24.5.09

A Tribuna dos Teóricos apresenta:

Os melhores:

Jesualdo Ferreira/Futebol Clube do Porto: O trabalho do primeiro significou o sucesso do segundo. O porto mesmo tendo perdido três peças chave do ano transacto: Assunção, Quaresma e Bosingwa conseguiu sem dificuldades de maior renovar o título de campeão nacional. A integração de Fernando, Cissokho, Rolando e sobretudo Hulk são vitórias pessoais de um treinador que nem sempre teve o total apoio dos adeptos do clube. A evolução da equipa de Outubro para agora é notável, sobretudo se considerar os desaires de Londres e a magnifica exibição em Manchester. O futebol bem apoiado, e bem pensado assente num trio de meio-campo rotinado e numa frente de ataque explosiva foi sem duvida aquele que mostrou maiores índices de maturidade. Jesualdo tem o grande mérito de sem um plantel muito mais forte do que o dos seus rivais conseguir-se superiorizar de modo claro e convicto. Se há nome ao qual podemos associar o sucesso da época de 2008/2009 é a Jesualdo Ferreira.

Liedson: de socalco em socalco, de dificuldade em dificuldade o Sporting lá teve Liedson para resolver. Ora a marcar ora a assistir Liedson foi a pedra essencial para suprir a falta de soluções colectivas que o Sporting teve ao longo da época. A pesada carroça conduzida por Paulo Bento teve no avançado brasileiro a sua maior válvula de escape aos problemas que lhe foram aparecendo.

Meireles: Não tem a classe de Lucho, a garra de Lisandro, a força de Bruno Alves ou a explosão de Hulk. Mas se há algum jogador deste Porto que merece ser distinguido é Raul Meireles. A sua consistência quer defensiva quer ofensiva, abnegação e qualidade foi uma constante desta equipa. Meireles é um jogador que privilegia o colectivo em vez de dar ênfase a jogadas individuais. Talvez o faça porque não sabe fazer outra coisa. Mas desta forma, torna-se decisivo para a manobra e equilíbrio do futebol clube do Porto.

Manuel Machado: nesta época, Manuel Machado conseguiu recuperar o estatuto de bom treinador que havia perdido depois de duas temporadas ao serviço de Academica e Braga respectivamente. O nacional termina o campeonato em 4º e com muito menos soluções do que o seu rival Braga. Goste-se ou não do estilo do Professor, eu pessoalmente abomino, é preciso dar o mérito de uma grande época realizada na madeira. Bracalli, Ruben Micael, Maicon ou Nene são hoje, graças ao trabalho de Machado, valores seguros do nosso futebol.

Os piores.

Arbitragem/Vítor Pereira: é pena que se tenha que numa rubrica deste género destacar negativamente a arbitragem. Da final da taça da liga, passando por uma serie de jogos (do campeonato e da taça) as arbitragens praticadas neste “cantinho à beira-mar plantado” foram absolutamente vergonhosas. As sucessivas más arbitragens, e as sucessivas más nomeações para jogos mais importantes foram tão regulares quanto o Raul Meireles. Vitor Pereira, um dos melhores árbitros portugueses, sai muito mal da fotografia.

Paulo Bento: sem por em causa as qualidades do técnico do Sporting, o que dizer do seu trabalho? Quatro anos quatros títulos, todos eles menores, e um tetra de segundos lugares. Dado que o Sporting estava completamente sem rumo antes da “era Bento”, e que o seu (bom) trabalho contemplou a integração de jovens como Carriço, Patrício, Pereirinha, Nani e Veloso, a partida o projecto desenvolvido pelo Sporting tem sido aposta ganha então porquê colocar o técnico leonino na parte dos piores? Simples. A falta de educação, classe, e de modos foram uma constante de Paulo Bento esta época. Sem falar do caso Vukcevic (totalmente desnecessário e prejudicial ao SCP), Paulo Bento foi desde a primeira à ultima jornada aquele que mais falou de arbitragens e quase sempre que o fez, ou foi injusto ou fê-lo de um modo extremamente desagradável. Se Mourinho falou de “prostituição intelectual” quando a sua equipa foi beneficiada pela arbitragem, o que dizer de Paulo Bento? Comentários a roçar o mau gosto, gestos a indicar roubo, palavrões constantes no banco. Não fica nada bem…

Quique Flores: Continuo a gostar do (ainda) treinador do Benfica. È um exemplo de como se todos deveriam comportar no campeonato português. Com um discurso fresco e claro animou as hostes benfiquistas. O problema foi a sua arrogância, não em relação ao publico, mas sim em relação às contradições e características do nosso campeonato. Não entender que em 4-4-2, apostando em 3 linhas e assente em transições (podemos falar em transições ou em chutoes?) demasiado rápidas nunca poderia ganhar este campeonato foi o principio do fim. É pena, Quique flores pelo seu modo de estar poderia ser o homem certo para o lugar.

