2.3.09

Veloso é Loiro, é Loiro (e pouco mais)

  1. Ah e é gordo também. O principal problema de Miguel Veloso não é o facto de ser fisicamente pesado, o problema de Miguel Veloso é ser burro e influenciável. Ninguém lhe nega algum talento, não tanto como a comunicação social quis, mas o suficiente para ser um bom jogador do Sporting. A verdade é que apesar de empolado pelos media que todos os dias insistiam numa transferência para o estrangeiro é que Veloso nem consegue ser indiscutível no Sporting. Ia para o Real? Para o Arsenal? Já havia propostas do United? Não. Houve o Bolton, e sabem quem está no Bolton? Pois, não é nenhum elogio…Se deixasse as passereles, as birras e o empresário poderia fazer mais, assim não passa de um puto mimado.
  2. Djaló. Rápido, forte, desmarca-se bem e sobretudo é um trapalhão. Sofre também de alguma “velosidade”. Penteados extravagantes, umas birras nos jornais, tem o mesmo empresário, mete a lingua de fora quando marca uns golos… este vai ser o seu ano. O problema é que o “seu ano” já estava para ser desde a época de 06/07 e sem ser uns fogachos de talento, ainda não mostrou nada que o possa considerar superior ao Silvestre Varela. Ok, até tem.
  3. È o mal amado dos adeptos leoninos. Acusam-no de ser um tosco, pouco decisivo e explosivo. Dizem que ele é mau. Eu cá acho que deviam ir todos ao médico para ver se está tudo bem com os olhos. Pode não ter a explosividade e a capacidade de ir no um-para-um como Nani, mas entende o jogo como ninguém, é rápido a executar tarefas e decide normalmente bem. Como interior ou defesa direito pode vir a dar cartas no futebol leonino, de que estás tu à espera Bruno Pereirinha?
  4. Inteligência, eficácia, competitividade e classe. Assim se define Daniel Carriço.
  5. Apesar de ser um guarda-redes seguro não o considero espectacular. È seguro porque aos 20 anos mostra já uma maturidade fora do comum para aquela que considero a posição mais difícil de desempenhar. Não é espectacular pois não tem a elasticidade necessária para se ser uma estrela da baliza. Todavia e considerando que é uma das grandes lacunas dos guardiões portugueses é bom fora dos postes. Quem dera ao labreca ter o sangue frio de Rui Patrício.
  6. Adrien Silva tem tudo para ser um enorme jogador. Posicionalmente irrepreensível recebe e toca a bola com classe. Confere sempre verticalidade ao jogo do Sporting, sem duvida nenhuma, um jogador a seguir.
  7. Termino esta lapidar analise às “pérolas” de Alcochete com aquele que até agora mais longe chegou: João Moutinho. 22 anos de idade, capitão do Sporting, e dono de uma maturidade fora do comum. Fisicamente inesgotável, dotado de uma criatividade acima da média, Moutinho é hoje um símbolo do Sporting. Creio que ainda poderá melhorar o nível do seu futebol se procurar outras paragens que não a liga sagres. Em que é que poderá melhorar? Pode dar mais acutilância ao seu jogo, bem como poderá tornar-se um rematador mais eficaz. No fim, deixo-lhe este pequeno tributo de o considerar o “steven Gerrard português”.

17 comentários:

Anônimo disse...

tudo muito bem ate ao ultimo ponto.. joao moutinho o steven gerrard portugues? com 22 steven ja marcava, steven ja assistia, steven ja resolvia. e o que falta a moutinho, resolver... por a sua inteligencia em pratica e mostrar-se nos momentos mais importantes. moutinho nao e um grande jogador, e um jogador muito bom.. um jogador constante que faz 3 golos por epoca e 5 assistencias. nao chega para os voos pretendidos.

Anônimo disse...

Gerrard= Moutinho*100. Talvez
dizer que o moutinho é o stevie em ponto pequeno é humilhar demais a nossa liga comparando-a a inglesa. Moutinho é o obi mikel portugues. isso sim.


Didi

JFC disse...

Steven Gerrard aos 22 anos fez 28 jogos e marcou 3..três golos! A comparaçao que faço com o jogador ingles é obvia pela maturidade de ambos, pela humildade de ambos e sobretudo pelo estilo vigoroso e clarividente do seu jogo. Como disse para se tornar um jogador mais completo Moutinho deveria saber rematar melhor...de resto está la tudo.
Nao sei se o Moutinho alguma vez vai chegar ao nivel do Gerrard, tenho muitas duvidas disso, e nao era esse o meu objectivo. simplesmente comparei estilos, e nisso vao ter que concordar que são parecidos.

