12.3.09

HULKMANIA

No imaginário da BD os super-heróis são seres que por algum evento científico ou paranormal possuem qualidades extraordinárias e que fazem dessas qualidades extraordinárias uma forma de ajudar as outras pessoas. Desde a nossa infância, passando pela adolescência, que nos lembramos desses super-Heróis e da forma como os seus super-poderes e as suas aventuras preenchiam o nosso imaginário. Givanildo Vieira, Hulk, é o mais recente super-heroi do futebol português. As suas características físicas e técnicas associadas a um poder de explosão pouco comum foram o suficiente para os estultos lhe tecerem comparações a outro fenómeno estranho do futebol: Ronaldo Luiz Nazário de Lima.

Em Portugal, hoje, assistimos a uma verdadeira Hulkmania. Mais popular que o célebre herói da BD, Giovanildo, que chegou como um ilustre desconhecido ao campeonato português de zero a herói todos conquistou. Na poll que levamos a cabo na tribuna dos Teóricos o resultado foi conclusivo: 52% dos leitores consideraram Hulk o melhor reforço da presente época. Justo? Talvez sim. Marcou 8 golos foi importante em alguns jogos em que a sua força conseguiu dilacerar por completo defesas contrárias. Não há dúvidas nenhumas que é um diamante em bruto pronto a ser delapidado, só um estúpido poderia negar isso. Por falar em estupidez, já que há muita para ai, tenho que ser contundente em perguntar porquê é que Fernando e Rodriguez tiveram zero e um votos respectivamente quando o seu papel na actual estrutura do F.C.Porto é tão, ou mais, importante que a do avançado brasileiro? È fácil, está tudo iludido com a qualidade do Hulk, não que eu esteja a por em causa o jogador em si, mas a forma de como é que o seu desempenho é avaliado em prol do colectivo, e como a sua explosividade e a capacidade de “ir embora” faz esquecer todos os outros aspectos do jogo. Sem querer aprovar a cientificidade deste estudo, este artigo não deixa de dar alguns dados interessantes do que é efectivamente o Hulk.

Um teórico, membro do Blogue diz que Hulk não foi banal no último jogo. Espero que esse teórico tenha entendido o meu conceito de banal. Foi aplicado naquele jogo em concreto, pois Hulk de banal não tem nada. Sinceramente até penso que tem mais de extraordinário do que banal, mas dai não querer ver o que está à frente dos meus olhos é uma diferença enorme. O futebol praticado pelo Porto demonstra que Hulk não é tão decisivo como aparenta ser, os seus desequilíbrios individuais tem que ser muitas vezes compensados pela abnegação de homens fundamentais como Meireles, Fernando ou Rodriguez, que na minha opinião foi de caras o melhor jogador desta eliminatória. O Porto segundo o l’equipe foi liderado por Hulk! Quem lê isso pensa, “epá das duas, uma ou foi autor dos golos/ assistência para golo, ou então foi o grande organizador de jogo da equipa”. Não. Não foi o organizador de jogo, nem foi ele que decidiu a partida. Em Madrid fez um belíssimo jogo com vários raides perigosos, para além disso, foi mais um que lá esteve. Ontem fez uma boa jogada pela esquerda e mandou a bola à barra num canto directo. Quererá isto dizer que jogou bem? Ou quererá dizer isto que é um jogador talentoso? Para mim, que sou eu, quer dizer que Hulk é um jogador (muito) talentoso, mas lá porque é um jogador efectivamente talentoso não o faz merecer alguns elogios que lhe têm sido feitos. O brasileiro não é neste momento, sequer, o melhor jogador do Porto. Como é possível querer fazer dele (como já ouvi) um dos melhores do mundo?

Por fim, e antes que uma multidão enraivecida me invada a casa, a Hulkmania que actualmente vivemos é fruto não do papel que o camisa 12 do futebol clube do Porto tem em campo, mas sim do seu estilo explosivo de jogo. Estilo esse que agrada qualquer um que olhe para um jogo de futebol. Hulk têm a marca dos super-herois, resta ver como irá evoluir…

5 comentários:

Rangel disse...

Hulkmania é um termo aplicado a hulk hoggan nao ao incrivel hulk. NABO

Anônimo disse...

se tivessem dado oportunidade para eleger 2 ou 3 reforços de peso talvez o fernando e o rodriguez tivessem tido mais votos. Como apenas foi possivel eleger um jogador, é natural que os votos tenham ido para o hulk. De facil explicação essa tua pergunta..!

JFC disse...

é de tão fácil explicação que não respondes a nada. Onde queria chegar era "porque tanta concordancia quando se calhar ele nem é o melhor reforço", o Hulk é simplesmente o reforço que as pessoas gostam mais, ou, noutra hipotese o reforço mais talentoso.

Rangel disse...

Hulk é sinónimo de espetaculo! Essa é a razão. CR10 é muito mais importante no porto que o hulk mas nao é tao espetacular. E como já dizia "Cesar" pão e circo!

JFC disse...

afinal alguém por ai me entendeu...o Hulk é o reforço INDIVIDUALMENTE mais desequibrador...isso nao significa que seja forçosamente o melhor jogador.