Belém/Jaime Pacheco: Nunca é bonito ver um “Historico” descer. O ano passado foi o Boavista, este ano o Belenenses. Todavia, se houve clube que mereceu esta humilhação é o clube da cruz de Cristo. Não entender que Casemiro Mior e um pacote de brasileiros de qualidade duvidosa não resolve problema nenhum o que dizer da contratação de Jaime Pacheco? Como li aqui alguns dias num blogue, Pacheco é o verdadeiro adepto que está na pele de um treinador. Pensar que as palavras de ordem, e a corrida dentro de campo é suficiente para uma equipa vencer é digno de uma concepção de futebol vigente no século XIX. Da mediocridade dos azuis, salvam-se, como é óbvio, o guarda-redes Julio Cesar, Silas e Zé Pedro.

Mais ou menos.

Jorge Jesus: O braga mostrou ao longo da época enumeras qualidades colectivas. Gostei, particularmente do jogo contra o Sporting e da derrota contra o Wolfsburgo que só com muito azar e com jeito de Misimovic é que o Braga saiu derrotado. Jesus apresenta as suas equipas sempre com muita consistência e nota-se que apesar de algumas lacunas em termos individuais e que os jogadores sabem o que fazem em campo. O problema é que os resultados ficaram a desejar. O Braga tinha obrigação de ficar em 4º lugar de ter feito uma campanha na taça de Portugal com mais prestígio. A verdade é que em princípio Jesus irá saltar para um clube onde a filosofia do resultado impera. O bom futebol não será suficiente para conquistar a sedenta massa adepta encarnada. Mas voltemos ao princípio, bom futebol é meio caminho andado para a vitória. A sua forma de estar, também não foi a melhor: A arrogância com que sempre tratou a comunicação social, bem como os sucessivos pontapés no português tornam-no alvo fácil de chacota, a auto-coroaçao de “mestre da táctica” foi o corolário de uma época em cheio de pérolas de Jesus.

Aimar. É provavelmente o flop do ano. Esperava-se que o argentino fosse o maestro deste Benfica, mas o que realmente vimos foi um Aimar sem chama e pouco decisivo. Porém, é presiso dar o desconto ao “10” do Benfica por ter sido integrado num esquema que não entende minimamente o seu futebol. Longe da fase de construção, Aimar é um jogador inócuo. Preso às linhas e às marcações cerradas de defesas Aimar passou ao lado de uma grande época. Pablo Aimar é vítima de um estilo de jogo que não o protege.

Di Maria. È jovem, talentoso e burro. As boas indicações nos JO davam a entender que este seria o seu ano de explosão. Mas não. Mais uma vez Angel Di Maria foi um zero-á esquerda. Os seus bons apontamentos, não fazem esquecer a forma rápida como se apaga do jogo ou quando simplesmente decide sozinho estragar jogadas ofensivas a torto e a direito.

José Mota: o Leixoes fez um campeonato tranquilo. Chegou a estar à frente da liga e todos se renderam à grandiosidade táctica do seu treinador. A tribuna dos teóricos nunca o fez. A qualidade de alguns jogadores, cite-se Wesley, fez com que o Leixões arrancasse a todo o gás para depois, como esperado, estagnasse na mediocridade. Daqui nada de novo, todos os anos há equipas sensação que chegam a sonhar com o “Novo Boavistão” e na época seguinte estão na segunda divisão, o que aconteceu foi uma serie de declarações infelizes enquanto estavam por cima que deixa José Mota o mesmo treinador que era quando saiu da Mata Real: um pedreiro.

Revelações.

Hulk: é a grande revelação da liga. Veio do Japão para o Porto e rapidamente conquistou os adeptos azuis e brancos com os seus golos do meio da rua e com as suas arrancadas fulminantes. Esta época, uma das imagens que temos é a cavalgada vitoriosa de Hulk em Alvalade que culmina num grande golo. Na transição defesa-ataque Hulk é fortíssimo e só algumas lacunas na sua forma como (não) pensa o jogo o afastará do Olimpo.

