17.5.09

a arbitragem de Soares Dias.

  1. Neste ultimo BragaXBenfica coisas interessantes se passaram. Para alem de ter sido o confronto entre o futuro ex-treinador do Benfica e o seu provável sucessor, este jogo na pedreira teve como protagonista o arbitro Artur Soares Dias. Antes de passar ao ataque tenho a dizer que tinha este arbitro em excelente consideração. Era um árbitro coerente e que normalmente deixava jogar. Hoje Soares Dias foi horrível. Incoerente na maioria das suas decisões, excessivo nos amarelos, ajuizou mal uma serie de lances e sobretudo quis puxar para si os holofotes da ribalta. Saiu-lhe mal a brincadeira e fica pessimamente na fotografia. Sobre a expulsão de Yebda tenho a dizer que o árbitro foi patético. Entender que um jogador deva ser expulso naquela situação digno de doença mental avançada. O principal problema é ideia que generalizada de que “a lei é para cumprir” e que “no matter what” se um jogador faz uma falta passível de amarelo é suficiente para levar o “segundo cartão”. Não. Amarelo e duplo amarelo são sanções diferentes. Até o podia vir o Coroado dizer que não, mas de facto, a sanção de cartão amarelo é diferente da acumulação de amarelos. Tirar um jogador de campo por uma falta inofensiva a meio-campo é uma verdadeira agressão ao futebol enquanto desporto é fazer “tábua rasa” das directivas e recomendações da FIFA e UEFA que dizem que os árbitros devem proteger o jogo. Se acharem que eu ando doente, e que esta minha opinião é descabida, vejam o que o pouco sapiente e inculto José Mourinho diz sobre o assunto.
  2. De dificuldade em dificuldade Liedson vai bastando para o Sporting seguir em frente. Espera-se, porém, que no futuro o Sporting tenha uma equipa capaz de vencer colectivamente os adversários e não esperar que o levezinho resolva.
  3. Já está, a 3 jornadas do fim Inter de Milão campeão. Com uma equipa remendada a maior parte da época e quase sem nenhum jogador com ideia, salve-se Ibraimovic, o Inter já é tetra campeão. Pois é, antes do calciocaos quem diria que isso era possível?
  4. O Cardozo é tosco, não joga de cabeça e só tem pé esquerdo.
  5. Por cá a Académica mantém a dinâmica vitoriosa e continua numa excelente posição no campeonato. Numa equipa que até há data se mostrou ingovernável, Domingos Paciencia sai com um grande trabalho realizado. Outros voos o esperam…
  6. Depois de domingo vem a segunda, pelo menos para duas (das três) equipas que ainda podem descer. A minha aposta vai para Belém e Trofense. O Setúbal apesar das dificuldades que tem atravessado vai-se mantendo a tona de agua por mais um ano. Há muito tempo que vaticino o fim dos sadinos, a verdade, e apesar de considerar que são um clube sem futuro, é que se vão aguentando. Vamos ver por quanto tempo.
  7. O Cardozo não presta. Parece que nunca está em jogo, não se esforça, não sabe fazer um passe.
  8. Pela entrega, raça, querer e ambição Miguel Victor deveria ganhar o premio de melhor jogador do Benfica esta época. Não é sem duvida o mais talentoso, mas a verdade é que dá sempre o que tem e não tem.
  9. Cardozo é uma máquina…Quem disser o contrário é doido varrido ou um faccioso. Não é João querido Manha?
  10. Esqueci-me de falar de Moreira. Aqui vai. Foi francamente melhor que o outro guarda-redes do Benfica. Esta instabilidade na baliza foi um dos problemas do Benfica de Quique Flores. Inisistir em trocas a meio da época não se mostrou benéfico. Já não sou adepto do "sebastianismo" que reinava à volta de José Moreira mas hoje foi a confirmação que este guarda-redes é bem mais seguro que Quim.

13 comentários:

Miguel Nunes disse...

O Artur Soares Dias, é um vendido como mts outros. A arbitragem foi uma autentica vergonha.

Ja havia feito uma igual no Maritimo - Benfica.

Num jogo em q o Benfica venceu por 6, conseguiu amarelar 8 jogadores encarnados. Até o Moreira levou amarelo, por perder tempo, qd estava a ganhar por 4...

Hj foi igualzinho ao q ja tinha feito. é o tipico arbitro da cidade do Porto...

