1.10.08

Loucura ou genialidade?

De cabelos longos, farto bigode e com um estilo de jogo que me fez lembrar o Nuno Assis, lento mas tecnicista, nada fazia esperar que o camisola sete da Checoslováquia se tornasse uma lenda naquela tarde de primavera de 1976. O jogo era uma final de um Europeu, e frente a frente estavam a poderosa e campeã do mundo Republica Federal da Alemanha e a Checoslováquia, curiosamente dois países afectados pelo “muro da vergonha” mas que estavam de lados diferentes da barricada de uma guerra ideológica.

Depois de um intenso dois a dois durante os 90’ e o prolongamento a partida teve que ser decidida na marca dos onze metros, quando Uli Hoeness falhou a quarta grande penalidade alemã toda a pressão recaiu em Antonin Panenka um médio do desconhecido “boehians de Praha” que com toda a classe marcou a Sepp Maeir (para muitos o melhor guarda redes do mundo naquela altura) o mais espectacular penalty da história do futebol fazendo um balão que entrou mesmo no meio da baliza do desamparado guardião germânico.

Os ecos desta penalidade, para além de terem coroado vitoriosa a Checoslováquia como campeã europeia, elevaram o seu autor aos céus do Olimpo, ficando recordado para sempre como o autor do “penalty à Panenka”. Muitos outros jogadores conseguiram “imitar” o checo com sucesso, todos se lembram da loucura de Hélder Postiga no Euro’2004 ou de Francesco Totti que na meia-final do euro 2000 se vira para o seu capitão dizendo que ia marcar “à panenka” e apesar de ter sido quase demovido por Maldini “El Banbino d’oro” afasta-se a rir e marca deixando a multidão à beira da loucura. Se Totti e Postiga tiveram os deuses do seu lado quando arrojadamente tentaram o penalty mais arriscado que se pode fazer, Jaime Junior teve um fim triste quando a 1 m do final tenta a mesma gracinha e falha e faz com que a sua equipa perca o jogo. Para que conste, dois dias depois do sucedido Jaime foi despedido do Leixões

O facto de o penalty ser o embate mais frio entre o guarda-redes e o avançado, de ser um elemento de decisão (ou de indecisão) que pode ,ou não, separar duas equipas é o que lhe confere tanta importância no futebol. O imaginário do penalty enquanto frustração ou emoção é fundamental no jogo. Muitas alegrias e tristezas foram já experimentadas por uma defesa ou por uma bola no poste do adversário, e isto que o digam Terry, Baggio ou Southgate (todos jogadores que falharam penaltys decisivos). Todavia, o que Panenka fez naquela tarde, foi mais do que um acto extravagante que poderia ter custado um campeonato da Europa, aquele penalty é umaobra-de-arte digna de um verdadeiro génio. Todos podem odiar que um jogador arrisque marcar “à panenka”, mas a verdade é que se a bola entra, a besta vira logo a herói.

6 comentários:

Anônimo disse...

Aleluia ...

Desde já inicio o meus post com uma critica aos "precipiatados" ninguem escreve aqui , so o JFC!
Louvamos o JFC que até no dia do seu vigésimo aniversário vem dar mais uma contribuição para este blog.. Parabens JFC

Em relação aos Post , fez me lembrar e reviver os momentos que passei em Faro cheio de Bifes a verem o jogo e ver o grande Postiga a fazer aquilo, sim aquilo que me ia matando uma PANENKADA .. Não digo que so grandes jogadores o possam fazer , pq nao é um atributo de grande técnica , somente um picar de bola , guarda redes para uma lado e golo .... É preciso é ter muita frieza para o fazer , lembro me Totti marcou, Zidane quase falhou e Jaime falhou ... Quem é o Jaime ao lado deste dois senhores , ninguem mas teve a frieza para fazer a penenka , falhou e foi despedido ...
Isto faz me lembrar aquela frase mitica "Só quem tem unhas é que toca guitarra" e é verdade, Postigol teve-as mas acho que depois corto-as ... lol
um abraço
XA

P.S - O meu scp ganhou , desejo sorte ao benfica que ganhe ao napoles, senao isto fica muito mal.

JFC disse...

ã verdade é que o XA pos o dedo na ferida...Malta isto anda um pouco adormecido!!!! Ja era altura de pormos isto a carburar..

Se hoje o Benfas nao ganha ao napoles vai haver crise...das grandes!

Um abraço a todos os teoricos e afins

Anônimo disse...

para complementar a historia vale a pena dizer que panenka creio que nao jogou um unicominuto de todo o europeu (creio que e certo) pois na altura os suplentes podiam marcar penaltys. Quanto a postiga nao foi a panenka, foi "a postiga" que consiste no feito de meter a bola e um bocado de relva in the back of the net. JVB

PS ando com pouco tempo mas a partir de sabado escrevo. Num blogue desportivo so a supertaça teve cobertura o que e uma falha... digo o aqui e ja o disse pessoalmente. Mm que nao gostem de o fazer deviam fazer um sacrificio.

JFC disse...

O Panenka jogou pelo menos a final pois eu vi-o em campo num jogo transmitido pela ESPN. Ele foi titular na final, se foi ou nao no resto do Europeu nao faço a minima ideia.

Anônimo disse...

erro da eurosport e entao. JVB

Anônimo disse...

Il Bambino...nao El Banbino