16.1.09

O que falta ao Benfica?

Fazendo um ponto prévio, cabe-me dizer que este post vem um pouco atrasado relativamente aos acontecimentos de domingo passado porque entretanto o Benfica espetou quatro no olhanense e para a massa adepta mais distraída tudo vai bem no reino da águia, só que por motivos de força maior foi-me totalmente impossível escreve-lo antes de hoje.

Começando pelo essencial, e fazendo uso ao titulo que dou a este texto o que falta ao Benfica de Quique Flores? Em primeiro lugar, um defesa esquerdo. Não há dúvidas que Jorge Ribeiro não tem evidenciado qualidades para agarrar a faixa esquerda da defesa, e David luiz por muitas vírgulas que faça não tem maturidade táctica para jogar a lateral. Todavia se os problemas do Benfica começassem e acabassem na questão do defesa esquerdo estava eu bem. A questão fundamental do carrocel exibicional da turma da luz centra-se, a meu ver, num esquema táctico obsoleto. O 4-4-2 clássico de Quique Flores tem sido a principal causa de dores de cabeça do seu treinador, e este parece que é o único a não a entender o que se passa. Na senda do que vem sendo dito por Luis Freitas Lobo, creio que este sistema táctico não é minimamente adequado para uma equipa do Benfica. Não o é porque as duas linhas mais recuadas funcionando em bloco tornam as costas da defesa mais permeáveis. Se separamos o jogo do Benfica em dois processos distintos, a defesa e o ataque, podemos concluir que no primeiro capítulo o Benfica tem estado quase irrepreensível, pois não permite grande circulação de bola ao adversário mas o segundo processo (o ataque) tem sido tão desastroso que acaba por fazer claudicar todo o trabalho defensivo realizado. Para corroborar esta minha (talvez rebuscada) tese, vejamos os casos de perigo do último BenficaXBraga:

31' – “Passe de César Peixoto para Mossoró, que entra na área com perigo. Vale ao Benfica a atenção e velocidade de David Luiz, que cortou para canto”

85’ “ Renteria isola-se frente a moreira mas possibilita a defesa do guardião encarnado”.

As duas maiores situações de perigo do Braga surgiram através não de um erro defensivo, mas sim de um falhanço total do Benfica enquanto equipa. No momento que tentavam a transição ofensiva, Yebda primeiro e Reyes em segundo lugar, os jogadores do Benfica perderam a posse da bola para o Braga que aproveitando a subida da defesa explorou quase fatalmente as falhas sistémicas de uma táctica que usa dos blocos em linha e assim facilita o trabalho de quem conseguir recuperar rapidamente a bola e tenha a capacidade mínima de lançar um ataque.

De resto é preciso dizer que a falta de fluidez do jogo encarnado passa muito por Ruben Amorim. Não que o médio português seja mau jogador ou que esteja em má forma. Não. O que se passa é que simplesmente Amorim não avança pelo corredor direito como um verdadeiro extremo e deixa obviamente o Benfica uma equipa manca. Se de um lado está Reyes com a sua velocidade e poder de explosão, do outro, o Benfica apenas cria perigo por…Maxi Pereira. È muito pouco para quem quer vencer e convencer pois a circulação de bola e a criatividade do ataque encarnado fica muito depente dos rasgos individuais de jogadores como Reyes ou Suazo, o que torna obviamente mais dificil a tarefa do Benfica quando estas unidades chave estão em sub-rendimento. Creio, e mais uma vez faço minhas as palavras do mestre LFB, que Ruben Amorim deveria ser utilizado no centro ao lado de Katousoranis. Em primeiro lugar, porque desta forma o Benfica conseguiria maior acutilância ofensiva do que com Yebda ou Binya e em segundo porque a colocação de Carlos Martins ou mesmo Di Maria seria mais benéfico do que uma equipa desequilibrada.

