15.11.08

Duas coca-colas, quatro finos....uma lesão por explicar

José Gonçalo, na gíria futebolística conhecido por Zeg (nome algo parvo que junta um diminutivo e uma inicial tornando-se num nome que parece mais um mata moscas que um nome próprio), era um jovem feliz. Porquê? Tinha uma carreira no N 10 segura, era quase capitão, e aos 18 anos já se afirmava como uma voz activa na peladinha de domingo. O pior veio depois. Consta que o descalabro físico-mental de Zeg começou quando Vasqetxi abandonou a equipa após problemas com a direcção. No balneário conjunto (por norma o Maradona ou o Pele) instalou-se a crise e vários atletas procuraram a saída sendo que Zeg rumou para o frio do "bolão" levado por pessoas mal intencionadas que lhe prometeram mundos e fundos para que no fim, a estrela que brilhara outrora juntamente com Vasqetxi, Lagartixa, entre outros, caísse em desgraça. Importa referir o percurso desta vedeta. Cedo se destacou na peladinha da Martim, foi aí que o mundo o conheceu, Porém, rapidamente se instalou ao domingo no N 10 (diz que ao domingo há pouco para fazer já que os contemporâneos é na quinta repetindo ao sábado) passando então pela fase obscura do "bolão" onde ninguém percebe ao certo que se passou. Terão sido as duas coca-colas (ou ginger-ale) que toma por dia? Terão sido os quatro finos sociais? Ninguém sabe ao certo. A única certeza é que nada é de descartar nesta fase. Terá Misa envenenado zeg para "o clube balázio" abrir ao domingo? Terá Vasqetxi lançado um mau olhado pois também naão joga? Ou será que zeg simplesmente não quer voltar para não ouvir RVO e JFC a gritar um com o outro? Assim, impunha-se uma explicação. Os teóricos (que escrevem e os que vêm cá ler) pronunciaram-se e a culpa de facto é de zeg. Foi negligente, não acatou as ordens dum reputado médico que "não tem mãos a medir". Consta que para além de não acatar as ordens, ainda continuava a dieta de coca-cola e finos e assim meus amigos é difícil sonhar com vôos mais altos (v.g. uma peladinha ao Sábado). Parece que também se meteu com gente que a única coisa que queria era substitui-lo ao domingo (sim XA, sabes do que estou a falar). Posto isto, a vida está difícil, para chegar ao café demora 20 m a pé coisa que antes era algo banal (consta que fazia em 2m mas ninguém assistiu a este mito urbano). Porém a velocidade dos liquidos já mencionados marcha cada vez mais rápido, O futuro é incerto, entre amputar a perna e terapia chinesa venha o diabo e escolha...! Só há uma certeza, o passe de letra mágico de zeg dificilmente iluminará outra vez o campo esquerdo do N 10. É pena... é pena...

8 comentários:

Anônimo disse...

a todos os seguidores da minha curta,mas promissora carreira,venho por este meio informar que volto aos relvados dia 26 de novembro de 2008 no campo esquerdo do n10,esperando levar a minha equipa de faculdade ao erguer da taça num dos torneios mais prestigiados da universidade de coimbra(bem à frente do de direito)!
um abraço jose gonçalo(zeg)


ps: vasquinho ainda voltaremos a ser a dupla demolidora,que fomos,nos sinteticos do n10!


gostava de ter um pe esquerdo de semelhante qualidade ao do rop!


XA ca se fazem ca se pagam....

Anônimo disse...

A verdade é que depois das boas exibições, este menino deslumbrou-se e já no torneio de final de epoca bem como na pre-epoca (diga.se sintético figueirense) mostrou-se uns furos a baixo do seu nivel exibicional.

Na figueira da Foz mostrou-se mais lento que o luisão e mais pesado que o Miguel Veloso depois de sair do rodizio e principalmente mostrou-se sem rasgo e sem a magia que o caracterizava. Como explicar este inexplicavel lesão? Há mais do que o fino social e as duas coca colas por dia! Quem da alta roda da sociedade conimbricense nunca viu este menino na noite, em estados que não são proprios para um atleta? Quem nunca viu este jovem de 1,83 cm com a camisola na cabeça a cantar em plenos pulmões!

As noitadas e as más companhias influiram de modo decisivo para este estranho afastamento dos relvados...Penso que o estado do Zeg é tão degradante que nem Quim Paulo nem ninguém o poderá salvar a não ser que entre para uma clinica de recuperação...

Podia ter sido o novo Baggio, mas assim não vai passar do novo Dani (mas sem o mesmo sucesso com as raparigas, claro)!

Anônimo disse...

Bem meus caros o Sr. JVB e Sr. ZeG , o meu unico objectivo era voltar ao N10 era somente para voltar a ganhar confiança neste joelho direito( parece o bailario Joaquin Cortez) e fui assumir tambem uma posição de campo para ensinar alguns senhores que andam la ha 20 anos e ainda nem bolas sabem agarrar (JFC)..
ZEG nao tenho medo de ameaças... Quem vier morre... :P
Um abraço do XA


P.S - nao comentava o blog ha um certo tempo dado que sou completamente contra ao que se passava com Bruno (Burro) Alves ..

Anônimo disse...

ZEG , vai passar a ser chamado ZER ( Zé Roturas) ...


E para quem pouco percebe de futebol , digo-vos ZER só volta em grande forma a partir de Janeiro, nao posso dizer o pq mas ele sabe...
Viva as "enfermeiras canarinhas"


um abraço XA

Anônimo disse...

desde que zeg abandonou os relvados que o cheiro a after shave não emana no n10.
abençoada lesão..

dcp

ps:julgo não ter percebido bem. Terás porventura comparado o torneio "dos pólos" ao excelso torneio futebolistico, ganho invariavelmente pelos mesmo, de nome TORNEIO DA FDUC?

Anônimo disse...

acabas de me dar razao amigo david,tem tao pouca qualidade que nem competitividade tem,ganham sempre os mesmos!faz lembrar um tal de campeonato portugues que começa com porto campeao e acaba "invariavelmente"com a vitoria dos mesmos!
agora...o torneio do poloII tem sempre campeoes diferentes fazendo mais lembrar uma "premier league"!
abraço,zeg

Anônimo disse...

...ou mesmo uma "Champions League"!(?)

Anônimo disse...

Cambadas de paneleiros akeles k insultam o zeg. pois só km as famosas coca colas ou finos socias é k ele começou a andar km a maria., pois duvido muito k essa respectiva amiga n se interessa por as peladinhas de domingo.


Pablito