4.5.09

Notas da semana com sabor a super bock

1. Por terras lusas começa a ser típico dizer que “vira o disco e toca o mesmo”. Ano para ano, temporada a temporada, promessas a promessas o resultado no fim acaba sempre o mesmo: Porto campeão. Façamos justiça aos campeões, Jesualdo Ferreira sobre trabalhar muitíssimo bem esta equipa. Se olharmos para Setembro Outubro e depois para Fevereiro, Março e Abril notamos uma evolução muito razoável na equipa do Porto. Que havemos mais de dizer? Com ou sem algumas suspeições de resultados estranhos e lances polémicos o Porto é um justo campeão. Por falar em evolução, falemos daquele que menos conseguiu perceber que 2+2 é igual a 4. Sim Quique. È de ti que estou a falar. Confesso alguma admiração pelo trabalho de Flores nomeadamente no que toca à relação com adeptos e comunicação social. Agora não posso admitir que a melhor jogada ofensiva que o Benfica pratica são as bolas paradas. O jogo ofensivo, que insiste demasiado nas transições rápidas e no talento de Jose Antonio Reys é não é minimamente compatível com os pergaminhos de um campeão. Os breves fogachos de Nápoles, Sporting e Porto não são minimamente aceitáveis para um clube como o Benfica. Rui Costa deverá ponderar a situação e tentar entender de que forma pode inverter a situação.

2. Léo veio-o dizer aquilo que eu já desconfiava e que tenho visto escrito por ai: Quique não entende o futebol português. Sim senhor, para além de excelente jogador, e belíssimo profissional, Léo mostra, uma vez mais, que tem cabecinha.

3. Domingos Paciência e a Académica voltaram a travar um grande. Não há dúvidas que o antigo ponta-de-lança começa a mostrar sinais de que se pode tornar um treinador de qualidade.

4. Se havia duvidas, elas ficaram desfeitas. Barcelona campeão, e melhor equipa do mundo. Pode não vir a ganhar este ano a champions, mas não há duvidas que estes homens vão ficar na historia. O banho de 6-2 em pleno barnabeu é épico. Nunca na minha visto uma equipa rival a humilhar a outra daquela maneira. A dez minutos do fim os cules trocavam calmamente a bola dando toques de calcanhar, brincando com o adversário. Quem diz que esta equipa joga sozinha e que Guardiola não é o grande obreiro desta equipa, que dizer que esta é praticamente a equipa de Rijakaard?

5. Por cá na nossa terra, continua a queima. Há quem diga que sim…

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostava de aqui ver alguma coisa sobre a recepção que o SLB teve à chegada a lisboa. Já aqui li muitas vezes que os adeptos do Porto é que são uns arruaceiros, como quando Cristian Rodriguez foi confrontado por "adeptos", cheguei mesmo a ler que tal coisa nunca acontecera noutro clube, pior: já aqui li que não seriam os adeptos do F.C.PORTO que seriam arruaceiros mas sim praticamente o povo em geral do norte deste país.

Pois, eu não digo que não tenho vergonha de me lembrar dessa ocorrencia entre individuos a quem me custa chamar de "adeptos" e Cristian Rodriguez, eu não vou dizer que não condeno qualquer acto violento por parte de qualquer pessoa. Não digo que não hajam adeptos do F.C.PORTO que não sejam violentos, principalmente nas suas claques. O que eu não consigo mesmo é ser tão faccioso ao ponto de só ver o mal dos outros. Na altura das ocorrencias de Cristian Rodriguez, a primeira coisa que eu disse às pessoas que de repente abriram os olhos como se fosse a primeira vez que viam violencia entre adeptos e cedo se colocaram a postos para apontar o dedo não só ao F.C.PORTO como à regiao norte em geral, foi exactamente condenar a atitude desses adeptos e reconhecer a vergonha, mas tambem lembrar aos de repente esquecidos que infelizmente este tipo de situaçoes acontece em geral pelo mundo desportivo deste país e fora dele.

Não quero agora aproveitar esta ocorrencia no aeroporto com os adeptos do benfica para me esquecer de todas as ocorrencias condenaveis a que já assisti ligadas ao F.C.PORTO.
Quero, sim, atirar a cara às pessoas que na altura tao incredulas estavam e tão esquecidas. Quero também ficar à espera de alguma coisa escrita sobre isto, não que me interesse ver alguma coisa escrita que condene os adeptos do benfica em si, mas interessa-me a justiça e unicidade de criterios e valores. Porque já estou farto de ver o porto despresado.

Mudando de assunto,
começam-se a confirmar as profecias que fiz ao Benfica no inicio da época(desta, e da anterior, e da anterior... a historia repete-se).
O SLB de Filipe Vieira mais uma vez optou pela abordagem do "começar de novo". O mais grave desta época foi que começaram a época 08/09 já deixando implicito de que tambem teriam de começar de novo na época de 09/10. Quero dizer, no inicio desta época o SLB começou a conrtuir não apenas uma equipa mas quase um clube, mas de uma forma tão a curto prazo que agora na proxima época só podiam ter de começar de novo. A politica do show-off, com todas as contrataçoes de grandes nomes, os milhoes gastados, nao serviram para nada. Como é que o SLB ainda não entendeu que tem de pensar a longo prazo. E não se pode pensar a longo prazo baseando uma equipa em contrataçoes e emprestimos por periodos tao breves como se vê no SLB. E ainda por cima grande parte delas más contratações, e caras. Agora o SLB quase certamente vai ter de começar mais uma vez tudo de novo. A começar pelo treinador.

