7.6.08

A eterna candidata Alemanha

Assente numa mistura de jogadores habituados a grandes momentos com uma juventude entusiasmante, a seleção Alemã apresenta-se como uma das mais fortes candidatas ao título europeu. Low, antigo adjunto de Klinsmann, ao longo do apuramento, no qual a Alemanha ficou surpreendentemente em segundo lugar atras da Repúbica Checa, apresentou sempre um sistema 4-4-2 com dois laterais rapidos (Lahm e Jensen) bastante apoiados pela imensa qualidade do meio campo composto por Ballack, Frings, Bastian Schweinsteiger, os efectivos, e um quarto elemento que tem sido a grande dor de cabeça do Selecionador, ou com Schweinsteiger pela esquerda e Odonkor pela direita, ou a adaptação de lahm ao meio campo, ou ainda com o deslocamento de Podolski para esquerda obrigando Schweinsteiger a mudar-se para a direita, esta terceira opção parece ser a que ocupa um lugar prioritário nas escolhas de Low. Com o deslocamento de Poldi a luta pela titularidade no ataque Alemão fica reduzida a Miroslav Klose, Mario Gomez (Futebolista do Ano na Alemanha em 2007) e Kevin Kuranyi, sendo Neuville uma mera solução de recurso. Na baliza a escolha parece recair no veterano Lehmann, que depois da não convocação de Hildebrand, ganhou contornos de indiscutível. O ponto mais fraco deste onze parece-me ser a dupla de centrais que embora forte no jogo aéreo apresenta alguma dureza de rins, Metzelder e Mertesacker apesar de excelentes centrais não me parece ser a dupla perfeita. Grande ausência é sem dúvida Jermaine Jones, jogador do qual sou grande admirador, que abre vaga para Tim Borowski e Thomas Hitzlsperger(jogador que na minha opinião vai explodir neste euro e mostrar ao futebol europeu toda a sua capacidade, peço a vossa atenção) serem dos primeiros jogadores chamados por Low para refrescar o meio-campo.

Os Convocados da Alemanha

Guarda-redes: Jens Lehmann (Arsenal), Robert Enke (Hannover), René Adler (Bayer Leverkusen).

Defesas: Christoph Metzelder (Real Madrid), Per Mertesacker (Werder Bremen), Philipp Lahm (Bayern Munique), Arne Friedrich (Hertha Berlin), Marcell Jansen (Bayern Munique), Clemens Fritz (Werder Bremen), Heiko Westermann (Schalke 04).

Médios: Michael Ballack (Chelsea), Thomas Hitzlsperger (Estugarda), Simon Rolfes (Bayer Leverkusen), Torsten Frings (Werder Bremen), Bastian Schweinsteiger (Bayern Munique), Piotr Trochowski (Hamburgo), Tim Borowski (Werder Bremen), David Odonkor (Bétis Sevilha).

Avançados: Miroslav Klose (Bayern Munique), Lukas Podolski (Bayern Munique), Mario Gómez (Estugarda), Kevin Kuranyi (Schalke 04), Oliver Neuville (Borussia Mönchengladbach).

A Estrela - Michael Ballack

Ballack é sem dúvida a figura desta equipa, exemplar em todos as fases do jogo o médio do Chelsea prepara-se para ser uma das figuras do euro, quem sabe o protagonista principal, forte a atacar e a defender, detentor de uma meia distância de fazer inveja a qualquer um, forte no jogo aéreo e ainda um excelente marcador de bolas paradas, todas estes atributos fazem de Ballack um dos médios mais completos do mundo. O percurso da Mannschaft Depois de uma decepcionante participação no Euro 04, com apenas dois pontos na fase de grupos (empate com Letónia e Holanda), atingem um terceiro lugar no Mundial 06 tendo sido eliminados nas meias-finais pela Itália, que mais tarde se consagraria campeã mundial. Quanto ao apuramento os tri campeões da europa foram a primeira seleção a garantir o apuramento, apesar de alguns maus resultados, empate a um com o Chipre, derrota pesada por três bolas a zero contra a República Checa e um empate a zero na ultima jornada diante do País de gales. Momento alto da caminhada foi sem dúvida a vitória de 13-0 frente a San Marino, o homem-do-jogo foi Podolski que assinou um poker, igualando assim Gerd Muller que até ao momento tinha sido o único alemão a conseguir igual feito. Em suma, e citando Lineker, "O futebol são 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha"

2 comentários:

JMP disse...

bonito, interessante e com certos contornos de genialidade, RVO mostra neste post porque é conhecido como o "Benckenbauer do calhabé"..

JMP disse...

Beckenbauer, peço desculpa pelo erro