Ista cada x ta pior...

Anônimo disse...

nao e ibraimovic e nao e miguel victor.... qd ele dá amarelo ao ruben amorim depois daquela entrada do luis aguiar é que foi de rir... e o segundo amarelo do yebda não é amarelo porque aquilo não é falta para amarelo. Se tivesse sido, eu concordaria. O mourinho, apesar de sábio, diz o que lhe convém. Se na altura em que ele o disse, se o arbitro não tivesse dado o segundo amarelo a um jogador adversário por uma falta merecedora de tal, ele tinha criticado veementemente a arbitragem sem dúvida.

Anônimo disse...

Cunha ao considerares o miguel como o jogador deste plantel que fez uma epoca fraca, o melhor e mais esforçado deste ano é um atentado á minha visão de jogo.
Esqueceste do maxi , que mesmo sendo um jogador tecnicamente fraco, foi sem duvida alguma o mais consistente nestes 9 meses. Didi

Anônimo disse...

Concordo com o Post ... arbitragem horrivel no Braga vs Benfica ... Apesar de nao achar o Cardozo um avançado de topo é sem duvida um bom jogador e que se jogasse mas jogos seria o artilheiro da liga , mesmo achando Liedson e Lisandro superiores ...
De realçar o que nao aconteceu no Post, um voto de Parabens ao Olhanense um equipa de uma cidade pescatoria com 5 mil habitantes , mas que nao tem passivo e consegui com um bom projecto subir a primeira liga , voltando o Algarve a ter um equipa na primeira passado 6 ou 7 anos , talvez agora o Estadio do Algarve seja utilizado!!
Uma resalva para os golos de Liedson e Lisandro , o primeiro um trabalho de PL de classe , o segundo um promenor de classe mundial ....

P.S - foi neste dia tambem que Federer voltou a ganhar a Nadal algo que nao acontecia desde o Masters de Xangai em 2007 ...

Um abraço

XA

Anônimo disse...

Patetico é tu, JFC, teres aqui dito, mais do que uma vez, que não falas de arbitragens e no entanto, mais do que uma vez abriste excepçoes para falar de arbitragem quando estas não foram do agrado do teu clube.

Patetico sºao declaraçoes como esta:"A caravana que passa inflelizmente vai pintada de azul-e-branco e está destinada a mais um penta campeonato."

Infelizmente?! Infelizmente porquê?

Enfim, eu tentei gostar deste blogue, mas realmente este é um blogue desiquilibrado e com preferencias. Desisto...

Boa sorte

JFC disse...

Eu, JFC, sempre tentei o mais possivel fugir ao tema das arbitragens. Falei por duas vezes das questoes dos arbitros, e das duas vezes que falei nao disse que o Benfica foi prejudicado. Quando o Meireles fez mao em Coimbra já o adversario do Benfica era outro. Hoje aquilo que quis realçar, foi a visao da maioria das pessoas que acha normal, amarelar a torto e a direito só porque se fazem faltas. Considerar que um jogador deve ser expulso porque discute com o outro é no minimo ridiculo. Considerar que um jogador que faz duas faltas é expulso é no minimo ridiculo. Se as faltas tivessem sido ao contrario, a entrada do Yebda fosse o segundo amarelo eu nao diria nada. Agora mandar um gajo fora so pq faz uma faltita tactica a meio campo é no minimo ridiculo. Concordei, por exemplo, com a expulsão do Katso contra o porto pois é uma entrada desnecessária no meio campo...Se eu quissesse puxar o assunto das arbitragens teria o feito há meses atrás depois dos jogos com Setubal, Nacional, Rio Ave, Belem, Academica e FC Porto. A verdadeira parcialidade é tua e só tua.
Sou obviamente tendencioso. Nunca escondi o meu benfiquismo. Tentei sempre fazer uma leitura mais racional possivel. Desejar que o Porto nao seja campeão para o ano faz parte de mim, mas tambem deste blogue já que sou eu o unico a escrever.

Primeiro anónimo obrigado pela correcção ortográfica do nome dos jogadores, mas o nome do Miguel é mesmo Victor com C. Relativamente ao Mourinho, isto são comentários feitos enquanto especialista e nao enquanto treinador. Li as palavras de que o jogo é feito para acabar 11contra11 numa cronica que escreveu penso que no record. A facilidade com que se pede cartões vermelhos em Portugal é gritante. Parece que há gente ai que gosta que as arbitragens condicionem o jogo.
Didi escolhi o Miguel Victor que para alem do grande espirito de sacrificio e profissionalismo, é u m homem da casa. Relembro que os ultimos homens que o Benfica formou: Manuel Fernandes, Maniche e Hugo Leal sairam todos a mal..

