20.4.09

Dica da semana (em versão tribuna dos teóricos)

  1. Desloquei-me ao estádio cidade de Coimbra para ver o ex-futuro-campeão-da-europa contra a equipa da minha cidade natal. A académica entrou bem organizada e demonstrou que Domingos Paciência sabe bem o que quer para os estudantes. A organização defensiva da académica é notável para uma equipa com tão poucos recursos. A verdade é que o resultado é muito enganador. Isto porque na primeira parte para alem de um para de jogadas de Hulk a única coisa que o Porto foi capaz de fazer foi jogar ao balão…A organização defensiva da académica ruiu com um erro colossal de Orlando e Amoreirinha que ficaram ver jogar rolando e companhia. O segundo golo que surgiu 3 minutos depois matou um jogo que ate altura se mostrava tacticamente interessante.
  2. Vou, quanto à minha pessoa, abrir um precedente neste blogue e falar de arbitragens. Citando Cruz dos Santos “é o mais escândalo do ano” a mão de Meireles da área do Porto. Um árbitro internacional que está enquadrado com o lance não vê uma mão claríssima na área não pode ser sério. Fica mais um lance polémico na liga Sagres…
  3. O Sporting fala de perseguição de Bruno Paixão ao seu clube. Eu digo pa-té-ti-co. Soletro com todas as letras. Um membro deste blogue uma vez falou de um processo a Silvio Cervan, eu pergunto qual a opinião desse membro as alegações finais de Paulo Bento, João Moutinho e Soares Franco? Sobre o lance de Carriço é justo que se fale em golo mal anulado. Mas na simulação de Derlei na área em que não houve amarelo? A falta de Derlei que não e para amarelo mas sim para vermelho? Para não falar da pressão que Derlei foi fazendo ao longo do jogo. Paulo Bento e o Sporting tem usado indiscriminadamente a comunicação social para pressionar os árbitros e temos visto o CD da liga bastante letárgico quanto às polémicas e destrutivas declarações dos seus quadros.
  4. Voltando ao futebol, o Benfica ganhou 4-0. Porreiro pá. Já só falta ir a braga e à choupana. Isso sim vai ser a doer…
  5. Néné voltou a mostrar porque tem meia Europa atrás de si e marcou um grande golo. Vamos ver onde este pequeno craque vai parar no final da época.
  6. “Stojkovic puede con todos menos Messi”. Este título é retirado do “mundo deportivo”. Pois não é por nada mas já imaginava que o sérvio iria brilhar. Vejam isto e verão a qualidade da exibição do guardião que Paulo Bento fez questão de dar guia de marcha em detrimento de um guarda-redes inexperiente que não mostra grandes sinais de confiança para o resto da equipa.
  7. Na Holanda uma velha gloria dos bancos voltou a vencer. Falo de Louis van Gaal. Outrora um dos melhores treinadores do mundo, e tão conhecido pelo seu sucesso como pela sua arrogância e mau feitio o antigo treinador de Ajax e Barcelona venceu a eridivese com o Az Alkmaar 28 anos depois do seu último título.
  8. Tanto na Alemanha como na França o campeonato vai ao rubro: 3 candidatos ao título quando faltam disputar seis jogos para o fim, Wolfsburg e Marselha partem na “pole position” para arrecadar os respectivos troféus. A equipa alemã à qual tenho dado alguma atenção é composta por valores seguros como Zaccardo, Barzagli, Josué e sobretudo o trio-atacante Dezko, Misimovic e Grafite. O brasileiro é mesmo o melhor marcador da bundesliga e bisou contra o leverkusen. Felix Margath depois de ter sido bicampeão pelo Bayern arrisca-se a conquistar o mais difícil título da sua carreira.
  9. Segundo a'bola o Chelsea pretende trocar Deco por Quaresma. Parece-me que é o ideal para a equipa de Mourinho. Como já disse é incrivel a falta de criatividade da equipa nerrazurra. Nem Stankovic, nem Muntari têm a imaginaçao necessária para fazer face às necessidades da equipa de Milão. O único senão para o recontro dos dois velhos conhecidos será a idade do internacional português. Outras soluções viaveis são ou Diego ou van der Vaart que se encontra insatisfeito em Madrid. O mesmo Inter empatou com a Juventus e está a um pequenissimo passo do titulo. O jogo foi jogado a um bom ritmo e parece-me que a Juventus está na rota da recuperção depois do inferno da segunda divisão.
  10. Em inglaterra vi apenas o ArsenalXChelsea. Foi um mau jogo de futebol. Drogba (quem mais?) resolveu a poucos minutos do final com a ajuda de Silvestre. Creio que a opção de Wenger em colocar musculo em campo em detrimento da qualidade, jogaram Diaby, Song e Denilson em vez de Arshavin e Nasri não foi a melhor solução para parar o oleado e bem definido meio campo dos blues.
  11. Uma última nota para dois jogadores que nem sempre admirei: Liedson e Inzaghi. Se o primeiro está claramente a fazer a melhor época de leão ao peito não se preocupando somente a marcar golos mas também a fazer jogar o Sporting, o segundo de hat-trick em hat-trick mostra porque aos 35 anos continua na alta roda do futebol mundial. Como uma vez Freitas Lobo disse, se "o jogo estivesse limitado por uma porta, Inzaghi habitaria sempre na soleira da mesma".

5 comentários:

Miguel Nunes disse...

n conhecia o blog. Gostei imenso.

abraço

DM disse...

"Paulo Bento e o Sporting tem usado indiscriminadamente a comunicação social para pressionar os árbitros e temos visto o CD da liga bastante letárgico quanto às polémicas e destrutivas declarações dos seus quadros."
Pressinoar arbitros? Citando Ribeiro Telles nunca o Sporting telefonou a um arbitro, nem nunca qualquer um dos seus dirigentes recebeu um arbitro em causa. Pressionar é isso...

o Porto é benificado nos momentos capitais da epoca e de alguns jogos...

JFC disse...

nao pressionar como a forma verbal indica é o indicativo de verbo pressionar e significa ou fazer pressão sobre algo (ou alguem) ou coagir. O Sporting coage intlectualmemte e socialmente os arbitros. Vir constantentemente para a comunicaçao social colocar pressão no trabalho dos arbitros atraves de constantes e algumas infundadas e exageradas criticas é, no meu entender, pressionar. O que o Porto fez é outro tipo de pressão. é a chamada pressao directa, do genero ou roubas para mim ou mato-te o peixe.

ai ai Diogo...estamos aqui num blogue sobre futebol numa discussão metalinguistica.

PB, obrigado pelo elogio. e sempre bom recebe-los ainda mais de quem vou seguindo o trabalho.

Abraços

JFC

DM disse...

O Sporting critica quando tem de criticar, alias os 3grandes sempre fizeram isso. Agora pressiónar o Sporting não o faz!

JFC disse...

sim diogo, nao que eu queira falar mto disto, mas vir para uma conferencia de imprensa à primeira jornada dizer que isto é "sempre a sim" quando se ganhou 3-1 é um grande exercicio de retorica. Ou então de burrice. Sobre este jogo o scp nao tem razão nenhuma em qualquer lance que se queixa. Tanto Moutinho como Derlei viram bem o cartão. Mais, o Derlei ja nem deveria estar em campo depois daquela entrada assassina, mas nao b. paixao mostrou amarelo, resultado: um golo e uma assistencia.

Coerência é aquilo que se pede.