1.2.10

" Manipulação Intelectual"


Se um benfica em baixo incomoda muita gente, um Benfica em força incomoda muito mais e muito mais. Não queria ter que escrever este texto. As circunstâncias, porém, obrigam-me a isso. Tentar pensar no que tem se passado no futebol português nos últimos tempos: escutas, túneis, agressões, discursos inflamados de ódio e toda a propaganda anti-benfica que se tem ouvido na comunicação social eu pergunto-me qual a conveniência e oportunidade destas agressões ao nome do futebol português. O Benfica não é como é inocente nesta guerra de palavras, a bola foi sempre um fiel veículo noticioso dos interesses encarnados, mas, nunca o jornal liderado por Vítor Serpa chegou ao ponto do grupo Jornalinveste que tem liderado uma verdadeira ofensiva a família encarnada.

A capa de hoje é mais um exemplo de prostituição intelectual. Mas o que me fez verdadeiramente escrever este post, foi o “artigo” anterior do MPV. A parcialidade e “cegueira” clubistica que está carregado não me dá outra hipótese, e sou obrigado a falar da grande “Manipulação intelectual” que se tem vivido nos últimos tempos. É um facto inegável que o Benfica está forte. Muito mais forte do que os últimos anos e capaz de lutar perfeitamente pelo titulo com um surpreendente Sporting de Braga. A 13 jogos do fim, e mesmo a ter que ir à luz e ao dragão, acredito que o Braga tenha argumentos para lutar com este Benfica. Não que a equipa de Domingos seja brilhante com a bola ou porque tenha os melhores jogadores, mas a forma como os bracarenses encurtam os espaços e saem para o ataque faz da equipa dos arcebispos um muito sério candidato ao titulo. Menos sério será o Futebol Clube do Porto. Menos forte que nos anos anteriores, órfão de Lucho e Lisandro, e cheio de jogadores de qualidade duvidosa a que todos chamam craques a equipa de Jesualdo Ferreira terá o 3º lugar à sua espera.


Voltando a frase que dá a inicio a este texto, não posso de deixar de sublinhar que acho que é isso mesmo que se passa. É uma visão redutora, mas infelizmente é este o país que temos. Não entendo o porque de tanta especulação, luta e acusações quando em campo o Sport Lisboa e Benfica tem sido manifestamente superior.

23 comentários:

MPV disse...

poupa-me...

Rangel disse...

Ganha juizo ò homem da conspiraçao

Rangel disse...

3 meses para o vandinho...nao conseguem passar o braga entao tiram-lhe os jogadores! Tenham vergonha!

TPO disse...

No seguimento do meu comentario ao post anterior...

Como é que tu, JFC, que tens uma serie de posts em que declaras assumidamente o teu benfiquismo, que claramente influencia a tua perspectiva das coisas, és capaz de acusar O JOGO de parcialidade, e de dizer que o benfica é alvo de propaganda anti-benfica por parte da comunicação social?... É ridiculo! Vives noutro mundo?! nao estas atento?!

É inegavel que a grande maioria da comunicaçao social está, como sempre esteve, do lado do benfica...
Nao sao voces 6 milhoes? E desses 6 melhoes, nehum faz parte da comunicaçao social? Assim como voces têm mais adeptos, não é tambem normal existirem jornalistas adeptos do SLB em maior quantidade do que jornalistas adeptos de outros clubes?
É, portanto, natural, automatico e obvio que a maioria da comunicaçao social tenha preferencia clubistica.

Mas não, tu falas em "espirito do norte"... não, o problema não está no ADN.

Queres pintar um imperio malvado liderado pelo FCP, para o denegrir e justificar a ineficacia do teu clube nos ultimos anos? Falas de roubos e corrupçao?

Tens razão, no teu clube são todos nobres cavaleiros que lutam em defesa da verdade e liberaçao das correntes maleficas do imperio do mal azul e branco. Nao foram concerteza essas as correntes que estiveram presentes no ultimo benfica-porto, pois nao? ou vais negar (por muito que o benfica pudesse estar melhor que o porto) que nao existiram casos de arbitragem, e que por sinal favoreceram o SLB?

