25.9.08

O Derby de todas as as paixões

Sábado, por volta das 20h30m começa o stress, o nervosismo que nos roi por dentro, a loucura intensa de ganhar na casa do maior rival, o desejo de ver o jogo no meio de benfiquistas e no fim celebrar. Dizem os antigos que neste tipo de jogos ganha quem esta pior, marca o heroi improvavel. Nunca há favoritos!
Vamos lá deixar a paixão de parte, e passar ao jogo propriamente dito. O Sporting tem de entrar na Luz mandão a encostar o benfica as cordas. Não será facil, nem tanto pela equipa do Benfica, que ainda não me parece suficientemente automatizada para fazer face aos leões que no meio campo jogam de olhos fechados, mas mais pelo Inferno da Luz. Eu próprio já o presenciei, e digo que não deve ser nada facil jogar naquele Estádio cheio. É, de facto, um ambiente assustador para qualquer adversário. Estou convencido que o Benfica vai apresentar Katsoranis a central, Ruben Amorim no flanco direito e Nuno Gomes no apoio a Cardozo, deixando Aimar no banco. A opção de Quique é perfeitamente compreensivel, Aimar ainda não tem cabedal para um jogo desta intensidade e Nuno Gomes está numa aparente boa forma. No meio campo encarnado tudo na mesma: Carlos Martins e Yebda (que bela surpresa tem sido este francês). Do lado da equipa que me faz sofrer, há duas duvidas no meio campo e no ataque. Caso Izmailov nao recupere, quem o substitui? Em situações normais seria Vukcevic. Não o faria por duas razões. No plantel encarnado existem, actualmente, jogadores (apesar da má forma de alguns deles) que resolvem jogos de um momento para o outro, falo obviamente de Reyes, Aimar e Suazo, apesar de este estar indisponível. Vukcevic é optimo jogador a atacar e nas transições defesa/ataque, mas defende pouco ao contrario de Izmailov. Por outro lado, as declarações recente do montenegrino em nada ajudaram. Foram declarações escusadas e sem sentido. No ataque são três galos (Postiga, Djalo e Derlei) para somente dois poleiros. Confesso que neste aspecto são muitas as minhas duvidas. Se Djalo e Derlei são tipicos jogadores para funcionar perfeitamente como dupla num jogo destes, Postiga está em óptima forma e cheio de confiança. Confesso que jogaria de inicio com Djalo e Derlei e, caso a coisa se complique, lançaria Postiga as feras. Assim sendo, a minha equipa seria Patricio na baliza, depois Abel, Polga, Tonel e Caneira na defesa. No meio campo Veloso, Roca, Izmailov (caso recupere) e Moutinho, a número dez. O ataque ficaria entregue a Djalo e Derlei. Caso Izmailov não recupere a solução mais obvia seria Pipi Romagnoli para dez, deslocando Moutinho para interior-esquerdo e Roca a interior-direito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desconfio que o scp vai entrar a defesa, a tentar gerir o jogo, apanhar o slb num momento chave e marcar o que acho horrivel...porem conhecendo p.bento ja vai para tres anos... O scp deveria aproveitar a fraca rotina defensiva que o slb apresenta, no inicio da epoca ja falava deste problema no slb e vamos ver se conseguirao estabilizar com o tempo...o slb por sua vez entrara com a certeza de que se perder tudo fica muiyo mais complicado. Com tanta coisa ja em jogo com tao poucos jogos disputados arrisco num empate!