Já aqui uma vez escrevi, na mesma linha de pensamento que estou aqui agora a defender, que Quique não devia sair do SLB exactamente por que se deve dar tempo ao tempo e porque a politica do "começar
de novo" e do "curto prazo" não dão resultado. No entanto, agora, retiro o que disse: Quique, para o bem do SLB deve sair. Depois deste jogo, com a equipa que ele pos a jogar, com aquela defesa, penso que ele é mesmo mau treinador, e não é o tempo que lhe vai trazer resultados do nível que é desejado pelo SLB.

Quanto ao Sporting e ao FCP, acho que é obvio que devem manter a mesma equipa base, com o minimo possivel de saidas de jogadores, e devem manter os seus treinadores. Naturalmente o Sporting vai passar pelo processo de mudança da dirigencia, podendo ser mais díficil manter a mesma base do clube. No entanto penso que o maior desafio do sporting será algo que aqui já vi escrito pelo DIOGO. Já que se dizem uma das melhores academias de formação do mundo, deixem de vender tanto e tão barato. Têm jogadores jovens e de tão grande valor, não os deixem fugir assim tão facilmente e ao preço da chuva. Pensem, se tivessem apostado em aguentar um pouco mais tempo Cristiano Ronaldo há uns anos atras, imaginem o que a mais não teria lucrado o Sporting. É isto que tem feito a diferença no FCP nos ultimos anos. Vender o minimo possivel de jogadores, e vender um, no máximo dois jogadores "indispensaveis" por valores exurbitantes, enchendo os cofres do clube, e fazendo com que a equipa sofra o minimo de alteraçoes possiveis. Depois investe em jogadores muitas vezes pouco conhecidos e baratos, para uns anos de seguida venderem por outros tantos milhoes. É uma politica que do meu ponto de vista é exactamente oposta à do SLB. Os resultados, é só ver. Começa assim o fim de mais um campeonato. A historia está-se a repetir. A experiencia vence.

Ah! Não, a culpa não é da arbitragem...

Anônimo disse...

E gosto da forma como tu (JFC) sistematicamente aproveitas qualquer "jogada" para mandar petardos. Não perdes oportunidade para deixar uma boca ou comentario passivel de ser depreciativo relativamente ao FCP.
Citando-te:

"Que havemos mais de dizer? Com ou sem algumas suspeições de resultados estranhos e lances polémicos o Porto é um justo campeão."

Até me dá vontade de rir. Num texto em que tentas dar ares de fairplay e desportivismo, tinhas de meter lá para o meio o punhal!Da mesma maneira que condenas o jornal Record pela vergonha que realmente é, eu condeno o facciosismo que aqui se vê as vezes(em escalas diferentes obviamente).

Deixa-me só dizer-te uma coisa... que os leitores sejam facciosos, não há nada a fazer. Agora, os escritores, e quem queira ser encarado seriamente, como penso que queres ser, nao se pode dar ao luxo de ser faccioso. Tens de saber manter-te na posição de escritor, eu fico na de leitor. E como tal, os escritores vivem dos leitores, e os leitores são criticos. Por isso, da proxima vez que eu aqui fizer uma critica, e penso que concordas comigo quando digo que são criticas com fundamento, não encares a critica como uma picardia, nem como o começo duma discussao. Ou o escritor deve criticar a critica do leitor tambem? Deixares uma resposta, é uma coisa. Levar um comentario a um texto para a discussao, não saber ouvir uma critica e ficar indignado é outra. Não quero que fiques indignado, porque estamos a falar de bola, e não é dificil ser simples.

Boa sorte com a evolução do blogue.

Anônimo disse...

Ao segundo anónimo: Não confundas escritor com jornalista. Aos jornalistas requere-se imparcialidade e proibe-se, deontologicamente, o facciosimo. Os escritores podem ser "desalinhados". Vais censurar o Salmon Rushdie por ter sido faccioso quando escreveu os "Versiculos satânicos" ou o Ricardo Araújo Pereira por escrever que quer que o Benfica todas as semanas dê 15 a 0?

DCP

Anônimo disse...

caro anonimo.

Em primeiro lugar devo-te dizer que me irrita ter que te tratar deste modo, mas como tu nao assinas os teus comentarios nao posso fazer de outra forma.

Neste momento nao consigo responder as questoes que achas pertinentes. Pode ser que daqui a uma semana, quando a minha cabeça o premitir o faça.


Abraço (tambem para ti DCP meu puto=

JFC

Anônimo disse...

DCP, se calhar não identifiquei da melhor maneira as minhas palavras. Realmente não posso censurar os versiculos satanicos, mas estás-te a esquecer que, numa obra desse teor, a tendencia é regida por valores universais. Tais valores, como o bem e o mal, não têm nada que ver com desporto. Em "A lista de schindler" Spielberg pode usufruir de uma tendencia em "manchar a imagem" Nazi, porque se tratam de valores e consciencias em questao. Certamente, tambem nao se vai comparar JFC a um humorista como o Ricardo Araujo. Mas a um escritor/analisador de desporto tem que se pedir imparcialidade, pelo bem da analise.

Desta maneira, fiz questao de deixar implicita a questão: "como é que o JFC quer ser encarado?" - Como um humorista? Não me pareçe. Penso que JFC quer ser levado um pouco mais seriamente, como ja lho disse.