14.6.08

E quando os génios falham?

Em 94 o "Codino" falhou o 5º penalty, depois de ter levado uma frágil Itália até ao momento mais bonito da carreira de um jogador ( A final de uma Copa Mundial). Agora..... 14 anos depois, aparece outro génio irreverente numa grande competição com a responsabilidade de liderar uma frágil equipa (no enquadramento em que está, pois noutro grupo qualquer a questão nem se colocava). Infelizmente o facto de ambos serem idolatrados no mítico Artemio Franchi não e o único traço na história que os une...e Mutu tal como o seu ídolo falhou um penalty decisivo, não numa situacção tão dramática mas pode ter deitado por terra as poucas esperanças romenas. Só espero que Van Basten, que também foi protagonista de um episodio semelhante ao falhar um penalty nas meias-finais do euro92, seja solidário e não atropele este menino romeno como fez com Luca Toni e Ribery. E por ainda não ter acabado.... Levanta essa cabeça, e continua a sonhar.

7 comentários:

Anônimo disse...

voces nao acertam uma... holanda de fora dos principais candidatos e a primeira... italia a mais forte do grupo e a segunda... espero k ao menos nao se tenham enganado quanto a esperanca lusitana!

Anônimo disse...

ja me esquecia! O mutu de genio nao tem nada. Espero que encontre um genio qualquer mas para lhe fazer a contabilidade para conseguir pagar ao chelsea o que deve...

RVO disse...

Ninguem excluiu a Holanda, apenas escolhemos uma equipa para falar e a Holanda nao foi uma delas! quanto a acertarmos ou nao é muito simples...so erra quem diz alguma coisa porque quem se limita a comentar as coisas dos outros e ainda por cima sem dar a cara nunca vai passar de um "nada", que se sabe alguma coisa nada o faz para mostrar! de qualquer maneira Obrigado pelo comentário

Anônimo disse...

depois da me o teu blogue ou o sitio onde escreves sobre o que quer que seja para eu com frontalidade e assumindo a minha pessoa e a minha opiniao te critique de forma aberta e saudável

até la continua a divertir te a ler um blogue e a escrever comentarios que ninguem liga por nao te assumires...
JVB

Anônimo disse...

Ricardo tu não deves andar bem porque este post e´surpreendentemente bom.

JFC

MJL disse...

Sinceramente , " anónimos da blogosfera" se acham que percebem muito disto não tenham vergonha de assinar os vossos comentários.

Unknown disse...

Considerar Mutu um génio acho que já é, por si só, um exagero, senhor RVO.. E compará-lo a um senhor do futebol, de seu nome Roberto Baggio, na minha modesta opinião, ultrapassa o exagero..

Enquanto que o maestro italiano brilhou ao mais alto nível ao serviço de grandes clubes europeus, tais como AC Milão, Inter de Milão e Juventus, tendo levado igualmente a Itália à final do mundial realizado nos Estados Unidos, Mutu acabou por nunca se afirmar ao mais alto nível nos grandes clubes pelos quais já passou, dos quais constam Inter de Milão, Chelsea e Juventus. Neste momento acaba por ser a figura mais marcante e influente da equipa de Florença, uma equipa do segundo plano europeu. Enquanto que Baggio foi uma das figuras futebolísticas mais marcantes e incontornáveis da década de
90, Mutu, já na casa dos 20 e muitos, acaba por não deixar nenhuma marca no futebol internacional. Penso que, caso seja lembrado daqui a uns anos, ou o será pelos piores motivos ou entao por ter sido um jogador com reconhecido talento que acabou por nunca explodir.

Acho que as comparações entre Roberto Baggio e Mutu começam e acabam precisamente no facto de ambos terem falhado penalties em fases finais de grandes competições mundiais. Mas enquanto que um falha um penalty deciso numa final, na decisão por grandes penalidades, dando a vitória ao Brasil, o outro falha o penalty "decisivo" na fase de grupos. Acharia muito mais aceitável uma comparação entre Gheorghe Hagi, melhor jogador romeno de todos os tempos (este sim um verdadeiro génio), e Roberto Baggio do que a comparação que foi feita por si, senhor RVO.

E para além disto, penso que a selecção romena tem sido alvo de alguma sobrevalorização por parte de alguns elementos deste blog, sobretudo dos que têm elaborado posts sobre esta selecção. No 1º jogo contra a França esta mesma equipa romena faz um jogo perfeitamente banal, tendo realizado ao longo de todo o jogo um remate perigoso contra uma apática França, que acabou depois por ser goleada contra uma avassaladora Holanda. E no final do jogo não é o meu espanto quando vejo um post elogiando a "canarinha europeia" como se eles tivessem tido uma grande vitória e realizado uma garnde exibição. Esta equipa fica uns bons furos a baixo da fabulosa equipa romena da década de 90, recheada que grandes talentos, dos quais se destacava naturalmente Hagi, que encheu os estádios do mundial de 94 com um muito agradável e eficaz futebol ofensivo.

Quanto ao resto, acho que vocês estão a realizar um óptimo trabalho. Os posts tem apresentado muita qualidade e tem sido um prazer lê-los. Espero que continuem a realizar um bom trabalho.
Saudações