2.2.09

Rescaldo de Inverno.

Fechou mais uma janela de transferências de Janeiro, e um período que normalmente costuma ser fértil em notícias infundadas e folhetins inacabáveis foi até calma e com desfechos pouco dramáticos. Se os “petrodolares” do Manchester City prometiam aquecer este frio inverno, a verdade é que as sonantes contratações prometidas para Janeiro, leia-se Káká e Buffon, desembocaram nas compras de de Jong, Bridge, Bellamy e Shay Given. Ou seja, depois de tanto aparato as quatro contratações postas ao serviço do técnico Mark Hughes servem bem para um clube de meia de tabela com aspirações europeias. Se as coisas não correram bem para os lados de Manchester o mesmo não se poderá dizer de Londres. Tottenham e Arsenal conseguiram contratar quem queriam e no caso de Arshavin a sua contratação pôs fim a uma novela de meses em que se especulou o destino do craque russo. Nunca escondi a simpatia que nutro pelos “gunners” e a admiração que tenho pelo russo, portanto, não posso deixar de estar contente pela contratação de um excelente (e já agora experiente) desportista por parte de um treinador que sabe reconhecer como ninguém o talento de um jogador de futebol. Já o clube de White Hart Lane não contente com os 70 milhões gastos no verão, voltou a investir forte no mercado de inverno e garantiu o regresso de nada mais nada menos do que três ex-jogadores: Robbie Keane, Jermaine Defoe e Pascal Chimbonda. Se o bom filho a casa torna, o mesmo não se poderá dizer de Wilson Palacios contratado ao Wigan que tem a oportunidade de mostrar a sua qualidade num clube com outras aspirações, quer dizer,pela politica de contratações evidenciada mesmo que seja um fiasco Palacios parece que vai ter outra oportunidade se brilhar noutro clube. A verdade é que agora Redknapp conta nada mais, nada menos do que quatro avançados da mesma categoria que todos juntos custaram quase 85 milhões de euros. Sim senhor, isto é que é uma gestão coerente...

Nós por cá tivemos um período de transferências calminho. Só o Porto é que se reforçou e foi ao mercado nacional buscar quatro reforços e todos eles de qualidade duvidosa. Se Andrés Madrid já foi uma coqueluche no futebol português não deixa de ser estranho a sua contratação neste momento quando não era, sequer, titular no Braga. Cissoko (ou lá como se escreve) é um lateral possante com evidentes lacunas tácticas que de todas as formas se pode vir a afirmar como um bom reforço, para já o meu veredicto é negativo mas há a possibilidade, dado às suas qualidades físicas, de ele se tornar um bom jogador. Depois o tri-campeão nacional contratou mais dois jogadores já a pensar na próxima época. Primeiro Miguel Lopes, um lateral formado no Benfica que tem dado nas vistas no Rio Ave e Silvestre Varela. Se a aquisição do vila-condense é justificada pelas boas exibições e pela sua relativa juventude já a compra do “Drogba da Caparica” parece-me uma pequena precipitação, do tipo Sandro…Ao Sporting é que ia saindo a sorte grande ao quase conseguirem intrujar o balofo do Veloso por 13 milhões de euros. Eu ia achar piada ao jogo do bolton, o chamado pontapé para a frente e viva a união, a ser pautado pela “classe” velosiana que cada vez que pisa a bola tem que o fazer com mais estilo do que um salvamento num filme do Schwarzenegger. Havia de ser um “dois-em-um” simpático, o Veloso a bombear bolas para o Makukula correr atrás delas, ai é que talvez o Gary Megson perceberia que futebol é mais do que chutar para a frente e ter lá tipos que a consigam receber e chutar à baliza.

*a noticia relativa a Arshavin ainda não é totalmente confirmada, mas nesta altura tudo parece indicar que a tranferência está consumada.

8 comentários:

Anônimo disse...

Arshavin é para mim a contratação mais relevante para o futebol inglês, caso seja mesmo confirmada. É um jogador que poderá levar expriencia a uma equipa jovem como é o Arsenal.

Como portista, penso que a maior ferida do porto, que é o seu lado esquerdo da defesa, está a tentar ser curada numa prespectiva a longo prazo, sem resultados imediatos claro, apesar da aceitavel actuaçao de cissokho contra o Braga(nao vi o jogo de ontem). Cissokho tem potencial embora precise de ser MUITO bem trabalhado. Miguel Lopes vem confirmar essa prespectiva de longo prazo, mostrando que o porto ja esta a planear o proximo ano.

