1.3.09

O que andam à espera para o ir buscar? (e outras notas do fim de semana)

1. Semana de clássico. Porto, primeiríssimo, recebe Sporting, que do céu do banho de bola que deu ao rival Benfica desceu aos infernos de uma goleada em tons bávaros. O resultado? Ninguém o pode definir melhor que Tomás Costa: “ Não foi um bom jogo nem para os jogadores nem para os adeptos”. Sintética mas contundente esta afirmação diz tudo sobre o jogo de ontem, lento, sensaborão, pastoso, enfim…mal jogado. ,O Sporting defendeu bem com um bloco baixo ,que enorme jogador é Daniel Carriço, não dando espaço a Hulk, Rodriguez e Lisandro para grandes correrias. O caso do brasileiro foi o mais gritante. Passou por completo ao lado do jogo. Depois de ter encantado Madrid com as suas arrancadas fulminantes, o “incrível” foi uma autêntica nulidade contra a equipa leonina. Isso vem-me dar alguma razão quando penso que Hulk enquanto avançado-centro é francamente mau. Porquê? Pelo meio há mais jogadores do que nas linhas, e não sabendo jogar nos apoios, Hulk tem a sua grande arma na capacidade de explodir e se for preciso dizimar uma defesa. Ora como avançado, pede-se que o brasileiro tenha outras características que não a sua força e técnica. Numa ala, não há duvidas que Hulk é temível e a médio prazo poderá tornar-se um caso sério do futebol português.

2. O Benfica venceu, á Benfica, o Leixões. Foi um bom jogo de futebol, primeiro porque o leixões tem qualidade e depois porque a equipa da casa decidiu lavar a cara da paupérrima exibição em Alvalade e mostrou ganas de vencedor. Di Maria, Aimar e Cardozo estiveram sempre muito em jogo e construíram um par de excelentes jogadas de entendimento. O resultado foi justo, e só a lesão de Carlos Martins que deixou o Benfica com 10 é que deu ânimo à equipa de Matosinhos.

3. Em Inglaterra os cães ladram e a caravana não pára. Depois de um inicio prometedor, o Liverpool esfumou-se nas suas próprias promessas e luta agora com o chelsea pelo segundo lugar. Vi o MiddlesboroughXLiverpool e o ChelseaXWingan, se os reds tiveram uma tarde tão desinspirada quanto Michael Bay a fazer cinema (meu Deus o que é lhe passou na cabeça para fazer o Pearl Harbor) o Chelsea só levou de vencida o seu oponente jogando à Benfica. Lampard fez de Mantorras e já nos descontos deu a vitória aos “blues”. Hiddink apesar do jogo sofrido continua a saga vitoriosa e coloca a equipa de Abramovich num patamar que nunca tinha atingido com Scolari. As faixas de campeão já devem estar entregues, parabéns Cristiano Ronaldo pelo tri-campeonato.

4. Stewart Downing. Alguém me explica como é que este rapaz ainda está no Boro? Aquilo lá em Inglaterra deve andar tudo cego. Os clubes de topo gastam milhões em jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa e não conseguem apostar na prata da casa? A verdade é que ainda este fim-de-semana, Downing fez uma grande jogatana e levou a medíocre equipa do Boro ás costas para uma vitoria fundamental no que toca à manutenção.

5. Em Espanha, Juande Ramos começa a provar que o Tottenham é mesmo uma equipa ingovernável e depois do desastre londrino está a realizar um excelente trabalho á frente da equipa merengue. Hoje é possível imaginar um cenário impossível, estúpido e descabido há 3 meses atrás: o Barça não ser campeão.

Nenhum comentário: