16.3.09

Regresso ao Futuro II

O Benfica foi ontem aquilo que costumou ser ao longo da época: francamente mau. Sem apresentar dinâmicas de jogo minimamente aceitáveis para uma equipa de topo, e mostrando em certos jogos perdidas e faltas de confiança enormes, aquilo que prevejo para o resto da temporada é um cenário negro. Muito Negro. Em primeiro lugar, e batendo na mesma tecla tenho que assinalar o falhanço total do 4-4-2 de Quique. Se por momentos acreditei que era possível vencer este campeonato, pois houve alturas que o Porto fraquejou e o Sporting nunca chegou a conquistar alguém, hoje, quer pela diferença pontual quer pela qualidade que foi apresentando ao longo do ano não há qualquer hipótese de o S.L. Benfica ser campeão nacional de futebol. O mais preocupante de toda a estrutura encarnada passa pela falta de evolução do fio de jogo da equipa. Não há desde Setembro melhorias em termos colectivos, e quase tudo de bom que o Benfica fez este ano assentou na qualidade individual de alguns dos seus melhores jogadores. Como o futebol não é como o atletismo, isto é, não é um desporto individual não basta, para que se jogue bom futebol, ter bons jogadores. È preciso bem mais do que isso…

Espero, honestamente, que apesar da frustração e tristeza de todos os benfiquistas não se inicie um qualquer movimento para correr com o Flores e com o Rui Costa antes do tempo. Para evitar um regresso ao um passado não muito longínquo há que para já acreditar no projecto encarnado. Antes de um período de dois, três anos parece-me precipitado estar a criticar o trabalho realizado. O que aconteceu com Fernando Santos (eu fui um dos que defendeu, erroneamente, a sua demissão) foi um disparate que nos custou a pré-eliminatória da champions league. Se algo que a estrutura encarnada deve aprender é sem dúvida dar tempo ao tempo e não fazer "reset à maquina" sempre que algo não corre como o esperado.

3 comentários:

Unknown disse...

Sim o benfica foi mau de mais, apesar de quique dizer o que disse. Confesso que fiquei surpreso. Começam-se a ver as cntradições no discurso de quique e a insegurança bem como a já demonstrada falta de estofo que scp e slb têm mostrado.

Na primeira parte houve zero oportunidades para o slb (creio...) e na 2a só em reacção é que houve perigo... A não ser que o FCP acuse muito o desgaste ou facilite imenso ( o que nao me parece...) o título está entregue e bem.

Quanto ao futuro do slb parece-me que tens razão em quase tudo porém creio que quique tem de sair. O futebol que praticam é confrangedor em quase todos os jogos. Com fernando santos jogavam melhor só com o simao quase. Para além disso quique como homem inteligente que é vai adaptando o discurso às suas necessidades o que agora está a dar tons de incerteza ao que de facto se propõe o slb. JVB

Anônimo disse...

Não sendo grande adepto de quique, criticando a escolha do benfica, com o leque de treinadores disponiveis na altura, este problema é mais profundo que só uma questão de balnear.
No meu entender, oito anos são tempo suficiente para perceber que o presidente do Benfica não acerta. Pode ser falta de pontaria, azar ou incompetência. Escolham: O facto é este: não ganha. Os treinadores mudam, o presidente mantém-se. O insucesso também.


Didi

JFC disse...

Não sendo eu um grande adepto da gestão Vieira creio que este é o seu ultimo cartuxo. Os treinadores foram e vieram, mas a verdade é que nenhum teve mais do que uma epoca para preparar o Benfica...Penso que está na hora de dar uma oportunidade ao Quique, ele também nao era o preferido na altura (Michael Laudrup), mas penso que tem todas as condiçoes para triunfar...vamos ver.