18.5.09

A continuidade de Paulo Bento

A continuidade de Paulo Bento parece estar dependente de Bettencourt. Ao pensar nesta situação pensei em fazer um balanço do que o treinador fez, se a sua continuidade é boa ou não. Paulo Bento foi chamado aos seniores após uma época complicada: a Uefa perdida em casa, o título perdido na Luz e já a meio duma época em que se Peseiro continuasse na liderança por mais um dia talvez corresse perigo de vida. Desde que foi chamado, a sua posição, quer se goste ou não foi sempre de profissionalismo, foi sempre frontal e nunca fugiu a nenhuma questão. Para mais, foi poucas vezes incoerente (injusto é diferente de incoerente). A posição de Paulo Bento é complicada pois ninguém percebe qual a posição de Pedro Barbosa, aliás percebe-se a posição ninguém percebe é como ele a desempenha (e se desempenha). Quando fala, fala mal, quando não fala parece que devia falar. Assim, PB dá o corpo às balas, desgasta a sua imagem e fica a defender assuntos com os quais nem se devia preocupar muito (ou pelo menos essa preocupação não devia sair para fora). A nível desportivo sejamos francos: PB tem o orçamento mais baixo dos três grandes. A estruturação do plantel é feita a contar com a cantera e com algum bom negócio que possa surgir. Desde que chegou PB consolidou Moutinho e Nani, chamou Veloso, Adrien, Pereirinha, Patrício e mais recentemente Carriço que parece ser um valor com grande futuro. Com estas limitações PB foi sempre segundo (lutando a sério duas vezes pelo título) e ganhou duas Taças de Portugal e duas Supertaças (perdeu duas finais da taça da liga uma de forma estranha). Ou seja, ganhou alguns títulos menores e na prova de regularidade foi sempre ultrapassado pelo clube mais rico, com melhores jogadores, com melhor organização etc. Porém a organização foi o que permitiu ao SCP superiorzar-se ao SLB. O que transparece desta equipa do SCP é que a manta é curta. Não há plantel para jogar mais que uma competição a fundo daí que quando o calendário aperta começa a sentir-se o desgaste e os pontos fogem. Desde que foi humilhado com o Bayern e saiu da Champions o SCP não perdeu mais nenhum jogo para o campeonato. Coincidência? Isto parece indicar-nos que PB consegue manter o plantel motivado e que a equipa só não vai mais longe porque...não há pernas para mais. Já devem ter percebido que apoio a continuidade de PB. Porém, nem tudo são coisas boas. Sinceramente o futebol praticado desilude várias vezes e enerva-me defender 1-0 em casa contra equipas nacionais assim como odeio dar uma parte de avanço em 90% dos jogos para entrar na segunda a jogar a sério.
Assim, para que PB tenha o sucesso que o seu trabalho merece o SCP precisa de arranjar um director desportivo forte. Um homem que dê a cara, que assuma a resposabilidade de vez em quando etc...! Depois o resto já se sabe, comprar mais um ou outro reforço e esperar que o Tottenham ou o City se apaixonem pelo Romagnoli e não pelo Moutinho para que se compre um (ou dois, ou trÊs) bom jogador e os bons fiquem uma época mais.

16 comentários:

Anônimo disse...

de profissionalismo não concordo. As suas atitudes em conferências de imprensa, os insultos de baixo nível na cara do árbitro, e gestos menos próprios (sem falar do mal que disse, e da maneira excessiva que defendeu o erro num amarelo que derlei levou que era mais que amarelo, o que revela alguma incoerencia),de resto acho que é tudo verdade. E sou benfiquista

Anônimo disse...

"Dias Ferreira agredido e ameaçado.
Segundo a SIC noticias, o advogado Dias Ferreira foi hoje empurrado e ameaçado a desistir da ideia de uma eventual candidatura à Presidência do Sporting, à porta do seu escritório onde foi assistido pelo INEM."

Como ves, DM, os adeptos do sporting não sao só gente fina como tu idealizas. Adeptos assim, vandalos causadores de disturbios, há em todo lado.

DM disse...

Simplesmente nao respondo a anonimos! Já respondi mas cheguei a conclusão que nao vale(s) a pena...

Anônimo disse...

esta bem, chamo-me tiago. ja respondes?

Anônimo disse...

