29.3.09

Portugal VS Suécia – Curtas sobre uma possível hecatombe nacional

  1. Portugal empatou com a Suécia. Para ganhar é preciso dar um passo atrás no processo de equipa e regressar às orações a nossa senhora de Fátima, nossa senhora do Caravaggio e às preces da mãe do Cristiano Ronaldo. Se não resultar, porque não optar por magia negra ou voodu?
  2. Em vez de naturalizamos o Liedson porque não, e já que as relações Portugal-Angola estão de vento em pompa, pedir o Mantorras emprestado para os minutos finais de chuveirinho. Pode ser que faça mais que o Hugo Almeida.
  3. Por falar em coxos, para muitos doutos senhores na matéria Queiroz devia ter apostado de inicio em Hugo Almeida para ter mais “poder de fogo na frente”. Para estas cabeças brilhantes ter um calmeirão de dois metros significa ter mais perigoso. Sim, isso notou-se especialmente com a entrada do avançado do Werder Bremen.
  4. Pepe para os comentadores da TVI fez um jogo soberbo. Para mim não. Como alguém ligado a este blogue definiu o Petit no jogo Benfica Sporting do 5-3, o defesa central (pois…central) do Real Madrid parecia uma barata tonta a correr para todas as direcções. Para muitos correr muito significa correr bem, cortar muitas bolas significa defender bem. Não. Andar perdido a distribuir cacetadas a torto e a direito não é sinónimo de um grande jogo, talvez no dicionário do Bynia queira dizer alguma coisa, na Europa ocidental significa pedreirice. Moutinho, e apesar de não ser a sua melhor posição, é possivelmente aquele que melhor pode desempenhar aquelas funções. É inteligente, rápido e com bom sentido posicional, é portanto (e na falta de melhor) a opcção lógica para aquela posição. Se gosta tanto de inventar porque não arriscar professor?
  5. “ Se todos fizessem o que já fiz, Portugal era campeão do Mundo”. Pois ó Ronaldo, obrigado por dizeres que os outros são todos uns nabos. Sim, até porque se na Suécia fossem todos como o Zlatan eles também podiam ser campeões do mundo. A sorte é que eles têm o Elm e o Elmander porque senão o cenário podia ser mais negro. Agora a sério, estas afirmações na altura que são proferidas (antes do jogo) são completamente desproporcionadas e denotam uma arrogância e uma falta de humildade impressionantes. Toda a gente sabe que Ronaldo é bom,portanto não é preciso que o capitão da selecção nacional ande a dizer todos os dias e aos quatro ventos que é melhor que este e aquele, pois o enorme mérito de ser um grande jogador todos (tirando alguns parvos) lhe reconhecem. Por isso, é bom que ele entenda, de uma vez por todas, que tem que começar a portar-se como o melhor do mundo e não como um pita de quinze anos que os pais a proibiram de ir ao um concerto dos Tokyo Hotel.
  6. Provavelmente vamos estar fora do mundial. Provavelmente vai haver uma onde de angustia e de revolta contra Queiroz. Eu cá fico angustiado de ver um jogo muito mais cerebral e com indicies qualitativos tão superiores ao da era Scolari a ser mal sucedido. Agora, vão voltar os grandes defensores do brasileiro a dizer barbaridades…(este é sem duvida um tema a desenvolver noutra altura).
  7. é dificl conceber Rolando na selecção. Mais dificil ainda é conceber uma pré-convocatória com Rolando mas sem Miguel Victor e Daniel Carriço.
  8. Nuno Gomes não serve. Pois não. é bom demais para a selecção. Postiga, aquele que deve ser o 9 de Portugal, não se afirma em lado nenhum...Ora é por azar de os treinadores não gostarem dele, ou é pelas lesões, ou então é mesmo pelo seu feitio que muitos dizem ser imcompativel com um jogador ao mais alto nível, é pena!
  9. Queiroz finalmente meteu o bedelho nas camadas jovens e fez asneira. Castigar Bruno Pereirinha e Rui Miguel por terem tentado um lance de arrojo é estúpido, anti-pedagógico e é estar reprimir o talento de dois jovens jogadores.

12 comentários:

Anônimo disse...