Vais tambem negar que nao tem havido uma dualidade de criterios por parte do CD da liga?

- É os tuneis;

- é a lentidao com que sao decididos os castigos aos jogadores do porto;

- é a rapidez com que sao decididos os castigos aos jogadores do braga e o seu perfeito timming para que estejam aptos para defrontar o FCP;

- é a simulaçao de aimar e respectivo castigo que nao foi igual ao do lisandro o ano passado;

- é a falta de sumarissimos a jogafores do slb,

enfim... podia-me perder por horas a dizer o que esta mal no futebol portugues.


Tanto apontas o dedo, mas se tentasses, se fizesses o esforço, se conseguisses olhar um pouquinho mais para ti, reconhecerias exactamente os defeitos e doenças que tanto apontas aos outros.

TPO disse...

ah, e já agora..
nao sei se viste o jogo para a taça, mas deu a entender que o velho porto está de volta, e jogou sem alguns dos pilares da equipa.

Mas provavelmente nem serás capaz de te dignar a escrever o que quer que seja sobre isso. (so se for em jeito de resposta à minha pessoa).

Se te achas digno, fala mais de futebol, e menos do benfica, está?

Ainda há muita historia por contar até ao final da época.

TPO disse...

E não voltes a pintar uma imagem de que o teu clube é um coitado vitima de injustiças.

Lembras-te do teu post "Só para voltar aos velhos tempos"? Lembras-te de choramingares que o CD da Liga nao ia fazer nada quanto a isso, nem punir os jogadores do braga?

Pareçe que afinal não se esqueceram de os castigar, ao contrario de outros casos noutros tuneis. Mas claro que tu agora ficas caladinho...

JFC disse...

meu caro TPO.

acho que só devo responder a duas coisas das que escreves pois este post é uma mera reacção a um enorme exercício de parcialidade.

a primeira coisa é que admiti em tempos a minha tendencia em escrever demasiadamente sobre o Benfica, algo que penso que resolvi.

a segunda coisa e falando sobre a comunicação social e como tem sido manipulada (pelos dois lados) peço-te que olhes para a frase em que digo que o "Benfica não é inocente" neste processo de troca de palavras, argumentos, acusações. No post do tunel do braga fizeste a interpretação que quiseste. Felizmente a imagens que provam que s jogadores do Benfica nada fizeram para merecer repreensão de seja quem for.

um abraço

JFC disse...

só agora vi o teu segundo comentário e tenho-te a dizer que é muito feio dirigires-te assim a uma pessoa. Não é logicamente correcto baseares o teu discurso neste tipo de premissas. Sobre o Post do Miguel tenho te a dizer que é tão factual como os "Factos" que levaram muita gente a dizer que havias bombas nucleares no Iraque. Lá porque há imagens duras de lances do jogadores do benfica, isto não quer dizer que nao haja tb imagens duras de jogadores do Porto, Sporting, Braga, Nacional por ai fora. o que o Miguel fez foi uma total manipulação das imagens de forma a mostrar o que ele pretende o que os outros vejam. so alguem completamente cego poderá dizer o contrário.

Sinceramente, acho (e não sou o unico) que o Benfica tem estado realmente forte. Tenho muita pena que todo este folclore apareça sempre que o meu clube lidera o campeonato.

Sobre o que se passou antes, não vale a pena comentar mais, se achas que alice encontrou mesmo o país das maravilhas, o problema é teu.

abraço

JFC

TPO disse...

Estive a rever tudo o que escrevi e, depois, tudo o que tu escreveste.

É engraçado notar como começas a argumentar logo ao ataque para supostamente "vencer" nesta nossa troca de palavras, que parece ser a tua maior preocupação.

Pois, só respondes a duas coisas, e por coincidencia sao duas coisas que nao pediam resposta nenhuma.


Por coincidencia ou nao, nao respondeste (nem sequer comentaste) ao que nao es capaz de dar resposta.

JFC disse...

TPO.