No fundo a solução que penso que será a melhor para o actual Benfica não será esta. Já pensei várias vezes num sistema de 4-3-3, com um pivot defensivo ( Yebda) dois médios centros a jogar nos apoios (Ruben Amorim e Katso) e um ataque móvel composto por Suazo, Reyes e um terceiro elemento que poderá ser di Maria, Cardozo ou Nuno Gomes.

Por fim, despeço-me com a retórica pergunta que tanta tinta tem feito correr, “Afinal Quanto vale di Maria?”. Será o assunto do meu próximo post que pelo andar da carruagem, vai ser publicado lá para meados de Fevereiro.

17 comentários:

Anônimo disse...

Mas só se fala do benfica?...
Ao menos já que falas deste jogo fala também da arbitragem!

Anônimo disse...

"Vale ao Benfica a atenção e velocidade de David Luiz, que cortou para canto"...vale vale!!vale é que o mossoro foi um ganda nabo e conseguiu transformar um golo certinho num falhanço ridiculo(sim,porque ele remata ao lado,nao havendo corte nenhum)
zeg

Anônimo disse...

ó chefe (o primeiro anonimo) só se fala do Benfica porque eu nao tenho tido tempo para andar a dissertar sobre o Hulk e o 4-3-3 do Tio Jesualdo.

Sobre arbitragens, não faço posts no minimo faço comentários. E mais, parece que estavas tão atento que nem leste o post, o texto não é sobre o BenficaXBraga mas sim sobre o benfica versão Quique Flores.

Zeg, isto foi transcrito do site do melhor diário desportivo da Peninsula Ibérica.

Abraço

JFC

Anônimo disse...

ó cunha,eu vi as imagens,mentem mais esses tipos do que os meus lindos olhinhus!!

DM disse...

A primeira coisa que falta ao Benfica é identidade no estilo de jogo. Vi partes do jogo com o Braga e havia ali muito boa gente que nao sabia o que andava a fazer ou que terrenos pisar. Mas tambem falta ao Benfica correr com o Luis filipe Vieira que faz os benfiquistas engolir mentiras e sapos ano após ano!

Anônimo disse...

Morte ao benfica!
Esses nabos nao valem nada. São uma cambada de presunçosos que pensam que têm um grande clube porque têm muitos sócios. RIDICULO
VIVA O PORTO

JFC disse...

SD conseguiste ganhar o prémio de comentário mais estúpido do blogue, e olha que já houve muitos comentários sem pés nem cabeça.

Anônimo disse...

SD. apesar do que o jfc ter dito é verade como é possivel teres tão limitados argumentos. Só te respondo: Apesar de ser benfiquista e o benfica estar a enganar os adeptos, ainda que por poucos pontos te vejo atrás de mim.


Didi

Anônimo disse...

Estamos atrás por mero azar da nossa parte e "sorte" (pode-se chamar sorte aos enganos consecutivos dos árbitros a vosso favor?) vossa...
Para além de que ainda faltam os jogos no dragão que podem dar 3 pontos ao meu Porto.

JFC disse...

Sim falar dos arbitros é muitissimo conveniente, principalmente quando perdemos 4 pontos da luz por causa de erros directos dos arbitros. Nao viste, pelo menos a mim, a escrever seja o que for sobre as arbitragens pois não é esse o meu objectivo.
Se utlizarmos esse sapiente critério dos arbitros, pela tua magnficiente lógica, o Benfica teria mais dois pontos!

um abraço, saudações Benfiquistas.

Anônimo disse...

Falando em arbritos. Não é o meu presidente que está envolvido e constituido como arguido em processos de corrupção, mesmo nos anos de maior gloria vossa. Dá que pensar não?

Didi

Anônimo disse...

