16.10.08

a vida de pernas para o ar...

Portugal voltou a perder pontos num jogo de apuramento para o mundial de 2010 e desta vez foi em casa e contra a…Albânia. Pois e se juntarmos a uma exibição cinzenta e a um resultado medíocre contra uma equipa ainda mais medíocre o facto que Portugal ter jogado com mais um toda a segunda parte, estamos perante não um mau resultado mas sim a assistir a uma verdadeira hecatombe. Está na altura de Carlos Queiroz tirar as devidas ilações do que se tem passado e que mude rapidamente o rumo dos acontecimentos sob pena de não carimbarmos a passagem para a Africa do Sul. Deixemo-nos ,para já, de alarmismos típicos de quem é português e julguemos o trabalho do professor apenas no fim e não no inicio porque para condenações a priori bastou a inquisição.

Ora bem, e apesar dos tempos difíceis de crise financeira internacional, do “escândalo” da entrega do OE 2009 à Assembleia da Republica e dos maus resultados da selecção nacional o objectivo neste post é bem menos ambicioso e pretende apenas falar do…Nani. Lembro-me que na altura que um amigo meu e comentador nesta casa teve que engolir todas as suas profecias da desgraça sobre o futuro do Nani quando este foi contratado a peso de ouro, eu ainda não estava plenamente convencido de que estávamos perante uma estrela em ascensão. Hoje tenho quase a certeza que o rapaz é um bluff tão grande como as negociações japonesas com Estados Unidos dias antes do ataque nipónico a Pearl Harbor. Não é que o luso-caboverdiano (há que chamar as coisas pelos nomes) não tenha talento. Ele é rápido, tecnicista e tem um bom remate, o problema que ele é tem tanto de técnica nos pés como ar na cabeça e não consegue decidir como deve ser nenhuma jogada. Quando tem que fintar, cruza. Quando deve cruzar finta. Sempre que quer fazer um passe, arrepende-se e volta a fintar. Em suma é verdadeiro trapalhão cujo a maior limitação é pensar que pode chegar ao nível da máquina que é o Ronaldo. E depois, sabem o que é que me irrita mais nele? Quando marca golos...O tipo salta, corre, grita ou seja parece que quer levar o circo a um estádio de futebol.

Oh Nani desculpa lá a agressividade do post, mas sem o Scolari cá, em quem é eu hei de descarregar as minhas frustrações? Hum…para a próxima talvez seja o Madail.

P.S Agora falando um pouco mais a sério, penso que o Nani tem tudo para se tornar um bom jogador menos cabeça. A forma como se coloca no relvado, e sobretudo as decisões que vai tomando demonstram uma inexperiência que não se compreende a este nível. è bom que ele entenda que mais do que se ser um jogador desiquilibrador, para se ficar na história é preciso ser um jogador decisivo. Sim, aqueles que resolvem jogos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo quando falas em inexperiência. Concordo sim quando por outras palavras lhe chamas burro porque experiencia ele tem, e ao mais alto nível. Nani tem de facto talento para ser dos melhores do mundo. Finta, remate, velocidade... Mas os melhores do mundo conseguem aliar a isso tudo a capacidade de, com um simples e delicioso golpe de vista, pôr a bola no sitio certo no momento certo, como Deco, Kaka, Pirlo, outro(s) ao mesmo nivel que com o background adquirido depois de sair deste país e com o talento de sempre consegue(m) fazer um pouco (muito!) de tudo na maior perfeição desde remate, cruzamento, jogo de cabeça, finta... C. RONALDO. Outros ainda que com certas limitações em termos técnicos conseguem através da sua garra e entrega ao jogo ser considerados estrelas em qualquer parte do mundo, casos de Gattuso e Essien, e outros que são o talento em pessoa... Messi.
Para mim Nani nunca será mais que um médio jogador que poderia ter sido grande como tantos outros. Mas nem nunca será um Quaresma. Porque os pés deste jogador de vez em quando, muito de vez em quando têm uma magia que não se vê em mais nenhum lado do mundo e resolvem jogos e apaixonam e fazem sonhar miudos como eu que já com idade para ter juízo não deixo de acreditar no Harry Potter.

DM disse...

Que exagero, cunha! Qualquer dia, todas as desgraças que acontecerem a seleçao ou ao manchester sao culpa do nani. Toda a seleção jogou pessimamente. Se este menino tem ar na cabeça o qe dizer do gordo do Miguel? Esse, caso eu fosse selecionador, nunca mais tinha o nome numa convocatoria! Esta pesado, lento e sem motivação nenhuma. Tem demasiada noite nas costas. Tu sempre embirraste com o nani! Nao entendo. Tu em birras com tudo nele. Mas qual e o problema de ele festejar os golos daquela maneira?!
Van Basten, daqui a uns anos vamos ver quem e melhor. se o nani ou o quaresma!

DM disse...

Que exagero, cunha! Qualquer dia, todas as desgraças que acontecerem a seleçao ou ao manchester sao culpa do nani. Toda a seleção jogou pessimamente. Se este menino tem ar na cabeça o qe dizer do gordo do Miguel? Esse, caso eu fosse selecionador, nunca mais tinha o nome numa convocatoria! Esta pesado, lento e sem motivação nenhuma. Tem demasiada noite nas costas. Tu sempre embirraste com o nani! Nao entendo. Tu em birras com tudo nele. Mas qual e o problema de ele festejar os golos daquela maneira?!
Van Basten, daqui a uns anos vamos ver quem e melhor. se o nani ou o quaresma!

Anônimo disse...

O Nani é um jogador burro mas com talento. E o talento que tem não é comparável ao do Quaresma. Não faz as suas fintas não faz o seus cruzamentos, não faz aqueles golos de deixar qualquer um de boca aberta. O Nani foi comprado por uma exorbitância ao sporting sem se justificar minimamente. Claro que no manchester melhorou barbaridades em termos físicos e não só, e neste momentos está melhor. Mas quando se nasce burro há pouco ou nada a fazer.
Como se vê és sportinguista e não consegues criticar os jogadores saídos da academia (excepto os que foram para os clubes rivais). Tens de começar a ver bem os jogos da selecção e do manchester para veres como ele em grande parte dos casos ou é inconsequente ou toma decisões de inteligência muito duvidosa.
Para finalizar quero dizer que tanto simão como quaresma devem ser as duas primeiras escolhas para jogar num lado do ataque, porque o outro, esse está entregue (apesar de já ter ouvido chamar a Nani o novo Ronaldo o que me deu uma grande vontade de rir).

Anônimo disse...

Concordo com a vossa opinião em relação à "burrice" do nani em campo. Faz td ao contrario do q se esta a espera mas nesse caso, tb o ronaldo o faz, daí as constantes assobiadelas ou o Di Maria a jogar no benfica ou mesmo o Quaresma qd jogou no Porto (sim, pq os golos e as fintas monumentais nao escondem aquela altura da época em que era assobiado no dragão sp que tocava na bola o que o levou a fazer birra).. Mas uma coisa é certa, com Simão de volta os dois meninos têm mais é que sentar o rabinho no banco e entrar aos 65 minutos para o substituir, e nessa altura ou mt me engano ou a primeira escolha continuará a recair sobre o nani.

DCP