7.1.09

Utopia

Aplausos, gritos, saltos e qualquer tipo de manifestações são comuns no futebol e, assim sendo, para que estas mesmas manifestações não sejam comuns mas sim especias algo as tem de tranformar nisso mesmo...especiais, diferentes e (quase) únicas, Falo de quando o futebol atinge um dos seus esplendores, falo de Ronaldinho e falo de Messi, falo mais concretamente quando os adeptos derrotados prestam vassalagem ao bom futebol, prestam homenagem ao jogador do jogo, dão o seu obrigado pelo preço que pagaram valer o espetáculo. Algo comum no futebol inglês, o fenómeno dos adeptos da casa prestarem tributo ao mágico da outra equipa ou mesmo à equipa encontra-se em Maradona (em moldes diferentes) no Itália 90 e mais recentemente em Ronaldinho e Messi. Traço comum: todos jogaram no Barça (onde o bom futebol "impõe-se" ao resultado) e dois deles tiveram a sensação de render os adversários com o seu bom futebol com a blaugrana vestida. Ronaldinho em pleno Santiago Bernabeu fez o que quis e no final...clap clap clap. Assim foi ontem no Vicente Calderón onde Messi jogou, marcou fez jogar, falhou, brincou enfim, fez tudo o que um mágico faz, fez tudo o que o porá certamente na história e claro...clap clap clap, de pé ou sentados vários ovacionaram o rapaz. Traço comum: em Madrid vê-se bom futebol. O título deste texto corresponde ao que se passou. Porqùê? Porque estas excepções cofirmam a regra que é a de que o futebol não é um espetáculo, cada vez menos o é. O futebol nem é mais nem é menos e tem qualquer coisa de. Caso o Man Utd jogasse no dragão quantas pessoas sem serem do FCP iriam ver por mero regozijamento? O futebol é sociedade, é identificação pessoal, é escape para alguns prazer para outros e o que conta é se a nossa equipa marcou mais que os outros...infelizmente. Ok, há excepções, claro que há. Porém a utopia que ganha o que melhor joga, a utopia de que o futebol e como o cinema ou um concerto, a utopia que se aplaudem os melhores é o que mais existe.

2 comentários:

Anônimo disse...

no porto - deportivo, quando jorge andrade da um pontape no deco e é expulso é ovacionado pelos adeptos portistas..

os adeptos do arsenal ovacionaram a exibiçao do porto no dragao.. ha dois meses atras.

Anônimo disse...

Os adeptos do liverpool depois de ovaccionarem a sua equipa com o
mitico (You will never walk allone), patenciaram o seu estatudo de uns dos mellhores adeptos do mundo num ambiente fantastico, a aplaudirem a equipa vencedora. (benfica).
Já o mourinho disse que as duas melhores sensações vividas por ele enquanto treinador foi tambem em anfield, em que numa das situações o chelsea de mourinho vergou o liverpool em anfield por uns humilhantes 4-1 e mesmo ai os adeptos não se esqueceram de incentivar a equipa para uma epoca que a nivel interno tinha sido um desastre. a outra situação foi também no referido estádio no celebre golo fantastma de milan baros em que a bola não chega a entrar e o chelsea sái eliminado das 1\2 finas da L.Campiões e os adeptos da casa a aplaudirem o mourinho e a evidenciar o grande genio estratega que o mourinho é.



Didi