Concordo com esta politica de gerir as contrataçoes a pensar a longo prazo, e não a pensar no futuro próximo, como aconteceu com Benitez, do qual se esperava resultados imediatos, mas que se revelou num grande flop.

Andres Madrid, jogador de qualidade que admiro, não penso que venha a trazer nada de novo ao porto, pelo menos nestes seis meses, já que a sua transferencia nao foi a mais oportuna para o FCPorto.

Varela será mais um jogador com potencial desperdiçado pelo porto. Vao po-lo rodar por clubes pequenos, até que alguem o compre. Isto, claro, se Jesualdo Ferreira se mantiver como treinador do Porto nos próximos anos. Embora goste de Jesualdo, penso que ele peca no que diz respeito a apostar(a serio) nos jovens, principalmente naqueles que chegam das escolas do Porto.

Quanto a Miguel Veloso, penso que o sporting devia ter aceite os 13 milhoes. Clubismos aparte, nunca gostei desse menino, nem acho que ele possa fazer mais do que já fez pelo sporting, que nem foi assim tanto.

Deixo também um pequeno reparo: Miguel Lopes nao foi formado no Benfica mas sim no Oriental, passando pelo Olival e acabando a formação no Alverca, do qual passou mais tarde para o Benfica B.

Saudações desportivas,

TPO

Anônimo disse...

JFC,

escrevi-te um comentario no teu post "Um dia o Bruno Alves é expulso"(e outras notas sobre futebol) que esta na etiqueta "notas soltas", e surge no contexto de uma discussão que então se desenrolava.

Um abraço,

TPO

JFC disse...

TPO relativamente ao comentário que deixaste no outro post posso dizer-te que é ainda cedo para falares. Nao quer isto dizer que o Porto nao fique por cima do Benfica no final, mas da mesma forma que me criticaste ao ser "imaturo" por estar por cima naquele momento creio que repetes o meu erro. Isto tudo porque vem ai um ciclo de jogos importantes e apesar de o Benfica nao estar bem, está na minha opinião francamente uns furos a baixo do futebol clube do Porto até porque de setembro até agora nao evoluiu nada, isto nao quer dizer que nao possa sair do Dragão com o resultado positivo. O jogo de domingo vai ser um jogo de nervos e portanto pode ser decidido por vários factores endogenos ao jogo. Lembro, por exemplo, na taça que apesar da arbitragem ter sido má para ambos os lados o Porto levou um banho do Sporting e só o descalabro emocional do jogo permitiu a vitoria do teu clube.

Sobre o Arshavin...ha pouco a dizer, o homem é um craque.


Saudações

JVB disse...

Que dizer...enfim...Miguel Veloso parece que deram 10 milhoes, 5 por nádega o que não é mau mas o Sporting foi esperto, não vendeu já e om sorte vende por mais porque o mundo anda enganado. MV se sair p inglaterra irá ser um peixe fora de água, será um erro tremendo mas por mim já la estava (desde o verão, não agora).

Arshavin: Seja bem vindo à Europa já com uns meses de atraso.

Andrés Madrid para mim é um optimo negócio. Sabe-se que é um jogador óptimo, está em baixo. Assim o FCP fica com o jogador por empréstimo, analisa-o fisicamente durante 6 meses, o treinador, que o conhece, analisa-o a nível de capacidades técnicas e tácticas e no fim da época caso entendam compram-no creio que por muito menos que os antigos 5 milhoes.

Varela é para mim ridiculo mas no FCP já n digo nada pois aproveitam vários jogadores perdidos.

Tottenham..n compreendo a (não) politica de contratações. E o mm para o Livrpool om keane.

Anônimo disse...

também deixei um comentário no tão já badalado post sobre o bruno alves

David

JFC disse...

Pa o Sporting arrisca-se a ser o clube que melhor vende na Europa se consegue sacar um negocio acima dos 15M pelo Veloso. depois do Nani, que ja me pareceu exagerado, mas ao menos o gajo tem ali talento para dar e vender que bem trabalhado pode dar num jogador explosivo.

ò vasco claro que entendi a tua "europa" mas a russia tb é um pais europeu apesar da vasta area geografia pertencente ao continente asiático.

JVB disse...

Obviamente seja bem vindo a europa do futebol que a russia como campeonato n tem interesse nenhum para mim. Nao era farpa nenhuma.!

Anônimo disse...

JFC e David, deixei uma resposta aos vossos ultimos comentários no post do Bruno Alves.

Saudações desportivas,

TPO