4.1.10

Benfica - o outro lado.





Laszlo Spesi foi devolvido ao Benfica pelo Racing de Santander. Até aqui é mais uma das mil notícias que inundam todos os dias os portais e jornais desportivos portugueses. Há algo, porém, que me desperta curiosidade e me deixa algo apreensivo quanto ao futuro encarnado. Do outro lado da euforia que a competência de Jesus e o talento de Aimar, Saviola e companhia tanto se esforçaram para construir está um clube em falência técnica. Para quem não sabe, falência técnica acontece quando passivo (isto é o acumulado de dividas) ultrapassa o activo (ao qual podemos considerar os complexos desportivos, plantel e estádio). Isto não quer obviamente dizer que o Benfica está numa situação de falência efectiva ou que não tenha capacidade de momento para pagar as suas dívidas, o que quer dizer é que se hoje fosse exigido todo o montante em divida a SAD encarnada não poderia pagar mesmo que vendesse todos os jogadores, estádio e complexos desportivos que se encontrem na sua posse. Podemos então concluir que apesar de não ser um cenário aterrador, o estado económico do Sport Lisboa e Benfica dá sinais de que pode colapsar.
Então onde entra Sepsi no meio disto tudo? Simples. O romeno tal como outros activos que o Benfica foi adquirindo nos últimos anos não se valorizou, antes pelo contrário, e contribuiu ainda mais para alargar uma pesada folha de despesas. Fosse Spesi caso único não haveria razão para alarme. O grande problema é que para além do lateral esquerdo, podemos citar os caríssimos Balboa (4 milhões de euros), Patric (2 milhões), Schaffer (1,5 milhões) ou então porque não Jorge Ribeiro e todos os outros que saíram da formação, onde houve um forte investimento, e pura e simplesmente não rendem.
Este rumo benfiquista faz-me lembrar a gestão de um clube que apesar de sucesso atrás de sucesso e venda fabulosa atrás de venda fabulosa continuava (até pouco tempo) a apresentar constantes prejuízos. Apesar de um grande época que acredito que vá culminar com o titulo de campeão nacional, nenhum benfiquista poderá deixar de criticar (positiva ou negativamente) a forma como o clube é gerido sob pena de o Benfica se tornar um poleiro de jogadores incapaz de criar lucro dos seus investimentos.
Sem querer ser “velho do Restelo”, alguém acredita plenamente que os 3 jogadores comprados neste mercado de inverno sejam os 3 rentabilizados?

2 comentários:

Miguel Nunes disse...

JFC, eu achei o comentário bastante pertinente, pelo que decidi aceitar. A menos q isso te faça mm mta diferença. Nesse caso, apagarei...

Miguel Nunes disse...

JFC, fiz um post sobre o Domingos, após uma sugestão tua.

Espero ter sido bem sucedido (na justificação à desconfiança)