1.2.09

"o jogador do Povo" *

Só podia ter sido ele. Não havia outra hipótese. O suspeito do costume entrou em cena, e como é hábito resolveu. Foram noventa minutos de muito pouco futebol, com muito suor luta e lama à mistura. O público ia ficando agastado com a chuva e o mau futebol que a flor do relvado, ou campo de arroz, não atava nem desatava mas em trinta segundos e quando o jogo parecia já destinado a um empate, entrou Pedro Mantorras e a esperança na luz renasceu.

Há quem diga que o futebol se escreve por caminhos misteriosos e o caso de Pedro Mantorras é tão insólito que até eu, um fervoroso benfiquista, tenho dificuldades em entender. De futura estrela passou a mártir e de mártir foi um pequeno passo até ser herói. O pequeno passo foi uma recuperação difícil e atribulada que culminou em seis fulcrais golos que levaram o Benfica ao título na época de 2004/2005. Aquilo que mais estranha um adepto comum no jogo de Pedro Mantorras é a forma desengonçada e pouco ortodoxa do seu jogo, é obvio que algum talento ainda ali está, mas é impossível não reparar nas dificuldades que o angolano tem sempre que tem a bola nos pés. As várias lesões mal curadas, e criadas pelo departamento técnico e clínico do Benfica, impediram a sua progressão. O super-talento que encantou Portugal, hoje não passa de um (literal) coxo, mas mesmo sendo um coxo, a verdade é que o coxo vai marcando um golo em cada 109 minutos! Quando vemos Mantorras a jogar não pensamos “Como é que este tipo joga na primeira liga, pensamos imediatamente como é que este tipo ainda joga sequer futebol?”

Já aqui falei do poder do simbolismo no futebol, e por mais que tenhamos os olhos fechados, é preciso admitir que o Mantorras é um símbolo no Benfica e uma figura impar no mundo do futebol. Quando falo deste destaque no futebol refiro-me, claro, no seu efeito anímico nas bancadas pois nenhum jogador do mundo com tão pouco rendimento é tão adorado pela massa adepta de um clube, que normalmente até é mais exigente que os outros. Não é qualquer um que entra no goto no chamado “terceiro anel”, Nuno Gomes ou Néné que o digam, porém, Mantorras e sem ter sido um grande avançado da história do clube consegue por um estádio todo em pé! È um efeito inacreditável que só quem já o presenciou é que pode compreender. Para terminar, penso sinceramente que o nome de Mantorras perdurará na historia do futebol português. Não será pelos mesmos motivos que nos lembraremos de Figo, Eusebio ou Cristiano Ronaldo, mas será pela razão daquilo que apelido “efeito Mantorras”. O efeito de esperança num jogo perdido, efeito de acreditar que ainda é possível vencer as dificuldades fácticas quase intransponíveis, efeito de entusiasmar até o público do mais enfadonho jogo de futebol. Por tudo isto, obrigado Pedro Mantorras.

* a frase do titulo não é minha e pretence ao Helder Conduto que no ultimo jogo não se cansou de assim apelidar o "Mago do Golo", para quem poderá eventualmente criticar o conteudo deste texto, digo que um pouco de parcialidade de vez em quando não faz mal!

12 comentários:

Rangel disse...

Fantástico Mantorras. Podia ter sido o melhor jogador do mundo mas acabou por ser o maior coxo do mundo... ainda assim faz ver a muitos pseudo-craques que sem garra nem coraçao nao se vai a lado nenhum!

Anônimo disse...

Já se fala em Lisboa, no programa de requalificação da capital, em mandar a estatua do marquez a baixo e sim ai erguer uma estatua ao salvador da patria benfiquista.



Didi

Anônimo disse...

mais uma vez, só se fala no benfica...

Anônimo disse...

anonimo há já um projecto para mudar o nome deste blogue para "tribunanbenfiquistadosteoricos". La contaremos com o teu precioso contribuito, para já vai dizendo alguma coisa construtiva, ok?


JFC

Anônimo disse...

Mas afinal ate me estas a dar razao! Eu ja disse algo construtivo, ao sugerir essa mesma alteração do nome do blogue, num outro comentario meu em outro post. Parece que tinha razão.
A tua resposta é que sim, podia ser bem mais construtiva, não fosse a falta de argumentos...

Anônimo disse...

ah, e a sugestao era mesmo "tribunadosteoricosbenfiquistas", e nao "tribunabenfiquistadosteoricos".

Acho que a minha versao é mais agradavel ao ouvido.

Anônimo disse...

eu não preciso de argumentos para justificar os meus posts. Como ja te disse isto nao é um blogue unipessoal há aqui mais pessoas, e todas elas estão em exames. O tempo escasseia ,portanto, como também já expliquei só vejo jogos do meu clube: o Benfica. Nenhum de nós pretendeu alguma vez fazer isto um blogue afecto a cores clubisticas.
Repito, porque parece que tens dificuldades em entender portugues, que quando os exames acabarem vamo-nos todos dedicar mais a isto. Até lá vais ter que te contentar com o que é publicado.


JFC

Anônimo disse...

5 de dezembro, a ultima vez que escreveram um post dedicado a uma equipa portuguesa que nao o benfica.

Estao em exames desde 5 de dezembro???

E antes tambem tiveram bastantes periodos de exames nao?

Seja uma coisa esporadica que eu compreendo, mas se essa é a realidade constante das vossas vidas de estudante, e se o pouco tempo que dispoem para falar do futebol luso é 90% dedicado ao benfica, entao pensem seriamente na minha sugestao!

Boa sorte com os exames!

Anônimo disse...

Oó Cunha vais Xumbar rapaz

JFC disse...

eu nem devia andar a responder a uma barata tonta que nao tem nada para fazer a não ser dizer mal. Dos 23 post dedicados até agora ao futebol português, puderás contar que 8 (dos 23) são dedicados ao Benfica. Isso significa que cerca de 34% dos posts dedicados ao futebol português são sobre o Benfica. Se achas que estes 34% ,que ainda se diluiem mais se considerarmos que há mais de 100 textos publicados no blogue, o torna um espaço afecto ao Sport Lisboa e Benfica creio que deverás mudar a tua concepção da ciência que é a estatistica.
Porém como não quero, nem pretendo, tornar-me dono de uma verdade absoluta e como considero que parte dos teus comentários têm uma boa intenção, posso relutantemente admitir que, eu, posso andar a falar demais do Benfica aqui no blogue. Num futuro proximo posso prometer mais variedade.


Um abraço


JFC

Rangel disse...

Mas qual benfica?! Estamos a falar daquele que é o melhor jogador do mundo. Sou portista desde sempre mas numa coisa invejo o benfica. De seu nome Pedro Mantorras

Nuno AACosta disse...

1 - O esmantorrá merece. O próprio benfica bem quer reformar o raio do preto, mas ele continua rijo e a dar alegria ao "povo".

2 - Como grande apreciador de relatos de rádios (e também de TV) o Hélder Conduto mete-me nojo.