26.4.09

como explicar o inexplicável (ou como dizer-se barbaridades e ainda ser pago por isso)

  1. Já estamos habituados a termos muitos, e maus, comentadores desportivos. António Tadeia, João Querido Manha, Luís Sobral, Gabriel Alves, Rui Santos, João Gobern…etc. Bruno Prata, redactor desportivo do publico, nem era dos piores mas, e com esta crónica de sexta de feira no jornal publico só posso constatar que ou Bruno Prata anda a sofrer do mesmo mal que o Manuel Fernandes ou decidiu começar a dar no LSD antes de escrever a sua crónica semanal. Escolher entre Liedson e Hulk para melhor jogador do campeonato, quando ele nem sequer acabou, começa logo por ser uma precipitação. Se o levezinho acaba por ser uma escolha justa, até porque esta a fazer de longe a sua melhor época no Sporting, o que dizer de Hulk? Melhor jogador do campeonato? Isso é quase uma afronta a quem vê o futebol enquanto um jogo colectivo e não uma mera soma de individualidades. Concordo com o autor do texto quando disse que o brasileiros “teve momentos de grande brilho”, mas depois descartar Meireles, Reyes, Rodriguez ou Nene por não terem sido “tão constantes como o brasileiro” é no mínimo ridículo (e isso são argumentos do próprio jornalista, não meus). Achei também caricata a eleição de revelação da liga para o público: Fernando. Pois pá, ò Bruno, já devias estar à espera que o Hulk fosse uma máquina. Sim, quando ele chegou olhaste para a cara dele e disseste: “este miúdo pá, tem a força dos deuses, vai fazer história!” Não. Digam, o que disserem a revelação deste campeonato é mesmo o avançado brasileiro. Fernando só é a revelação para os mais distraídos pois já a época passada mostrou excelentes sinais que poderia vir a ser uma mais-valia para o futebol clube do Porto. As escolhas de Carriço e de Ruben Micael como também possíveis revelações são justas e até compreendo o comentário mais depreciativo a Miguel Victor, Prata considera que Miguel Victor só se destacou pela garra e velocidade, mas volta a estragar tudo quando diz que Liedson é dos melhores porque defende à frente. Sim senhor. Bruno Prata acabou de descobrir a pólvora. A pressão que liedson faz não torna melhor jogador pois é mesmo isso que qualquer avançado deve fazer. A ligeireza com que o faz é o que o torna diferente dos outros…pois, mas se calhar isto é difícil de entender.
  2. Porto, Sporting e Benfica receberam e venceram esta jornada. Quase não vi nada dos 3 jogos, mas posso dizer que começo a achar Liedson como o abono de família dos verdes-e-brancos. Jornada sim, jornada sim o levezinho ou marca ou assiste tornando-se assim o mais valioso jogador leonino. No lado do Benfica começa a evidenciar-se Cardozo. Treze golos e algumas boas exibições tem servido para afastar rumores de uma possível transferência. Nuno Gomes quase aos 33 anos continua a mostrar classe. Com o lugar em risco, o 21 do Benfica tem mostrado vigor e raça que nunca havia sequer esboçado em outros anos na Luz.
  3. Em Espanha depois de as coisas já terem estado mais fáceis para o clube culé, agora parecem vir a piorar. Depois de um grande golo de Messi e alguma sorte à mistura o Valência de Miguel, Hugo Viana e Manuel Fernandes chegou à vantagem com um golo de Pablo onde Puyol e Piqué pareceram que ficaram a jogar ás cartas enquanto a equipa che jogava. Valeu Henry e uma saída suicida de César para salvar uma derrota quase certa. Em Sevilha a equipa da casa teve em 20 minutos oportunidades para cilindrar o Madrid. Não o fez, e saiu-lhe caro. Raul em cima do intervalo empatou numa jogada construída por Lass, Ramos e Metzelder (que apareceu na direita a cruzar). Não satisfeito o veterano avançado madrileno repetiu a dose na segunda parte encurtando a diferença de 6 pontos para 4 relativamente ao líder Barcelona. Depois de meses em que todos apontávamos o Barça como único candidato possível ao título espanhol aparece um Real Madrid em grande forma que promete discutir o campeonato até à última jornada. Para semana joga-se o clássico no Bernabeu, a tribuna dos teóricos mal pode esperar por esse acontecimento.
  4. 10 jogos para Pepe. Justo. É uma punição exemplar para um comportamento inexplicável. Cabe agora ao Real recuperar Pepe não só como jogador mas também como homem. Parece-me injusto que um jogador como luso-brasileiro fique conotado com tão bárbaros actos.
  5. O Inter de Mourinho perdeu em casa contra o Nápoles de Donadoni. Juventus e Milão aguçam os dentes e pensam que podem ir ao primeiro lugar que está a sete longos pontos. Já viram este filme em mais algum lado? É que eu já…
  6. Por falar em coisas estranhas, o que dizer do prémio atribuido a Ryan Giggs de melhor jogador da Premier League? Estranho só porque Giggs já não é o jogador rápido e explosivo que outrora foi. é bonito ver, finalmente, e aos 35 anos Ryan Giggs como o melhor jogador da premier league. Especialmente porque todos os anos os clubes ingleses gastam milhões em contratações.