Este Anonimo Tiago é um grande artista , claro que no meio de milhares/ milhoes de pessoas nem tudo é gente de bem ... Sou contra este tipo de agressões e aposto que nao foram feitos por Sportinguista mas sim pagos por alguem para meter medo!! Nao sei se leste a noticia sobre o envolvimento de LVF e os No Name Boys não sera pior? Quantos ameaças são feitas no Porto a jogadores?? Pff nao tornem isto algo de importante pq nao o é , acredito que tenha sido "agredido" mas tambem acredito que isto seja uma boa jogada do DF , atenção ele nao é burro nenhum..

Um abraço
XA

JFC disse...

Nao e burro mas e outra coisa que começa pela letra B: Besta. E é daquelas bem quadradas. Basta ver o senhor, juntamente com outras duas bestas, na SIC noticias para o catalogar. Sobre o Tiago (anonimo) nao sei e ele que se queixa ou nao sobre "isto ser so do Benfica" mas se nao é temos que pelo menos concordar uma coisa: os anonimos deste blogue que mandam bocas sao todos do Porto.

Anônimo disse...

Nao vamos puxar para aqui clubismos , sou do Sporting e criticei os actos como falei dos outros clubes ... Mas cuidado com esta jogada da agressão, acreditei isto dá votos!!!

Anônimo disse...

JFC, talvez eu seja todos os anonimos. Ou Talvez nao seja nenhum e nem seja do Porto. Eu nem estou aqui a querer louvar ou denegrir nenhum clube em particular. Simplesmente, já li aqui alguns comentarios por parte de algumas pessoas, nomeadamente o DM, que me deram a entender que essas pessoas pensam que no seu clube só existe uma elite de adeptos, e nos outros clubes só existem marginais.

XA, como acabei de dizer, e já o disse antes, eu nao estou aqui a dizer que o sporting é que é pior que os outros. Estou apenas a tentar fazer ver a algumas pessoas que gente de má fé há em todo lado, seja porto, benfica, sporting, nacional... Mas há pessoas(e não é só aqui obviamente) que continuam a acreditar que os adeptos dos seus clubes é que são os de boa gente, os outros sao todos uns marginais, e qualquer acto susceptivel de ser encarado como disturbio por parte de adeptos dos seus clubes essas pessoas negam, como que sendo impossivel haver causadores de disturbios entre os adeptos do seu clube.

So espero é que pessoas que acreditem nisso, nao acreditem em deus, porque deus seria muito injusto então.

JFC, deves andar a confundir-me ou a entender-me mal. eu nao estou a querer atacar ninguem, mas sim as suas ideias. Por isso, nao compreendo, mais uma vez o porquê de tu levares isto como uma luta. Talvez, em vez de te preocupares tanto em defenderes-te a ti e aos teus amigos, devias estar mais atento ao que eu quero dizer, porque tu nao necessitas de defesa, ja que eu nao te estou a atacar.

Se nao consegues entender o que eu quero dizer ou nao concordas, basta dizeres, porque só queria discutir este problema de preferencia com pessoas com mentes sem grilhoes atados a preconceitos ou mesmo clubismos. Tenho esperanças, sinceramente, que nao seja o caso.

Anônimo disse...

Ah, desculpem-me o esquecimento! Nao queria deixar de dar os meus cumprimentos e passar por mal educado.

Saudaçoes!

Anônimo disse...

Espera, tinha-me escapado... "os anonimos mandam bocas"?!

É por isto que tu encaras isto como uma luta. Eu nunca aqui mandei "bocas", se calhar como nao eram opinioes faceis de te agradar é que as encaraste logo como bocas. Eu, aqui, só expus ideias, e sempre fundamentadas. Nunca tive intençao de atacar ninguem, mas sim as suas ideias.

Este teu comentario mostra uma grande falta de respeito da tua parte para com os leitores deste blogue que sejam desconhecidos do vosso circulo de amigos. Porque só por ser anonimo nao tem de mandar "bocas". Todos os comentarios que aqui deixei foram ideias, mas tu encaraste-os sempre como ataques. Volto aqui a repetir, que é do meu interesse a existencia de um bom blogue! Por isso, se tentasses entender as opinioes dos vossos leitores em vez de contra atacar a um ataque que nunca existiu, eu nao tinha de repetir estes testamentos.

Mas como disse, se ja tentaste entender as opinioes e não concordas, entao diz, porque revela que não és o tipo de pessoa com quem eu quero trocar ideias, e consequentemente nao é o tipo de blogue que me interessa(ja que és tu maioritariamente que aqui escreves). Pelo interesse de todos nós(pelo menos do meu é) espero que não seja o caso.

