21.10.08

"Pequeno" Esquecimento

Li esta semana na crónica de Luís Freitas Lobo(LFL) no jornal expresso que Vicente del Bosque considerava o melhor jogar do mundo, não Ronaldo muito menos Messi mas sim…Xavi. Que resposta absurda pensarão todos, mas a verdade é que tanto del Bosque como Freitas Lobo justificam com alguma razoabilidade esta posição. Os dois sustentam que apesar de se tratar de um prémio individual o futebol é um jogo colectivo e por isso o melhor jogador do mundo é aquele que mais contribui para a fluidez de jogo, isto é, seguindo a ordem de ideias destes dois especialistas o melhor do mundo não é o jogador que individualmente se destaca mas sim aquele que faz com a sua equipa jogue.

Afirmo desde já que não concordo com esta opinião. O melhor do mundo tem que ser o jogador mais eficaz, o mais decisivo desse ano, aquele que qualquer equipa tem medo de defrontar. Xavi apesar de um centro-campista soberbo não é o jogador mais decisivo do ano. Fazendo as apresentações ao tema, vamos ao que interessa. A lista dos candidatos da prestigiada france Football para a bola de ouro, só tenho uma coisa a perguntar, que raio é aquilo? Num ano de 2008 em que a Espanha é campeã europeia e o Iniesta que para mim é o melhor do europeu não está lista, a credibilidade da revista vem por água abaixo. Tudo bem que não preciso levar à letra tudo o que o del Bosque e o LFL dizem mas também não custava nada colocar um dos melhores médios-centros do mundo no rol de candidatos que conta com jogadores como Zhirkov, Pepe, Sergio Ramos, van der Saar ou Marcos Senna. Sem querer tirar qualidade a estes homens, porque é inegável que todos eles a têm, nenhum pode estar á frente de Iniesta numa hipotética eleição de melhor jogador do mundo.

A qualidade de passe e de desmarcação, a visão de jogo e rapidez de decisão fazem deste produto da cantera do Barça um verdadeiro craque. Para quem esteve menos atento, repare que Iniesta fez todo o Europeu numa posição que não é a sua e mesmo assim não baixou o nível exibicional. Ele marcou golos, fez assistências, correu por todo o flanco direito, veio ao meio, defendeu, em suma foi um autêntico regalo para um amante de bom futebol. Espero que tenha sido apenas um “esquecimento” e que ao menos a France Football faça justiça quanto ao vencedor. Pela minha descrição supra-citada já podem adivinhar quem é a minha aposta, não?

5 comentários:

DM disse...

Cunha,
antes de mais sou um apaixonado pelo futebol do Iniesta. O rapaz tem tudo: defende, ataca, remata, corta e joga durante 90mintuos a uma intensidade altissima parecendo um jogador britanico nesse aspecto! Por isso mesmo concordo com quase tudo o que disseste. Quase! Não concordo com a critica a France Football qd dizes que Pepe, Sergio Ramos e Van der Saar nao deveraim entrar no lote dos mellhores do mundo. Vamos lá às justificações! Pepe é actualmente o melhor central do mundo e fez um epoca soberba no Real Madrid, campeao de Espanha. No lado direito da defesa não existe ninguem no planeta melhor do que o pibe vindo da cantera do sevilla e que custou ao real Madrid qq coisa como 26milhoes de euros. O miudo nao começou mt bem o europeu (alias nos primeiros 2jogos não foi mais do que mediano) mas terminou em optimo plano. Já para não falar da belissima época que fez no Santiago Bernabeu. Já Van der Saar foi considerado o melhor guarda redes na premier league e defendeu (e de que maneira!) as redes do Man United, campeão ingles e da Europa.

Anônimo disse...

E o que é que de soberbo fez o Iniesta no barcelona na época passada? O prémio é para a época ou só para o Euro?
E porque não se fala de Sneijder? Que além de uma boa época em Madrid faz também um bom Euro?
Inista poderia constar na lista, mas nunca é um sério candidato..

Tacfer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eu não ponho em causa a qualidade dos jogadores, so creio que o Iniesta deveria estar na lista dos 30 melhores. Quanto dizeres que o pepe fez uma epoca soberba o ano passado, penso que deverias ser mais cauteloson porque ele o ano passado oscilou entre o brilhante e o mau. Apesar do Pepe ser umb belissimo central e inequivocamente um dos melhores do mundo na sua posição, apenas penso que o iniesta deveria estar a sua frente na inclusão numa lista para se eleger o melhor do mundo.

Anonimo, o sneider poderia facilmente também figurar nesta lista, mas a importancia do Iniestas em 2008 é claramente superior á do Sneider. apesar do mau campeonato é preciso nao esquecer que o barça foi até as meias finais da Champions...

Abraços JFC

Anônimo disse...

se o xavi nao pode ser o melhor, pelas razoes apresentadas.. iniesta nao pode tambem