17.2.09

O que falta a di Maria? (e outras notas)

1.A décima nona jornada do campeonato português foi como a pescada, antes de o ser já o era, e depois de um clássico em antes de um derbie, Benfica, Porto e Sporting venceram (mas não convenceram) três adversários bastante acessíveis. Começando pelo Sporting que jogou no sábado, só tenho a dizer que a arte de Postiga e a burrice de Pacheco fizeram o resultado. Enquanto o treinador do Belém não entender que a táctica do quadrado não se aplica ao futebol o belenenses não pode ir longe. Apanhou-se a ganhar e o que fez? Recuou até à exaustão a pedir que o Sporting caísse em cima dele. Paulo Bento agradeceu, colocou a “carne toda no assador” (Quinito se me estas a ouvir, obrigado) e saiu-lhe a sorte grande, 2-1 em 5 minutos e a equipa de Lisboa vive para lutar noutro dia. Só vi a segunda parte do Benfica, mas daquilo que vi da etapa complementar, e sabendo que o jogo estava 0-0 ao intervalo acho que não perdi grande coisa…Cardozo depois de ter chutado contra todos os postes da liga lá decidiu que ia voltar aos golos e fez o primeiro. Depois, foi um vê se te avias para manter a vantagem até que Di Maria deu um pontapé na monotonia e quase matou o jogo. Digo quase porque o Benfica é pródigo a matar doentes cardíacos e a vencer por dois golos a dois minutos no final ainda sofreu um golo e levou uma bola no ferro da baliza à guarda de José Moreira. Mais uma vitória à Benfica só que desta não houve Mantorras…Já o Porto jogou muito (pouco) e só a 4 minutos do fim é que desfez a igualdade que o Rio Ave, que ainda conseguiu jogar menos que o Porto, conseguiu alcançar através de um golaço de Coentrão. A equipa de vila do conde é mesmo muito fraquinha e só dos pés do camisa 16 é que saiu algum perigo para a defesa azul-e-branco, o resto é uma cambada de coxos, velhos e inexperientes. De salientar que a reacção de Carlos Brito à troca de Jesualdo, tirando Cissoko e pondo Lisandro, foi tirar um extremo e por um…defesa central.

2. Fabio Coentrão e Di Maria, são ambos esquerdinos, nasceram os dois em 88, jogam no Benfica (um está emprestado), cada um deles marcou um golo do outro mundo esta jornada e tem ambos tanto talento nos pés como serradura na cabeça…Agora a sério, já chateia ver os dois a jogar porque tanto fazem uma tirada do outro mundo como andam completamente apagados do jogo. São dois casos para o Benfica certamente rever, pois porque jeito para jogar à bola não falta a nenhum deles, o problema é entender quando é que vão deixar de ser uns brinca-na-areia para passar a ser verdadeiros jogadores de futebol. O caso do argentino é mais grave e mais evidente, pois não só teve mais oportunidades do que o "figo das caxinas" como têm outro traquejo internacional. A verdade é que as idas à selecção e o excelente torneio Olímpico não foram suficientes para fazer Angelito descolar. A oscilação exibicional onde varia entre o mau, o muito mau, o razoável, e o mau disfarçado de bom ao assinar um grande momento é um sinal claro de algo está errado com a cabeça do pibe argentino. Uma vez disse que Nani era um trapalhão, reitero o que disse mas Nani ao lado de di Maria é o Zidane no que toca à inteligencia e nas decisões.

3. Numa altura que se fala de Liedson integrar a selecção nacional, Postiga faz um grande jogo e mostra que tem mais do que qualidades para jogar pela equipa das quinas. Não era um admirador das qualidades do avançado leonino mas nos últimos tempos tenho que lhe reconhecer algum talento. Ocupa bem os espaços, é tecnicamente evoluído e sobretudo tabela bem entre os adversários. È um avançado moderno, que joga bem entre linhas e portanto o ideal para potenciar o jogo colectivo. Com um avançado móvel e inteligente como Postiga na frente como poderemos nós queixarmo-nos da falta de um finalizador quando contamos com o bota de ouro?

4. Pelo que dizem o InterXMilan foi um grande jogo, e o Inter jogou muito. Vi apenas os últimos 30 m e com isso vi um Milão a massacrar. Ronaldinho voltou à boa forma, mas quem fez uma grande jogatana foi o jovem Pato. Parece que na idosa equipa rossonera há ali juventude e irreverência que poderá marcar uma década, do Inter Maicon é impressionante e Zlatan de outra galáxia. A inteligência e a técnica do avançado sueco é incrível, o gigante nerrazurro não se limita a ser o finalizador das jogadas criando ele próprio uma série lances de pura mestria, sem duvida um candidato para o trono de melhor de 2009…

5. 15 jogos depois o Barça voltou a perder pontos. O mérito é do Bétis de Nelson e Ricardo. Por falar nisso, ouvi dizer que o segundo fez um jogaço...Não estranho nada, para a semana provavelmente oferece o golo da vitória ao adversário.

Um comentário:

JVB disse...

Ao scp apenas faltou marcar cedo. Foi um jogo em que só deu para um lado e pecou claramente por escasso. Só nao me convenceram pelo que nao fizeram até belem pq em belem como adepto gostei da atitude e fio de jogo, ainda que contra uma equipa do pacheco que como disseste recuou até à exaustão apos ter marcado um "golo" caido do nada.