Saudaçoes!

Anônimo disse...

Ah, mais um esquecimento!

Peço-te desculpa, JVB, por puxar uma conversa que em nada tem a ver com o teu post.

Quanto ao sporting, penso que o melhor para o seu futuro será sem duvida a continuidade de PB. Quanto ás eleiçoes, penso que o mais importante para o clube (mantendo PB) será arranjar acima de tudo um dirigente com maios perspicacia na politica de transferencias. Como ja o disse, sendo o sporting uma das melhores academias, que tente manter o a jogar maximo possivel das suas promessas, invistam numa formaçao continua para que esses jogadores quando já em idade senior e a jogar pelo sporting continuem a evoluir, e se venderem vendam muuuuito caro. Com uma politica destas e estabilidade no balneario, o trabalho de PB como treinador seria a parte mais facil.

Anônimo disse...

Caro Anonimo todos sabes que em todos os clubes existem pessoas "maldosas" so quem nunca foi a um estadio e assitiu a um jogo nas claques viu isso , sendo do Sporting ja assisti a varios jogos na JL e existe la que nao interessa nem ao menino Jesus ...
Talves essas pessoas estejam a mais no futebol mas isso seria um tema de discussao muito grande ..
Em relaçao as supostas agressoes o LSF ja veio criticar e eu sinceramente nao acredito que tenham sido feitas por pessoas do Sporting , pq o Dias Ferreia é uma pessoa bem vista em Alvalade..

E por favor peço isto aos moderados e aos anonimos parem com as picardias e assinem os Post comeca a ser ridiculo!!

Um abraço apaziguador

XA

JFC disse...

Peço desculpa se ofendi alguem. Realmente o meu comentario é escusado. Acredito que façam todos os comentarios com as melhores intençoes, mas ha alguns, nao todos, que vem com alguma dureza. Por exemplo a sarcastica proposta de alterar o nome do blogue era tao escusada como o meu comentário, nao so nos leva para discussoes que eu nao quero ter como alimenta polemicas desnecessarias. Eu tenho uma opiniao muito propria acerca do futebol clube do Porto e nunca a expressei. Em quase todos os posts, dentro da minha obvia e nunca escondida parcialidade, sempre louvei o Porto. A unica vez que me referi em modos menos correctos ao Porto foi com post (escusado) do Rodriguez e aí a minha intençao foi mais chamar a atençao para a ideia (errada) que o Benfica é só o clube da populaça. E estupido dizer que o Porto é o clube dos corruptos e dos arruaceiros so porque tem dirigentes implicados em processos (neste momento tb o Benfica tem, e o Sporting tb de certeza que ja teve gente menos honesta nos seus quadros) e adeptos violentissimos como os Super dragoes. Louvo a cultura ganhadora do futebol clube do Porto. Nao concordo com o seu modelo de gestao, apesar de ele funcionar plenamente. Se reparares quando o DM escreveu o post sobre o porto nada disse sobre o assunto. Nao gosto, porem, que me estejam sempre a acusar de puxar a sardinha à minha brasa e de ser pouco sério por dizer que espero que o Porto nao seja penta. Porra. Sou benfiquista. Nao o escondo, quero o Benfica campeao. Isso porem nunca me impediu de criticar o benfica e elogiar o Porto como tenho vindo sistematicamente a fazer. Penso que voces tem escolhido mal as palavras nas criticas que justa, ou injustamente, me fazem. Tem sido demasiado cinicos, e muitas vezes desagradaveis. Posso estar a exagerar mas é essa opiniao com que fico. Bem, já chega por agora,volto a pedir desculpas pelo comentario.


Abraços a todos os tripeiros, lagartos, lampioes, academistas etc.

Anônimo disse...

Desculpem-me a pergunta. Nao sei se é ignorancia minha, mas não sabia da existencia de uma provavel saida do meireles, como sugere a votaçao que esta a ser efectuada. É verdade? Há mesmo interessados assumidos ou sao só boatos?

De qualquer forma, penso que a continuidade de meireles nao será um factor chave para a continuidade de Jesualdo. Como portista, saia lisandro, saia BAlves, saia lucho, penso que jesualdo é o homem indicado.

JFC, sem ressentimentos!

Saudaçoes, TPO

JFC disse...

TPO nao te preocupes. Foi piadola.

Anônimo disse...

Assim gosto mais relaçoes com educação e sem picardias ... agora so falta combinarem um cafe!

um abraço para o JFC e TPO

xa