Nene. No inicio da época todos diríamos quem é este gajo? Hoje Nene é um goleador temido e que em princípio sairá da Madeira para outros voos.

Domingos Paciência. É sem margem para duvida o treinador revelação desta época. É notável ver a evolução da académica enquanto equipa. Nota-se que na briosa os jogadores sabem o que estão a fazer em campo. Sobretudo a nível defensivo a equipa do calhabé mostrou-se quase sempre muito competente. Essa competência advém essencialmente do trabalho desenvolvido pelo seu treinador já que individualmente os defesas academistas não são grande espingarda.

está aberta a discussão na caixa de comentários.

15 comentários:

Anônimo disse...

è necessário um post sobre os grandes jogadores que este ano vão pendurar as botas, caso do figo, maldini e outros grandiosos que deram tanto a este maravilhoso espectaculo que todos adoramos denominado o desporto dos reis.

didi

Anônimo disse...

é engraçado que ja tinha pensado sobre isso. Mas neste momento ja nao tenho muito tempo a dedicar ao blogue. Espero que outros elementos o possam fazer.

JFC

Anônimo disse...

aimar o maior flop da época?? tu és é maluco

Anônimo disse...

o fernando nao existe

DM disse...

Nas revelações falta o Fernando, Carriço e Miguel Victor...

JFC disse...

só havia lugar para um. Foi lapso da minha parte. Penso que de todos eles. Aquele que teria mais condiçoes para ser tb considerado revelaçao era Daniel Carriço. Nao sou grande fã do estilo "a la Puyol" de Miguel Vitor. Depois, Fernando para mim ja foi um achado da epoca 07/08..

Anônimo disse...

o maior flop da epoca foi o suazo, com o curriculum vitae que apresentava, e apesar de se ter lesionado na final da taça da liga, deveria ter feito muito mais com as oportunidades dadas, já para não falar do seu elevado salário.

didi

Anônimo disse...

o salario do aimar daria para pagar o salario de todos os jogadores da academica, equipa tecnica e ainda sobrava dinheiro. nao e flop?
Miguel Pedro <3


e cunha, se nao gastasses tanto do teu tempo no bugatti tinhas mais tempo para o blog

JFC disse...

meu caro anonimo sao idas ao buggati e outros espaços nocturnos desta cidade de Coimbra que me dão a inspiraçao para andar aqui a escrevenhar. Se camoes tinha ajuda das ninfas, eu, Joao Francisco necessito da ajuda da Super Bock, Sagres e gordons para ter inspiraçao. Como diria Hemingway "write drunk, edit sober".

Um abraço inspirador.

JFC

Pedro Gil disse...

1) Discordo da classificação "Os Piores" para Paulo Bento. Ou melhor, discordo do teu motivo. Acho que é unânime que o homem não é muito...digamos...requintado (como o feitio sóbrio e gentleman do Quique por exemplo) mas daí a condená-lo apenas por isso vai uma grande distância. Ainda para mais quando logo a seguir lhe reconheces o bom trabalho a nível desportivo e táctico na equipa do Sporting. Partindo do pressuposto que concordas com o conteúdo (críticas à péssima arbitragem portuguesa) mas não com a forma como é enunciado acho que o "mais ou menos" seria o mais adequado. Caso contrário também seria justo ver aqui as tuas críticas ao Katsouranis por ter dito que tinham sido roubados após o Benfica-Nacional ou o Rui Costa que foi suspenso um mês pelas críticas violentas feitas após o Benfica-Marítimo (em que até ganharam 3-2). O Paulo Bento tem lacunas óbvias a nível da comunicação, não só para fora (flash-interviews, conferências de imprensa, etc) como para dentro do balneário (amuos perfeitamente dispensáveis com o Vukcevic tal como referes por exemplo). Mas daí a fazeres toda a tua análise de uma época inteira (!) baseando-te apenas nesse factor e omitindo as suas evidentes qualidades como treinador e gerador de activos...lamento, mas tenho de discordar.

2) Hulk é indiscutivelmente uma interessante revelação. Mas dizeres que revela "ALGUMAS lacunas na sua forma como (não) pensa o jogo" é um eufemismo...enorme.

JFC disse...