Ponto de vista de alguém que já joga futebol há uma data de anos e que já o fez (ou tentou) em todos os pisos possíveis, contra todo o estilo de adversários e nas mais diversas situações classificativas: campeão, ultimo e despromovido, assim-assim, etc.:

a) O ponto 4. denota uma clara falta de senso prático na análise da situação. A meu ver não foi uma tentativa de fazer do Pepe "o eterno trinco da Selecção), mas a sua posição neste jogo (porque um 11 titular não deve ser estático, mas variar consoante o adversário e a estratégia) tinha claramente 2 propositos fundamentais: em primeiro lugar, ganhar bolas de cabeça (aspecto muito subvalorizado) e segundo, matar qualquer tipo de jogada sueca de ataque rápido ou contra-ataque à nascença. "Matar" e "à nascença" são termos escolhidos propositadamente. Se preferias alguém que ali andasse em pezinhos de lã na expectativa de adivinhar as intenções do adversário para se antecipar, e caso não as adivinhasse talvez já fosse tarde e tivesse que ir buscar a bola ao fundo da baliza, estás no teu direito. Mas o que o Pepe fez foi precisamente o que tinha que fazer: correr para um potencial inicio de ataque do adversário e matar. Com falta ou não, não interessa. E pareceu-me que na maior parte das vezes, nem fez. Um par de passes falhados ou más recepções sob pressão parecem-me perfeitamente normais para quem está mais habituado a jogar sabendo que ninguem vai aparecer por trás.

b) O ponto 7. ainda agora não o consigo perceber bem. O Rolando não é um bom jogador? Actualmente, fora Pepe, Alves e Carvalho, não está claramente numa 2ª linha dos centrais portugueses? Carriço e Miguel Vitor são superiores? Por amor de deus.
Uma duzia de jogos satisfatórios não faz do Miguel Vitor e do Carriço centrais fantásticos. Se tivessem comprometido, também não faria deles maus jogadores. Deixa-os jogar uma temporada inteira de inicio ao fim, e depois fala-se.
Rolando, pelo contrário, já é um menino mais batido nas andanças da I Liga, não te parece? Desde a 3ª jornada que não falha um jogo a titular pelo clube, Champions incluida. Exibições perfeitamente satisfatórias.
Podem perfeitamente vir a ser 3 centrais de selecção no futuro, mas a entrada do Rolando em primeiro lugar parece-me indiscutivel.

c) No ponto 9. o rapaz chama-se Rui Pedro e não Rui Miguel. Também me parece que a suspensão foi um castigo exagerado, mas espero que quando falas em "reprimir o talento" não te estejas a referir ao lance do penalty, que de talentoso nada tem, só de parvoíce.

João

Anônimo disse...

João, já estava à espera que alguém falasse do Rolando. Ainda bem que ao menos falaste bem e não mandasses uma barda ao ar como muitos gostam de fazer. Aquilo que quis dizer com o Rolando é que apesar de ele ser o mais "experiente", se é que se pode falar de experiente, ele não tem mostrado mais qualidades que os outros dois que enumerei. Aquilo que quis realçar, e tens que admitir que se um dos dois a que me referi jogasse no Porto a historia seria outra, foi que em 3 jovens centrais um já faz parte por completo da equipa, e os outros dois (apesar de terem mostrado muitas qualidades) nem sequer vão a uma pré-convocatória de quase 40 jogadores.
Obrigado pela correcção do nome do jogador Rui Pedro, e penso que apesar de talvez ter escolhido mal as palavras me fiz entender.

Cumprimentos

JFC

Anônimo disse...

"Se os outros jogadores fossem do porto..."

Por amor de Deus! Isso já é uma síndrome antiportista aguda da tua parte JFC! Não está aqui em questão a qualidade do Carriço e do Miguel Vitor! Como o João salientou e bem, a questão é que Rolando é um jogador mais experiente do que estes! Já reparei que tu JFC, usas muito os "se's" e os "se fosse" para defenderes os teus argumetos! A razão por que o Miguel Vitor não é convocado não tem nada a ver com ser ou não do Porto, acho que é obvio! Rolando tem mostrado uma maturidade defensiva que transmite mais segurança do que os outros em questão! Se Rolando fosse do Braga ou do Leixões com certeza seria convocado! Olha para o exemplo do guarda redes da selecçao! Já chega de meteres sempre o teu clubismo ao barulho, e desse sentido de inferioridade! Pareçe que gostas de insistir em fazer o papel do Benfica um martirizado, e do Porto um preferido e beneficiado por todos... Eu podia dizer o contrario, mas seria estúpido levar mais uma vez a conversa para esses caminhos que não levam a nada, e é ainda mais estupido vindo da tua parte já que deves ser sério e neutro nas tuas observaçoes como escritor! Enfim, não me pronuncio mais! Cada um que se queixe da sua doença, mas não acho correcto da tua parte, que tanto salientas que não és tendencioso, mostrares tão grande tendencia nas tuas observasões e conclusões! És o escritor num blogue que se diz neutro, tem mais calma com o que dizes!

Rangel disse...

Como não é justo castigar as 2 BESTAS, que tentaram a gracinha do penalty sem graça nenhuma? Falta de respeito para com o adversario e para com a seleçao nacional, que numa outra situaçao podia precisar daquele golo. Rolando dos 3 enumerados é o unico com fisico de central, ponto 1, e o único que joga a mais de um ano, muitos jogos feitos pelo belenenses. Apenas estes 2 pontos me desiludiram na tua analise socio-desportiva do fim de semana.

