15.9.08

O meu "Puto-Maravilha"

Tal como os meus companheiros de blog decidi escrever sobre um jogador que me enche as medidas, e John é aquele que de facto me vem de imediato a memoria.

21 anos, cultura táctica, remate invejável e uma capacidade física fora do normal fazem deste diamante africano um jogador de eleição. Longe das épocas de ouro do futebol nigeriano, onde ano apos ano eram lançados jogadores mundialmente conhecidos (Taribo West, Emmanuel Amunike, George Finidi ou Rashidi Yekini) , Obi Mikel surge em grande no mundial de sub-17 representando e liderando as Super Águias.

Nascido a 22 de Abril de 1987, em Jos, Nigéria, começou por dar nas vistas num clube local, o Plateau United. Com 15 anos, Obi era já membro da equipa sénior. Mikel ingressa então no Ajax Cape Town, homónimo sul-africano do famoso clube holandês. No entanto, não durou muito no país dos Springbooks . É este o salto decisivo na carreira do nigeriano, onde realiza o sonho de todo e qualquer jogador de “terceiro mundo” : a chegada à Europa.

O primeiro contacto Europeu da-se com o poderoso Chelsea de Mourinho onde prestou provas no Verão de 2004. No entanto, e meses depois, Obi vai para um desconhecido Lyn Oslo, Noruega. No país de outro John (Carew) encontra um futebol mais físico e exigente a nível táctico, e é com essas características que recua um pouco no terreno e volta a atrair atenções por parte dos Tubarões do Futebol Mundial.

É então em 2005 que o Manchester chega a acordo com o Lyn e paga 4 milhões de libras pela jovem promessa, anunciando um acordo verbal com o jogador. É ai que surge o Chelsea de novo na vida de Obi, e alega ter sido responsável pela vinda do jogador para Europa e reclama assim o direito de opção sobre o jogador. Manchester antecipa a polémica e apresenta John Obi Mikel com a camisola 21 dos reds. Eis se não quando, e durante uma final da taça da Noruega, Mikel desaparece das bancadas e voa para Londres onde assina um pré-acordo com os blues e onde afirma que foi obrigado a assinar pelo o clube rival. Queixas bilaterais acabaram com o seguinte veredicto: John Obi Mikel torna-se jogador do Chelsea com direito a compensação de 24 milhões de euros ao Mancheste United.

É no meio deste turbilhão que Mikel disputa o mundial de sub-20 e conduz as Super Águias à final do mundial onde apenas sucumbe perante a Argentina.

Dia 12 de Setembro de 2005, é o dia da estreia pelo Chelsea e logo na Champions league frente ao Levski Sofia, onde participa numa jogada que acaba em golo. Um estilo de vida boémio e uma temperamento algo agressivo dificultaram a adaptação, expulsões e picardias com Mourinho atrasaram a explosão do craque que apesar disso realizou duas boas épocas. Na última época e por causa de problemas de visão esteve afastado da fase final da época ( e que falta fez).

Começou esta época como pivot defensivo daquele que talvez é o melhor meio-campo do Mundo. Faço votos para que o seu temperamento não o impeça de ter uma carreira ao nível de Kun, Fabregas ou Ronaldo.

Nome: John Michael Nchekwube Obinna (John Obi Mikel). Data de Nascimento: 22 de Abril de 1987 (21 anos). Posição: Médio-centro. Altura: 1,91. Peso: 85kg. Clube: Chelsea FC.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não é o Essien esse "pequeno" rapaz da foto?

RVO disse...

Muito obrigado pelo reparo! entretanto já alterei a foto..

Anônimo disse...

loool