Riquelme. Mas eu não concordo. Riquelme fez duas épocas na Europa ao mais alto nível, mas de resto…foi pouco mais de normal. Não quero dizer com isto que argentino é mau jogador, nem mesmo quer dizer que é um jogador razoável, mas penso que podem concordar comigo quando afirmo que ele é um verdadeiro flop quando comparado com as expectativas depositadas nele. Vou ser sincero. Não gosto de jogadores que jogam quando lhes apetece e que parecem gostar de esbanjar o talento que tem, enquanto vemos outros (Grande Raul Meireles!!) que apesar de não terem um terço da classe de Riquelme acabam por ser mais decisivos do que ele. O grande objectivo deste post é tentar fazer passar a minha ideia de que Juan Roman Riquelme podia ter sido o rei, mas acabou por ter sido mais um dos milhares sul-americanos que todos os anos chegam ao velho continente.

P.S Este post poderia chamar-se o Que falta a Riquelme mas achei que violava direitos de autor.

P.P.S Mesmo assim, considero que Juan Roman Riquelme, pela qualidade que sempre demonstrou, não merece que o esteja a “etiquetar ” como “fiasco”.

5 comentários:

JVB disse...

Se todos fossem trabalhadores incansáveis o futebol não era futebol (e vice versa). Agora a sério, o futebol tem todo o tipo de personalidades, o que joga quando tem um rasgo, o trabalhador, o defesa "bruno alves" e o Defesa Pepe, o ponta de lança Rooney mas também um Jardel. Podes simpatizar mais com um tipo mas tens de concordar que os preguiçosos dão a magia por isso mesmo, por serem mágicos, por terem nascido assim, com o pé feito para tocar na redondinha. Quanto a Riquelme há duas hipóteses, ou se vê o futebol europeu ou se vê o futebol mundial. Ponto prévio, não se adaptou ao barça, no Villareal o que falaste falaste bem dando eu de barato que é flop na europa. Falando do futebol argentino: Campeão do Mundo de Clubes ou Intercontinental (2000), 3 Copas Libertadores, creio que 3 títulos argentino, Medalha de Ouro em Pequim creio como capitão. No Villareal ganhou a pouca prestigiada Intertoto 2 x e como disseste levou o Villareal as costas quase até a final. Marcou 17 golos ao serviço da argentina sendo idolatrado no seu país (campeão do mundo). Ganhou também o prémio de melhor jogador da libertadores...Esta no Boca porque quer e só por isso. Maradona reafirmou que conta com ele. Ok, nao e maradona, nao precisa de ser...E Riquelme, e menos (muito mas menos muito menos) que El Pibe mas o futebol argentino tem espaço na sua historia para os 2...e nao duvides...Riquelme tem lugar na historia do Futebol Argentino !

DM disse...

Riquelme é um flop?!!!!! Cunha, a sério... Calma com o que escreves! Se o Riquelme é um flop, 3/4 dos jogadores mundiais são uns flops... se o Riquelme é um flop, o Aimar tambem o é tal como o Saviola!!!!
Ai o jeito que o mago argentino daria a comandar o meio campo do meu Sporting!

JFC disse...

um flop, dois flops 3 flops....todos os que enumeraste sao flops e mesmo assim o Riquelme e sem duvida o menos flop dos 3, mas tb é o mais talentoso.

Anônimo disse...

Ah, entao a nossa discussao baseia-se na definição de flop e não no Riquelme! Para mim flops sao Dani que tinha tudo para ser uma estrela, ou o Hugo Porfirio. Estes sim, artistas que na juventude prometeram mt e dos quais nada se extraiu...

www.crewdograff.blogspot.com

Anônimo disse...

Meus caros amigos/gingões/ taradões o XA voltou ... Em relação ao Post vamos tornar as coisas faceis , o Maradona é um DEUS... Primeiro na altura de Maradona a seleção argentina era Maradona + 10 , segundo Maradona foi , é e sera uma figura que ninguem conseguira ser , primeiro pq na altura dele, apesar de criticado a sociedade aceitava o que ele fazia ( snifar Farinha Amparo entre outras coisas) e neste momento se existisse um jogador do genero do maradona mesmo tendo o talento dele , a sociedade iria o excluir .. Um exemplo, o que diria a sociedade do futebol se o CR7 ou o Messi andassem na vida do Maradona, seria inconsebível serem aceites , pq nesta sociedade em que estamos as "regras do jogo" são diferentes , vemos o caso do MUTU...
Para concluir Maradona é Maradona , Jordan é Jordan nao falando de muitos outros ...
Por isso nao vamos comparar Maradona a ninguem .. Pff
Em relação aos flops, concordo com o Cão de Porcelna ( Diogo) que deu o caso do Dani , se o JFC considera Riquelme flop , entao o Aimar o que é??Flop de Porcelana???

Bem meus caros Cães de Porcelana um grande abraço a todos do XA

P.S - acabei de tomar um banho turco e comer uma Pita Shoarma


Veloso é loiro , é loiro , é loiro