15.6.08

Precipitações

Caríssimo brazookka, dos comments ao post anterior, daqui LF, membro deste blog. primeiro gostava de analisar a sua análise(porque gosto de analisar análises.também gosto de pressupor pressupostos, mas isso fica para outra altura) à comparação de rvo, mutu-baggio. A palavra comparação remete para um recurso estilístico, usado na gramática portuguesa. No entanto, o recurso estilístico que me é sugerido pelo post é a metáfora. Desde alturas do infantário que me dizem que metáfora é uma comparação exagerada. Quando respondi dessa maneira a uma professora no secundário, levei um estaladão, mas a definição correcta não anda muito longe disso. RVO não diz que mutu é tão bom como baggio, nem que é uma estrela mundial de topo. Apenas utiliza o exemplo de uma estrela maior para dar ênfase à sua ideia base. Portanto as críticas são exageradas. Sendo que rvo precisa de levar na cabeça, esta razão parece-me a menos propositada. Agora, a roménia. Mais uma vez, a canarinha do europeu tem sentido metafórico. Claramente a roménia não pratica um futebol espetacular, nem vistoso, mas é bastante eficaz. Defende possivelmente como nenhuma selecção defende neste euro. O sentido táctico do meiuca para trás é fantástico. Jogadores como tamas rat chivu e radoi, este último, infelizmente, não veremos mais neste euro, têm-se demonstrado intransponíveis para alguns dos maiores avançados da europa. Na verdade a Roménia sofreu neste euro um golo de bola parada, com um erro bastante invulgar do defesa Tamas. Um golo sofrido depois de ter jogado com os 2 finalistas do último mundial, tanto como a Holanda. Claro que a Holanda marcou 7, mas não nos esqueçamos disto: a Holanda passou em 2º no seu grupo de apuramento, atrás destes amarelos. Quer dizer pouco, e possivelmente a laranja não tinha vaart e sneidjer tão bem oleados, mas não é insignificante. E a roménia podia ter praticamente garantido um lugar nos quartos, não tivesse mutu falhado o tal penaltie. Portanto, RVO é, de facto, um metáforas, e esperemos que, para bem de todos, porque se a equipa d Donadoni ainda passa está-se mesmo a ver o que aí vem, a Holanda seja parvalhona e elimine a Itália, deixando a Roménia ir com ela para os quartos. Até porque amarelo e laranja são estéticamente mais interessantes.(mais uma vez, rescursos de estilo ou técnicas de escrita, atenção a elas) p.s. Não consigo pôr parágrafos por qualquer motivo relacionado com o site, desculpem. E muito obrigado às críticas positivas. Sempre são melhores que as outras.

9 comentários:

JFC disse...

Sobre o comentário tenho te a dizer que a definiçao que sempre tive para metafora foi "uma comparaçao sem como", temos aqui uma diver´^encia linguistica complicada por sanar.

Sobre o comentário do Brazoouka, que tem mostrado uma opnião similar a outras pessoas que nao se dignam a apresentar um nome (portanto sr. brazoouka em nome dos teoricos um obrigado) concordo com o facto que os membros do blogue tem sobrevalorizado a Roménia e descurado por completo a Holanda. Tem e que compreender que sao gostos, e estes nao se discutem. Se o fossemos 16 escreviamos os 16 sobre todas as equipas do euro (coitado do que tinha que escrever sobre a austria) mas como eramos só 5 e algum de nos tinha imperiosamente que falar sobre Portugal restavam 4 selecçôes.

Não tenho mais nada a acrescentar. Penso que o Miki queria mesmo metafdorizar a cena com o Mutu e acho que saiu bastante bem.

Anônimo disse...

Comentário excluído

Esta postagem foi removida pelo autor.

15 de Junho de 2008 04:06


CENSURA???

enfim... se não queriam posts anonimos então não tinham permitido que existissem posts anonimos

JFC disse...

O meu7 otário de merda se lá diz que o post foi apagado pelo autor quer dizer que foi o proprio autor (neste caso eu) que apagou o comment.
Ninguem tem problemas com os anónimos sóa achamos um bocado parvo que as pessoas que nos conhecem não assinem os comentários.

Um abraço e desculpa a agressividade inicial; pode ser que me arrependa e apague este commment:)

Anônimo disse...

