26.9.08

O príncipe

Na votação que foi levada a cabo pelos teóricos, os nossos leitores não tiveram dificuldade em considerar que o “nosso” Cristiano Ronaldo é o melhor de 2008. 63% dos votantes consideraram o extremo do Manchester United o melhor jogador do mundo, números que deixaram a concorrência encabeçada pelo Argentino Leo Messi. Até aqui nada de novo, bastava olhar para o quadradinho da votação para compreender o que estou a dizer, o que falta é hoje, aqui neste blog prestar um tributo a uma verdadeira máquina a jogar futebol.

O rapaz corre que se farta, é forte, tecnicamente é excepcional, possui um jogo de cabeça digno de um Miroslav Klose , marca livres, marca penaltys, marca de calcanhar, isto é, marca de todas as formas e maneiras e quando é preciso, como foi em Barcelona o ano passado, ainda é capaz de se sacrificar em prol da equipa. Resumindo e concluindo, um colosso do futebol moderno.

31 golos em 36 jogos na premiership que o faz ser o melhor marcador da Europa, um feito inigualável para um extremo, 7 golos em 12 jogos na liga dos campeões que o faz ser o melhor jogador e marcador da mais prestigiada e exigente competição internacional de clubes. Querem mais? Nos últimos anos não me lembro de um jogador tão decisivo e eficaz como o nosso Cristiano.

È interessante ver o percurso de vida deste prodígio despontado em Alvalade e delapidado em Old trafford. A vida difícil que passou nos primeiros anos de vida, foram (e isto é especulação minha) o tónico para um jogador que em todas as alturas pensa em superar-se e a querer ir mais além. Os seus famosos “rockets”, os potentes livres que espantaram o mundo a época passada são fruto não só do seu inesgotável talento mas também do seu árduo trabalho. Este é um dos inúmeros exemplos de como Ronaldo não é só um miúdo mimado com grandes carros e que gosta exclusivamente em aparecer nas revistas cor-de-rosa, mas sim de um profissional de excelência que para além de executar exemplarmente o seu trabalho consegue ao mesmo tempo vender muito bem a sua imagem.

Este é um post de tributo portanto não vale a pena referir os seus defeitos como jogador, não é a altura certa para o fazer muito menos ficaria bem da minha parte.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sr. JFC , bom Posto de homenagem ao nosso CR7 , ele merecia ... Todos os dias discutimos o dilema de quem é melhor ou nao , mas no futebol os numeros e que interessam, o pequeno Principe do Bairro Santo Antonio ( Funchal - Madeira) apresenta numeros que ninguem nos ultimos anos apresentou ... Nao digo que seja o melhor jogador da ultima decada temos Zidane , Ronaldinho e Ronaldo ( Fenomeno), mas com todas as certezas figura neste Top ... Um dia um Roupeiro do Boca Juniors , esse mesmo roupeiro que descobriu para mim o melhor jogador de todos os tempo ( Diego Armando Maradona) disse " quando temos um jogador que é a nota dez de técnica , nota dez de remate e nota dez de cabeça , estamos perante o melhor jogador do mundo" e para mim o CR7 encaixa-se plenamente nesta frase, deste homem que morreu sem ser lhe dado a devida homenagem por ter descoberto quem descobriu ..Sera que alguem vai prestar homenagem a quem descobriu o CR/ , talvez mas quando este ja estiver morto porque o nosso País , só sem lembra das pessoas quando elas morrem ... :P
Farto de divagar e sem mais palavras para descrever o Fenomeno Portugues vos deixo com um forte abraço...

XA

Bit disse...

Preferi o comment do xa ao texto:P

De resto Ronaldo so com o que fez o ano passado bastava para ter um lugar na historia. Este miudo nao para de me surpreeder! JVB