5 comentários:

Anônimo disse...

Como nas reaccoes nao tem, eu atribuo aqui, uma "merda" x.

Anônimo disse...

liedson a fazer a melhor época de sempre? de longe? pois...n sei que dizer da epoca em que o scp foi a final da uefa pq se a memoria nao me atraiçoa jogou um bocadinho (so um bocadinho) melhor. Obvio que liedson esta a jogar bem mas de precipitaçoes ja basta o teu alvo deste texto...

Abraço a todos e que quem tem tempo que mantenha isto vivo !

JVB

Anônimo disse...

Quanto ao ponto 1 concordo com tudo, absolutamente tudo! Em relação a Pepe, acho que se o jogador fosse punido com um numero ainda maior de jogos de suspensão, não era nada injusto, e eu sou um admirador de Pepe.

Ass: "O anonimo que se queixava de só se falar do Benfica"

JFC disse...

Caro JVB bem-vindo ao convivio dos teoricos, temos sentido a tua falta se bem que entendemos o porquê da tua ausência.
O liedson com o Peseiro foi o melhor marcador do campeonato e so nesse ano foi o goleador temivel que todos falam. Este ano, para alem, de um excelente ratio jogos/golos ele tem sido mais do que o jogador que se limita a empurrar a bola. tem sido incrivel, e sabes que nao sou admirador do liedson, mas o levezinho todos os jogos ou marca ou assiste e cria a jogada do golo...

anonimo que se queixava que isto era so do benfica, eu nao te disse que era so da fase de exames?

abraço

Anônimo disse...

Talvez tenha sido, nao sei, ainda vejo algumas tendencias. Como quando há uma semana escreves-te um post em que abriste uma excepcçao para falar de arbitragem, relativamente ao academica-porto! Tudo bem, a academica foi roubada, mais nao foi a primeira vez que um arbitro favorece ou perjudica uma equipa neste campeonato. Portanto, ou assumias que falavas de arbitragens, ou nao fales mesmo. A tendencia nesta situaçao é abrires a excepçao de comentares arbitragens quando esta beneficiou o porto.

Mas sem remorsos! Estou a gostar de acompanhar o blogue!

Giggs, nem sei o que dizer! Merece a escolha! É um simbolo do manchester como o cristiano ronaldo nunca irá ser. Eu sei que isso praticamente nao diz respeito a esta eleição, mas Giggs mereçe esta homenagem! E de qualquer maneira, não estou aqui a defender o aleijadinho, o velhote continua a ter cartas para dar, e que boas.