Finalmente um comment do nosso amigo "Ernesto"!

Anônimo disse...

Bom blog.

Pedro

Anônimo disse...

eis que na última jornada da fase de grupos o mágico ernesto entra em campo sob uma chuva de aplausos

JFC disse...

ja nao era sem tempo diziam alguns:)

Unknown disse...

Caríssimo LF só agora é que tive oportunidade de ler o seu post. E infelizmente não poderei dispender o tempo que gostaria para fazer uma análise à sua análise sobre o meu comment ao post de RVO, porque tal como você, eu também gosto imenso de fazer análises críticas a outras análises. Passando a parte dos recursos estilísticos (foi bom recordar algumas definições que aprendi no meu 7º/8º ano nas aulas de Língua Portuguesa) irei novamente falar da referência que aqui foi feita a Roberto Baggio quando se falou de Adrian Mutu.

Continuo a achar que foi uma referência/comparação algo disparatada devido à dimensão que ambos os jogadores assumiram (neste caso Adrian Mutu ainda assume) no panorama do futebol mundial. Tudo bem que que RVO toma o exemplo do maestro italiano para dar ênfase à sua ideia base. Percebi de imediato essa sua intenção. Mas imaginemos o seguinte cenário: na próxima edição da BwinLiga (acho que agora irá ter outra designação) o Trofense e o Rio Ave, na última jornada do compeonato, travam um intenso e super interessante duelo que irá definir qual das duas equipas irá descer de divisão. A equipa da Trofa necessita de vencer este jogo para ultrapassar a equipa de Vila do Conde, de modo a fugir aos lugares de despromoção. O jogo regista um 0-0 no marcador aos 89 minutos de jogo, resultado que condena o Trofense à descida de divisão. Até que uma jogada magistral do nº10 do Trofense acaba em falta na grande área contrária, dando origem à "milagrosa" grande penalidade que poderá alterar os destinos da sua equipa. Esse mesmo jogador (desculpem a ignorância, mas desconheço o nome do nº10 do Trofense) encarrega-se de marcar a grande penalidade acabando por falhá-la. E, consequentemente, o Trofense desce de divisão. Espero eu, que o senhor RVO, ou qualquer outro elemento deste blog, não venham, após o final deste mesmo jogo, escrever um post apelidando o nº10 do Trofense de "génio irreverente" (porque génios no futebol foram muito poucos) e basear todo o seu raciocínio naquele momento marcante da carreira de Roberto Baggio, de modo a dar ênfase à sua ideia base. Tudo deve ser devidamente enquadrado e contextualizado de modo a que todos percebam a real dimensão da ideia a ser desenvolvida. Tão e somente isso. Mas claro que não passa duma mera opinião pessoal.

Nunca foi meu objectivo vir aqui criticar negativamente ninguém. Apenas pretendi mostrar o meu posto de vista, elaborando para isso uma crítica positiva à postagem do RVO. E se as continuarem a aceitar, tal como eu obviamente aceito as vossas critcas aos meus posts continuarão a ter aqui críticas minhas, sejam elas positivas ou negativas, de modo a que sejam criadas discussões saudáveis neste interessante blog.

Quanto à Roménia continuo a achar que tem sido algo sobrevalorizada, apesar de obviamente conseguir visualizar muitas virtudes nesta equipa. Com todo o respeito, acho que foi criado um movimento "Força Roménia" (Lol) e vocês estão, legitimamente, a tentar levar o vosso movimento para a frente. Veremos se amanhã o vosso "movimento" terá pernas para continuar a andar. Eu apostaria num não.

Saudaçoes

Anônimo disse...

claro, nós queremos é discussões aqui. e não levámos a mal nem um pouco a mal, e inclusivamente permitiu-nos defender a nossa posição em relação à roménia, que este blog, ou pelo menos alguns dos seus membros, defendem, de facto. só é pena, sr. brazookka que não tenhamos mais comentários inteligentes, que defendam e demontrem uma opinião. para esses estamos sempre abertos. infelizmente para os outros também, porque não sei eliminar comments, mas alguém aprenderá. a nível de jogadores à opiniões para tudo claro, mas continua-me a parecer um exagero legítimo de rvo, talvez também por nunca ter sido um grande defensor de Baggio. enfim, lá se começava outra discussão. até breve, e força nas opiniões, LF