Não pretendo vencer esta "troca" de argumentos pois parece-me uma discussão infecunda. Não me agradou nada a maneira como te dirigiste-te a mim de forma desrespeitosa a massacrar com "factos inegáveis". A guerra que se instalou no futebol português é patética. Eu disse que o Benfica não é inocente, pois para haver uma guerra tem que haver dois lados, os 3 meses de suspensão para o Vandinho são mais do que justos. Não é por nada mas se acham que 3 meses de suspensão para um jogador que pontapeou um treinador com todas as camaras a ver é injusto, o que acham da cotovelada do Javi Garcia? Eu nao vi o lance mas se de facto houve agressão do jogador do Benfica e o arbitro nao viu, ele deve levar um sumarissimo.

Sobre a oportunidade do termino do processo que levou á suspensão tenho a dizer que é do apanágio nao so do futebol portugues mas da justiça portuguesa em geral. Mais aposto que o Braga já sabia do desfecho do processo, só assim se explica a aquisição do Olberdam.

um abraço

MJL disse...

TPO ainda cheguei a pensar que os teus comentários iam ser produtivos.

Simulação do Aimar com castigo diferente? A lei diz que tem que influenciar directamente o resultado a simulação em causa. É estupida a lei? É. Quem aprova a lei ? Os clubes. Esclarecido?

Sumarissimo? Javi Garcia levou agora um por 2 jogos, quantos jogadores do Porto levaram este ano?

Velocidade de decisão do tunel de Braga/lentidão do processo do tunel da luz? A decisão do tunel do Braga demorou 3 meses a ser conhecida, achas isto rápido?

Quanto a expressão "é os tuneis" nao a entendo, mas tambem deve ser por estar mal construída a frase.

Erros de arbitragem no Benfica Porto que beneficiaram o Benfica? Não houve erros a favor do Porto? Tão ou mais flagrantes que os erros a favor do Benfica? Perdeste, e perdeste bem, e ainda podias ter levado mais um dois que ninguem dizia que era injusto.

Se tiveres mais duvidas, nao hesites em colocar aqui.

TPO disse...

MJL, perfiro uma discussao que se debruçe sobre factos, como o estás a fazer, do que aquele tipo de teorias da conspiraçao.

Quanto ao aimar, o penalti influenciou directamente o resultado, porque foi marcada grande penalidade que foi convertida. Isso nao influencia directamente o resultado? Como o vosso treinador disse o ano passado (espero que nao tenhas memoria curta), um golo nao pode alterar completamente o curso de um jogo? A historia nao poderia ter sido outra se o penalti nao tivesse sido marcado? Provavelmente o resultado ate seria semelhante, mas nunca vamos saber, pois não?

Quanto ao javi garcia, confesso a minha ignorancia no assunto, soube hoje do seu castigo, mas nem sei bem o porquê, por isso vou-me resumir à minha ignorancia no que toca a este tema, e, sem opiniao sobre o mesmo, nao vou falar do assunto.

A expressão “é os tuneis”, se fores minimamente inteligente como deves ser concerteza, terás entendido que a má construção da frase foi propositada, com o intuito de dar mais enfase à enumeração anaforica que fazia. Se não a entendeste, eu explico: é curioso que todos os casos de tuneis de que tanto se tem falado terem em comum o facto de serem jogos do benfica contra outra equipa. É curioso que no meio disto tudo só se persigam provas que condenem as outras equipas. Já pensaste nisso? Não é realmente curioso? Va la, nao te desculpes tambem com as teorias do teu amigo de que esta tudo contra o benfica, e que, por uma questão de ADN, os vossos adversarios é que sao os mauzoes à procura de desacatos para baterem nos meninos do SLB, que só querem paz e amor.

Quanto aos erros de arbitragem no Benfica-Porto, digo-te: não eras tu que ainda agora falavas em erros que influenciam directamente o resultado? Pois, um golo mal validado influencia um resultado. Nem falo da arbitragem ao longo do jogo, que foi degradante, mas o unico golo do jogo vem de um fora de jogo. E desafio-te a divulgares erros que favoreçam o porto, nao precisam de ser “tao ou mais flagrantes”, basta um erro pequeno que aches que favoreceu o porto.