Pedro, o Paulo Bento entra para os piores porque nao se limitou a criticar a arbitragem. Em certas alturas da epoca utilizou as más arbitragens do campeonato para tirar partido para si. A nivel tactico PB tb nao é do melhor que existe, nao e mau mas poderia perfeitamente melhorar sobretudo na escolha de quem deve ocupar as posições. Voltando ao tema PB vs arbitros relembro apenas a polemica que se seguiu à derrota na taça da liga: aquela mao do Pedro Silva, ou melhor o circo que seguiu foi excelente para afastar os fantasmas de Munique. E isso, numa altura critica do nosso futebol, pura e simplesmente nao se faz.

Sobre o Hulk nao ha muito mais a dizer. é juntamente com o Aimar o jogador mais referenciado neste blogue...e nem sempre pelas melhores razoes.

Anônimo disse...

O circo que se fez para afastar munique? essa é nova... Alias se há coisa com que nao se pode acusar SCP/PB e de nao ter consguido lidar com a humilhação de munique. Assumiram, deram a cara, desde ai nao perderam nenhum jogo para o campeonato e a taça da liga só n foi para alvalade pq, objectivamente, lucilio e um arbitro a 30m do lance mantiveram o slb em jogo.

Calculo que axes que as desculpas de lucilio em prime time, que o gabriel da comunicação de taça ao lado a fazer declarações que poderiam servir de guiao para a novela pos taça, foi td montado pelo...scp? Creio que não axas isso. O scp foi mt prejudicado na taça da liga, queixou-se e muito (e mal) tal como o slb fez depois do jogo com o nacional por exemplo. Ag dizer que foi para ocultar munique e demais! Ainda por cima qnd, como referi, o scp portou-se bem no pos munique.

Concordo em qs td o que disse o pedro.

Sinceramente nao por o SLB em menos espanta.me..so nao sao penta de terceiros pq ficaram em 4 o ano passado. Ficaram a 7 pontos do scp e a 11 do titulo. Super investimento pelo cano. Ainda que metas uns flops no menos e o treinador parece me que o slb instituiçao é q é o grande menos. Para bem do slb os benfiquistas ja começam a perceber q o vieira faz inveja ao paulo portas em qualidade demagógica. Para o ano haverá mais um novo ciclo?JVB

JFC disse...

sim poderia ter posto perfeitamente o Benfica em menos. Secalhar foi a minha costela benfiquista a actuar. nao estou a ser ironico. E justo que se pense que dois anos e quase 60 milhoes tempos era justo mais do que uma taça da liga.

Anônimo disse...

Gostei do Post e concordo que o Aimar é um flop .. Nao sei se deves escrever porque te deve custar, mas aquele senhor que marcou 4 golos ao benfica no 7-1 merecia um post, esse senhor apanhou o leiria na 13 posição e consegui subir de divisao mesmo numa liga tao competitiva ...
De salientar hoje estava a olhar para a a 2 liga e deparei-me com esta siutação os 2 clubes que desceram ( Boavista e Gondomar) estao relacionados umbilicalmente com o mesmo senhor ( Valentim Loureiro) isto dá que pensar..

um abraço XA

Anônimo disse...

"A SAD do Benfica apresentou um resultado líquido negativo de 18 milhões de euros, nos primeiros 9 meses da época 2008/09, segundo os resultados do terceiro trimestre.

De acordo com o comunicado divulgado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o resultado líquido da SAD encarnada foi de 18.450.273 euros negativos, contrapondo com os 3.684.109 positivos registados no mesmo período da época 2007/08.

Se os custos nos primeiros 9 meses da época subiram para os 41,5 milhões de euros (35,5 em igual período do ano passado), as receitas sofreram uma quebra de mais de 5 milhões de euros (36,5 esta temporada, contra 41,9 no ano passado).

"À semelhança dos resultados operacionais também representa um recuo face ao valor do período comparativo", afirma a SAD, no mesmo documento, acrescentando que "o passivo aumentou 20,48 por cento face a 30 de Junho de 2008". O passivo da SAD do Benfica totaliza agora 150.663.794 euros.

A SAD realça que "este impacto negativo é essencialmente explicado pela não participação na Liga dos Campeões na presente época, pela diminuição de mais-valias obtidas com a transacção de direitos desportivos de atletas e pelos investimentos efectuados no reforço da equipa principal de futebol".

Os capitais próprios da sociedade voltaram a descer de 23, para os actuais 4,58 milhões, estando o Benfica a preparar a fusão com a Benfica Estádio, o que segundo o relatório enviado à CMVM resolverá este problema." in Record

nao sera tambem esta direcção um flop??

Um abraço
X.A