MJL disse...

Rangel, "Rolando é o único com físico de central"? Se isso é para ti uma das condições para se ser defesa central e consequentemente convocado para a selecção nacional,então é das maiores barbaridades que eu li neste blog e eu já li muitas..O único defesa central que eu vi (reforço que EU tenha visto) ate hoje ganhar o prémio de Melhor Jogador do Mundo é titular da selecção italiana e do maior clube do mundo, e é mais pequeno que eu, por isso esse "ponto" vale pouco ou nada. Quanto ao segundo argumento que apresentaste, nada a dizer, aliás acho que juntamente com o facto de ele fazer dupla com Bruno Alves no Porto e em alguns casos isso ser fundamental é o argumento com mais peso na decisão de Queiroz

Anônimo disse...

MJL tu ler as barbaridades até lês agora escrevê-las é que é mais complicado...lol

Salut

JVB

Rangel disse...

MJL como deves compreender pela tua "imensa" sabedoria e por meia duzia de jogos que vejas na televisão, podes concluir que tirando 3/4 excepçoes, EXCEPÇOES, friso, convem a um central ,quanto mais nao seja, ser alto.

MJL disse...

A minha imensa sabedoria fez com que em 5 minutos de pesquisa na Internet eu encontrasse certos meninos: Ricardo Carvalho,Rafael Marquez, Sergio Ramos, Chivu, Gallas,Samuel, Puyol, Cannavaro, Juan, Milito, etc..que são mais baixos ou têm a mesma altura do Miguel Vitor (atenção que preocupei me unicamente em por jogadores considerados de topo, porque se fosse pôr jogadores medianos não saía daqui) E nesta pequena lista tens pelo menos 3 defesas centrais considerados para muitos os melhores do Mundo..Mas para ti se fosses treinador nunca os convocarias porque não têm "estrutura fisica de central".

Ps: Sim, o facto de eu ver meia dúzia de jogos na televisão faz com que perceba mais de futebol do que tu. :)

Anônimo disse...

Anónimo da epigrafe " se os outros dois fossem do porto".

Em primeiro lugar tenho te a dizer que de das duas uma , ou tens graves problemas de interpretação ou entao fui eu que me expressei mal (se fui eu, peço desculpa).

Feita esta ressalva, vamos lá analisar as tuas sapientes palavras. Começando pelo fortissimo argumento do:

" Já chega de meteres sempre o teu clubismo ao barulho, e desse sentido de inferioridade! Pareçe que gostas de insistir em fazer o papel do Benfica um martirizado, e do Porto um preferido e beneficiado por todos... "

T1)ho que te informar que quando disse que se os outros dois jogassem no porto também teriam oportunidade estou a dize-lo que se o Victor e o Carriço tivessem a hipotese de jogar num clube estável, que joga melhor e com um central mais experiente ao lado provavelmente estariam na selecção e o Rolando não. Experiencia à parte, tanto o carriço como o m. victor sempre me pareceram mais talentosos que o Rolando. Estamos esclarecidos?
2) Nunca vitimizei nem martirizei o Benfica. Tu pareces ser aquele anónimo que há uns tempos andava a bardar aos sete céus por só se falar do Benfica e que o porto nao tinha atenç´~ao no blogue, e que eu era um benfiquista doente. Hoje fica provado que não sou eu que leva isto para o clubismo mas sim algumas pessoas que inisitem em reclamar os meus textos. Nao tenho problema nenhum que critiquem a minha opinião. Exigo, porém, uma discussão com algum nivel. Nao é justo, nem bonito usar argumentos falaciosos para simplesmente para destruir o oponente.


Cumprimentos.


JFC

JFC disse...

Como é possivel querer castigar dois jogadores que tentaram fazer algo diferente? Por essa logica cada vez que o Ronaldo inventasse um moviento novo que desse asneira tinha que ser castigado. Mais como é possivel castigar alguem por marcar assim um penalty e nem sequer dizer nada quando o capitão de equipa profere as palveas que no texto transcrevi. não acham que é ter dois pesos e duas medidas?


JFC

DM disse...

Manel, eu não responderia melhor... E já agora, acrescento um nome à lista: Franco Baresi... O carriço e o Mvitor tem uma qualidade que o Rolando nunca vai ter: classe!

Anônimo disse...

Classe, Diogo?

Não vou concordar nem discordar, sabes porquê? Porque "classe" é um termo perfeitamente abstracto quando aplicado a um jogador se não for demonstrado com situações práticas.

Desafio-te, assim, a definires essa qualidade (que eu acredito que possa existir) com algo que a possa mensurar e, acima de tudo, a dares uma prova inequivoca da sua importância para o sucesso individual e/ou colectivo.

Cumprimentos,
João