Abraços

JFC

Anônimo disse...

Acho estranho que alguém que escreve sobre futebol como se o conhecesse por dentro, na prática, não faça referência à altura e ao porte físico (ou falta deles) como factores decisivos no potencial de, por exemplo, Daniel Carriço e João Moutinho.
Cá por terras lusitanas com certeza que podem demontrar toda a sua classe, inteligência e maturidade mas relativamente à competitividade eu não estaria tão seguro.
É verdade que o descalabro com o Bayern permite apenas traçar um retrato colectivo mas a questão física, na minha opinião, ficou inegavelmente demonstrada.

Às vezes andar um pouco no "campo de batalha" permite perceber certos pormenores que para teórico de sofá são pouco determinantes, deixando-os para segundo plano ou não os levando em conta sequer.

A teoria sem a prática, meu caro, de nada vale.

Ainda assim, parabéns pelo blog, sou assíduo leitor.

João

Anônimo disse...

Técnica, dedicação, abnegação, e “sportinguismo”, aquele síndrome que nem todos os jogadores sao capazes de adquirir - Joao Moutinho. Muito bom texto cunha, concordo em tudo. Espero um dia passar a comparar o Gerard ao Moutinho e nao ao contrario(ironia). Abraço Cunha, Francisco Quintal

Rangel disse...

veloso confere. Djalo acrescento que deverá ser um dos jogadores mais mal aproveitados (a par de Caneira) do sporting, o miudo tem mais do que mostra. Pereirinha aceito. Carriço precipitado. Adrien indiscutivel. Moutinho exagerado e digam o que disserem é claramente melhor a numero 8...

JFC disse...

João

è verdade, eu assumo, o facto de nunca ter jogado à bola nem que seja na arrentela é uma lacuna dificil de suprir...nunca vou passar de um teorico pois nunca também aspirei a mais. Pena que haja tão pouco a dizer de piscinas:)

Rangel, aqui ninguém tem duvidas que o Moutinho é melhor a 8, que a 6 é aceitável e a 10 mediocre. Não tem rasgo nem arte para ser um 10 puro...Mas como hoje em dia os 10 classicos (Rui Costa, Aimar, RIquelme) são uma especie em via de extinção há que dizer ainda bem que o Moutinho é 8.
Sobre o djalo penso que o adjectivo trapalhão se enquadra bem com o seu jogo, corre muito mas nunca bem, finta muito mas nunca na altura certa, remata muito mas nunca para onde deve. Esta é a sua imagem de marca.

Anônimo disse...

Rabiu e Rosado... Decorem!

Rangel disse...

Você rabiu a barbaridade que pode estar a dizer?
Rosado so se for o que tem a mania que e musico!

Anônimo disse...

lol, rosado e rabiu? decorem sim cedric soares.

Anônimo disse...

Qual a razao para a ausencia de Aimar da vossa votaçao??

JFC disse...

Lapso...esqueci-me do Pablito! Acontece, peço desculpa.

Afonso, quem é esse Cedric Soares? Nunca tinha ouvido falar dele. Nao tem de certeza o "mediatismo" do Rosado e do Rabiu que são amplamente falados pela comunicação social e pelo "Entendidos na matéria".

Anônimo disse...

17 anos. rosado = veloso

Anônimo disse...

ah, e rabiu.. craque sem cabeça

Anônimo disse...

Palavras do presidente da confederação africana de futebol: "Rabiu Ibrahim é o maior talento que já vi em 50anos de futebol."
O Rosado pode ser fabuloso se nao seguir os caminhos do veloso e optar pelos d moutinho. O rapaz tem tudo: explosao, tecnica, velocidade, visao de jogo. Se for dedicado tem tudo para ser um fora de serie!

JFC disse...

"entendido na matéria" o facto de presidente da confederação africana ter dito que o Rabiu é o maior talento que viu em 50 anos nao quer dizer rigorosamente nada. O Eusébio e o Maradona também disseram que o Mawete Junior e o D'alessandro eram os seus sucessores e nao foi isso que os fez sair da cepa torta. Por outro lado temos grandes craques que nunca foram o novo nada e hoje são estrelas do futebol mundial: Toni, Ribéry, Deco entre muitos outros.

Rangel disse...

O Deco aquando da sua estada no brasil era o dequinho maradona...