Pois aqui o "chefe" acha que, se neste blogue há um único clube portugues para o qual há disponibilidade de falar regularmente... Ou eu é que não entendi o teor do blogue e estou cá mal, ou entao o problema está nas vossas cabeças e aí mudavam o nome para "tribuna dos teoricos benfiquistas", acho que pode estar mais relacionado com a realidade deste blogue no que diz respeito ao contexto nacional. E assim as pessoas que estejam interessadas em discutir mais do que o benfica já sabem onde não devem ir.
E se estou a perder tempo a escrever isto é porque acho que os erros podem ser corrigidos, e nada melhor de que os proprios leitores do blogue fazerem uma avaliaçao construtiva que vos ajude a entender o que é que interessa aos vossos leitores. Isto, claro, se for do vosso interesse agradar os vossos leitores, porque se nao for quem esta mal sou eu como ja disse.
Nao peço para fazeres posts sobrt arbitragens, nem disse que o texto é sobre o BenficaXBraga, mas a verdade é que referiste esse jogo, como tal se calhar era melhor ser mais fiel à realidade dos acontecimentos.
Espero que o que escrevi seja do vosso interesse, pois é certamente do meu interesse a existência de um bom blogue desportivo.

"o primeiro anonimo"

Anônimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHA NADA LEVADOS AO COLO BENFICA E SPORTING. O QUE FALTA AO BENFICA???? TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

JFC disse...

"Chefe" este blogue anda longe de ser do Benfica. Dos seus membros apenas dois são do Benfica. Se perderes o teu precioso tempo a leres os posts anteriores vais reparar que muito raramente há textos sobre o benfica. Eu proprio, confesso benfiquista, acabei por me estrear no tema. O facto de nao andarmos a escrever regularmente deve-se, sobretudo, à maioria de nós sermos estudantes e por conseguinte termos exames que nos ocupam tempo. De futuro, vais ver que vao ser abordados outros temas, para isso é apenas necessário que eu (ou algum dos que ainda aqui escreve) acabem os exames.

Em segundo lugar tenho a dizer que nao entendeste patavina do post que escrevi, porque essencialmente nem o leste. O que eu prentendo fazer com o texto é pequeno raccionio táctico sobre o actual estado do Benfica versao 08/09. Para isso, suportei-me de lances do ultimo jogo do Benfica, que por acaso foi contra o Braga. Já disse e repito-o, não falo de arbitragem.


Cumprimentos, (nao te custava nada assinar)

Nuno AACosta disse...

Ao Benfica, extrapolando para questões fora do relvado, falta... calma. Se o Benfica ganha 2 ou 3 jogos seguidos (mesmo com erros de arbitragem ou mau futebol), cria-se logo uma onda na comunicação social e nos adeptos que culmina com a expressão "ninguém para o Benfica". Se perdem 2 jogos, são os piores do mundo, "treinador, presidente, tudo no olho da rua". Se for preciso até a águia vitória querem vender.

O Benfica é uma equipa sedenta de títulos devido ao seu passado histórico. Mas os benfiquistas têm de acordar. Já não são aquele papão do séc XX, do tempo dos eusébios e dos colunas, e têm de se mentalizar para isso. Primeiro têm de criar uma base sólida, nem que isso custe 3, 4 ou 5 campeonatos. Não é todos os anos fazerem contratações de milhões, todas elas com intuito de resolver lacunas a curto-prazo. É preciso estruturação, planos financeiros (atenção, o Benfica está a acumular um GRANDE passivo), aposta na formação (ya, é mt giro ter um "campus" se depois as promessas são substituidas pelos habituais carregamentos de contratações), etc.

Enfim é preciso descer à terra e pensar que antes de ser o maior clube do mundo, deviam pensar em ser o maior clube de Portugal (perdoem-me o "erro"). Enquanto assim não acontecer, vão continuando a fazer rir Sportinguistas e Portistas que com 1/5 do investimento (caso do Sporting no ano passado)vão fazendo melhores classificações e campanhas aceitáveis na Europa... Ah, e este ano o Estoril joga na segunda liga, não podem ir jogar ao Algarve.

Cumprimentos

Anônimo disse...

Ora ai está! Quique pela 1ª vez desde que chegou ao benfica diz uma verdade, reyes nao rende.

Anônimo disse...

falta um homem com imaginaçao nas alas , rapido,com bons pes e esperiencia.