Não te preocupes, eu infelizmente já olho automaticamente com suspeita para este blogue, e quando olhar, não hei- de hesitar.

cumprimentos

TPO disse...

Equeceu-me responder à questão dos castigos aos jogadores do Braga.

A minha intençao nao passou por pôr em causa a justiça de os jogadores serem castigados. Merecem-no se qualquer duvida. O que eu queria era suspeitar do seu timing. E ao mesmo tempo dos castigos aos jogadores do porto, que nunca mais se decidem.

MJL disse...

Erros a favor do Porto? Tens duas expulsões injustas em jogos consecutivos em prejuizo da equipa adversária do Porto.

Tens o golo do Falcão com a mão contra o Paços de Ferreira.

Mas , e antes que surja aqui alguem a dizer que estou a falar de arbitragem, só estou a referir estes erros porque tu o pediste, nunca , mas mesmo NUNCA ninguem me vai ouvir dizer que voces só ganham por causa das arbitragens, porque estou plenamente convencido que a arbitragem em Portugal é pessima e TODOS os clubes são prejudicados/beneficiados e consequentemente o Porto e o Benfica sofrem/beneficiam com isso.

Em relação ao Penalti do Aimar, essa é a tua interpretação da lei, mas a interpretação que foi feita (e sempre foi, desde que foi criada a lei, é que do penalti tem que se verificar uma mudança de vencedor/perdedor no momento do Penalti, ou seja, quem estava empatado e passa a ganhar/perder, ou quem estava a perder e passa a ficar empatado), mais uma vez te digo, que acho que a Lei está mal feita e chega a ser ridicula, mas foram os CLUBES que a aceitaram e como tal têm de se sujeitar a ela.

Agora pergunto te eu, se em algum dos casos dos tuneis viste algum jogador do Benfica a agredir um outro jogador ou um outro elemento do jogo ou exterior a ele. Viste? No máximo desconfias do Cardozo porque foi SUSPENSO por 2 jogos, por algo que fez dentro do tunel, em relação a jogadores do Braga e do Porto tens muito por onde escolher. (Não estou com isto a defender os jogadores do Benfica como santos porque bem sei que nao sao, nem estou com isto a defender os elementos de segurança do Benfica porque é obvio que para que os jogadores do porto os terem agredido é porque foram provocados, no entanto têm de ser castigados.

Ultimo ponto, se existe esta desconfiança em relação à liga e à comissao disciplinar é porque se instalou esse mesmo clima de suspeição em relação a tudo e a todos no futebol portugues, e agora pergunto te a que se deve esse clima de suspeição? Será devido ao Benfica? A mim parece me que se deve mais a quantidade de fruta que andou por cá durante uns tempos.

JFC disse...

TPO lamento muito não discutir lances (ou factos como tu lhe chamas)pois não gosto de me ocupar com coisas que não me estimulam o intelecto. Se gostas de discutir que ao lance X se aplica ou não a lei Y, e se no caso caso Z o arbitro deveria ter feito A, por mim tudo bem. Eu não faço isso...

JMP disse...

TPO, tu viste o Benfica Porto? Viste a mão escandalosa do rodriguez na area? um penalty nítido..

Vocês portistas, depois de divulgadas as escutas vergonhosas do vosso presidente, que mostram claramente que havia tentativa de manipulação de resultados numa altura em que o Porto era uma das equipas mais fortes do mundo, (não custa imaginar como seria antes, alias, eu não preciso de imaginar, tenho boa memoria) que havia códigos("o engenheiro máximo"; "não é o número 1, o número 2, ") nas conversas que tornam obvio o facto de estas serem recorrente, consegues vir criticar as suspensões dos jogadores do braga quando há videos que demonstram claramente agressões sobre jogadores e dirigentes do benfica? agressões essas acompanhadas de perto por um fiscal de linha e que na altura só resultaram na expulsão do agredido, o Cardozo?
O ódio que tens ao benfica deixa-te cego. Consigo-te arranjar inúmeras imagens de jogadores do porto piores que estas que o miguel mostrou, sejam do Bruno Alves, Jorge Costa, Fernando Couto ou Paulinho Santos. E estes nunca foram punidos.

