2.2.09

NOVA AVENTURA

Na altura do euro tive a oportunidade de escrever aqui o que na minha opinião faltava a Quaresma para ser um jogador de top. Tive também oportunidade de dizer posteriormente que pensava que ia falhar rotundamente no Inter. De facto, Harry Potter já correu Espanha, Itália e agora vai para Inglaterra, mais concretemente Londres. Em Portugal tinha tudo e era o melhor extremo a jogar cá, de longe. Dizem que não devia ter saído daqui. Discordo. O futebol de Quaresma é demasiado grande para uma Mata Real ou um Caldeirão dos Barreiros mas parece ser demasiado pequeno para um San Siro ou para um Nou Camp. A dificuldade, volto a dizer, parece estar em aliar este talento a uma capacidade e mentalidade competitiva de topo. Dizer que Quaresma esteve no Inter é ter muito boa vontade. Não vi um único bom jogo, nem um bem conseguido ainda que Mourinho fosse variando a crítica com a motivação (mais a primeira que a segunda sendo que ambas se interpenetram). Teve a felicidade de "marcar" na estreia mas nem isso chegou...Ruma agora por empréstimo a Inglaterra. Talvez tenha mais espaço, parece-me um bom reforço para o Chelsea (melhor para eles talvez só o Lippi) tendo em conta a fase da época e a qualidade do jogador. Mourinho não conseguiu pôr quaresma no topo, Scolari (ou outro que lá estiver) irá tentar mas será que Quaresma está pronto? Os anos passam e Quaresma cada vez mais perde a corrida. Desta vez não estou tão seguro que irá ser um fiasco. Uma coisa é certa, em Itália Quaresma nunca terá espaço para jogar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quaresma: Uns pés talentosos, com um poder fisico respeitavel. Sabe cruzar, remata bem. O que lhe falta. Mentalidade e espirito competitivo? Se não conseguiu com o mourinho, não será com o scolari. Será inglaterra adequado para ele? O futuro o dirá, mas o harry potter, precisa de magia para acentar num grande equipa ou será esquecido não passando no futuro de um jogador banal.


Didi

Anônimo disse...

Gostei do texto, mas não acho ainda que Quaresma seja demasiado grande para jogar em Portugal, mas talvez demasiado vistoso para ca ser mantido. Acho que há jogadores bem maiores no seu todo que Quaresma a actuar em Portugal, nao querendo desvalorizar o Quaresma.

Resumindo, o Quaresma é demasiado vistoso pelo seu potencial para ficar em Portugal, mas não é um jogador ainda(e já começa a ficar tarde) formado e evoluido para actuar num colosso mundial, pelo menos com frequencia.

Talvez o melhor para Quaresma seja mesmo mudar para uma campeonato melhor e mais competitivo que o portugues, mas nao para uma equipa de topo desses campeonatos. Acho que o Quaresma tem qualidade para jogar num campeonato ingles, espanhol ou italiano, mas talvez fosse melhor para ele jogar numa equipa nao tao grande como barça, inter ou chelsea, para se consolidar e ganhar maturidade numa equipa de segundo plano, e, talvez mais tarde, dar o salto para um colosso. Acima de tudo Quaresma precisa de um bom treinador que o saiba moldar da melhor maneira, e Mourinho nao me pareceu dedicar-se a fundo nessa materia, já que tem outras prioridades no seu plantel.

A questão que coloco é:

Tendo em conta o seu ritmo evolutivo e a sua idade, será melhor para o feiticeiro cigano ir para um colosso mesmo que isso implique jogar pouco(pelo menos nos primeiros tempos) e ter de evoluir aparte das actuaçoes em campo?
Ou será melhor arranjar um bom clube(um bom treinador dava jeito tambem) que nao um colosso, de um bom campeonato para que o jogador tenha ritmo?

Qual das duas opções pode apresentar melhores resultados, a curto prazo ou a longo prazo?

saudações desportivas,

TPO