JFC disse...

XA, sabes que nunca fui muito à bola com o liedson. Talvez seja pelo seu estilo (pouco leal) de jogo ou simplesmente porque contra o Benfica parece o melhor do mundo nunca me caiu muito no goto. Como tenho vindo a escrever o trabalho dele esta epoca tem sido notavel e sem duvida um dos melhores a actuar em Portugal. Sobre Lisandro nao tenho muito a dizer. Um verdadeiro craque. Completissimo, sabe bem o que quer e um verdadeiro jogador de equipa. A forma como cai e procura espaços é notavel. Quando o vi ao vivo, pela primeira vez, há coisa de 3 anos fiquei abismado com a sua inteligencia. Outro jogador que me convenceu completamente foi o Helton...

So fiz isto sobre o Cardozo pois houve ai um grupo de "intelectuais" liderados pelo Joao Querido Manha que quiseram fazer do Cardozo mau à força...

Anônimo disse...

Pois o liedson contra o benfas destroi sempre ... outra coisa importante hoje voltamos a ver o factor "BRASSARD" qualquer GR que passe a ser titular da selecção logo treinas por Brassard enterra a fundo depois, hoje provou-se com o Eduardo ... um abraço

XA

Rangel disse...

Deixo aqui uma pergunta:
Um jogador leva amarelo por uma entrada feia (amarelo bem mostrado por parte do arbitro) em seguida faz uma "falta tactica", para um contra-ataque, defendes que nao deve ser expulso? E se o fizer de novo? Poupa-se o amarelo de novo?

JFC disse...

Rangel obviamente que nao. O critério de dar ou não amarelo não é rigido. Se o fosse o jogo de futebol nao era futebol era xadrez. Há um grupo de situaçoes que faz sentido mostrar amarelo e o arbitro dentro desse grupo de situaçoes deve decidir se é ou passivel da amostragem do cartão amarelo. Quando se trata de um duplo amarelo, ou seja consequente expulsao, o arbitro deve ter em conta outros critérios. Isto porque os regulamentos da FIFA mandam proteger o espetaculo. Comparo esta expulsao do Yebda à do Caneira contra o FCPorto na taça. E absolutamente ridiculo expulsar um jogador quando este esta a discutir com outro. Na pratica o que tu estas a fazer é beneficiar uma das equipas por um conflito criado por ambas. Isto, a meu ver, nao e justo e retira total verdade desportiva ao jogo.

JFC disse...

obviamente que se diz mostragem e nao amostragem.

António Marques disse...

então um jogador que nao tenha nenhum amarelo pode discutir de uma maneira visivelmente agressiva(inclusivamente com a cabeça encostada) com outro jogador que tenha amarelo, quando lhe der na gana, porque não é amarelo para nenhum. Se assim for o jogador que não tem amarelo vai sempre aproveitar essa situação para provocar o adversário amarelado e, das duas uma: ou o arbitro tem a tua opinião e caga pa eles, ou lhe parece um bocado mais grave e na pior das hipoteses o tal sem cartão apenas leva um amarelito e o outro vai pá rua. é um bom incentivo.
Para mim, um jogador com amarelo tem de ter a consciencia que não pode entrar em discussoes como fez o caneira, e tem de ter cuidado com as entradas de carrinho que faz, ou outras faltas susceptiveis de amarelo.
o caso do yebda não tem absolutamente nada a ver com o do caneira. o do yebda e injusto, o do caneira justo

JFC disse...

Antonio Marques, na minha sincera opiniao quem ficou a ganhar com aquela discussao foi o Porto e o Hulk que por acaso foi quem provocou a discussao. Imagina o caso do Diego que ainda seria mais gritante se ele porventura ja tivesse um amarelo por tras. A tua concepçao de "discussao" para amarelo é um bocado alargada. O arbitro tem que ter mao no jogo e é so para isso que da amarelo nas discussoes. Naquele caso concreto o que se passa é exactamente o contrário, mostra o vermelho ao caneira e incendia um jogo que apesar ja estar a ser duro fica patético.