Hoje, mais uma vez ganhámos com justiça. Mas vocês provavelmente conseguirão arranjar algum caso de arbitragem.

O vosso desespero é cada vez mais nitido e ridículo.

MPV disse...

a partir do momento em que o cunha diz que eu "manipulei" imagens, não digo mais nada. ridiculo.

ah. no iraque nao havia mesmo armas. aqui não inventei nada.

JMP disse...

miguel, esperava um comentário minuncioso teu sobre a arbitragem de ont... o miki ontem conseguiu encontrar uns poucos casos..

RVO disse...

Sem querer entrar nestas picardias(no blog). Venho por este meio responder a Jose Pratas. Todos vimos a mão do Rodriguez, alias na minha opiniao, ja expressada, o juiz da partida claramente fechou os olhos com intenção de compensar alguns erros passados. Quanto ao tunel de braga, Jose Pratas engana-se ao dizer que so cardozo foi expulso, andre leone tambem o foi. Agora como portista, a grande critica que para mim é legitima de ser feita tem a ver com o facto de o mossoro e o vandinho terem sido suspensos so agora, e na minha opiniao mossoro merecia mais. Analisemos o tunel da luz, Hulk e Sapunaru agrediram com violencia elementos do benfica, sao suspensos preventivamente e muito bem, a justiça demora a decidir mas nada a que nao estejamos habituados. Mas porque é que mossoro vandinho e ney nao ficaram suspensos preventivamente? Jogaram tres meses enquanto o castigo nao saiu...enquanto hulk e sapunaru estao no estaleiro ainda sem decisao. Isto sim é dualidade de criterios. Tanto prejudica o porto como benfica, pois a mossoro foi-lhe permitido jogar com o sporting e agora num futuro proximo com o porto.


P.S: É pena que neste blog se fale desta maneira de grandes simbolos do Porto.


P.S 2: Se bem me lembro Paulinho Santos chegou a ter uma suspensao igual ao tempo de recuperação do jogador que agrediu.

Rangel disse...

"Blogger JFC disse...

TPO lamento muito não discutir lances (ou factos como tu lhe chamas)pois não gosto de me ocupar com coisas que não me estimulam o intelecto. Se gostas de discutir que ao lance X se aplica ou não a lei Y, e se no caso caso Z o arbitro deveria ter feito A, por mim tudo bem. Eu não faço isso...

3 de fevereiro de 2010 20:05"

Escolhest o curso certo...

JFC disse...

se direito fosse só isso. já tinha dado um tiro na cabeça.

Com este comentário tou por terminada a minha participção nesta discussão.

MPV o que queres dizer com o teu post? Es por acaso ingenuo ao ponto de nao considerar este conjunto de imagens uma manipulação? Imagina que eu faria exactamente o mesmo só que com os jogadores da Académica. Qual seria a reacção de quem não conheçe o campeonato português? que a académica é a equipa mais violente. O que tu fizeste com aquilo que chamas "factos" é manipulação da realidade. Se gostas assim tanto de factos, mete os olhos no primeiro golo do Benfica e vê o que é jogar à bola.

TPO disse...

JMP, concerteza a cegueira que falas é a mesma que te tapou os olhos, e não te deixou ver que o canto em que rodriguez mete realmente a mao na bola, nao é canto.
Claro que niguem pensa nisso, mas o erro de assinalar mal um canto levou a uma situaçao de possivel grande penalidade, que por seguida podia dar em golo.

Só mais um erro que podia ter alterado o resultado e todo o rumo do jogo... enfim

TPO disse...

Acabei de ler uma noticia que diz que o jogo com menos tempo util da liga ate agora foi o benfica-porto, com apenas 37 MINUTOS jogados.

Favoritismos à parte, foi um pessimo jogo de futebol, e uma pessima arbitragem.