19.9.09

Frente a frente

"Eto'o is the best striker that I have worked with, He is the best striker in the world. My players are always the best." José Mourinho.

Podemos blasfemar? Penso que sim. Em situações normais não contrariaria o que José Mourinho dissesse acerca da qualidade de um jogador. Porém e lendo com atenção as palavras de Mourinho e conhecendo a qualidade de ambos os jogadores posso afirmar que mourinho sabe que o está a dizer não é verdade. Primeiro porque a técnica que dizer que os seus jogadores são sempre os melhores está um pouco gasta e depois porque Zlatan Ibrahimovic é obviamente mais jogador que Samuel Eto’o. Muitas vozes se tem unido protestando contra a loucura de o Barça ter trocado Eto’o por um avançado inferior e ainda ter pago por ele 45 milhões de euros. O argumento essencial deste coro de protestos baseia-se no facto, para este grupo de pessoas cabal, de que por o avançado dos camarões marcar mais golos que o Sueco este tenha que ser obrigatoriamente melhor.

aqui explicamos a nossa concepção de avançados. Nesta ideia, Zlatan Ibrahimovic é neste momento o melhor do mundo. É certo que existe Rooney, Torres, Berbatov, Drogba e até Eto’o mas nenhum destes possui as qualidades técnicas, físicas e intelectuais para serem melhores do que dianteiro catalão.

Voltando à comparação directa entre os dois jogadores em causa (Samuel e Zlatan) o que poderemos dizer para corroborar a nossa posição? Em primeiro, e apesar da excepcional capacidade de explosão do jogador do Inter bem como à sua tremenda capacidade finalizadora ( que se viu por exemplo na final de Roma), Zlatan é um jogador mais completo pois não só possui capacidades técnicas individuais excepcionais como a sua apurada inteligência dentro de campo nos permite assistir a momentos como este:

A simplicidade com que Ibrahimovic resolve esta jogada permitindo que Messi se isolasse é absolutamente notável. De costas para a baliza, o Sueco serve “pivot” distribuindo de forma magistral o caudal ofensivo da equipa culé. Olhar para Xavi, Iniesta, Messi e agora Ibrahimovic será uma das mais deliciosas experiencias que um adepto de futebol poderá assistir. Aproveite, a história está lhe a passar à frente…

4 comentários:

Anônimo disse...

Ibra e um genio, como messi. ibra e o tipo de jogador que o barcelona nao precisava. a frente atacante tínha messi, henry e etoo, a tecnica de um, a velocidade de outro e o poder de explosao e finalizacao do outro fizeram do barca a mais demolidora equipa dos ultimos tempos. com ibrahimovic ficam dois genios em pouco espaço, o mais provavel e fazerem tantas jogadas nunca vistas como jogos em branco. barcelona precisa de golos

JFC disse...

sim eto'o é provavelmente um melhor finalizador que ibra. porém o sueco para alem de ser um finalizador mortifero é tambem um jogador que sabe criar jogadas como ninguem. Dado que o Barça tem muitos homens capazes de fazer o golo (bojan, messi, henry, zlatan, os proprios iniesta e keita) penso que a equipa culé estará (muito) bem servida..

Anônimo disse...

algum desses e o ponta de lança tipo falcao? eto'o era-o, nao querendo, nunca, comparar eto'o a falcao. esses sao bons finalizadores, mas nao sao nenhuns finalizadores mortiferos. nao estao no sitio certo para com um toque fechar a jogada, talvez bojan.. daqui a 3 aninhos. E criar jogadas como ninguem? tu proprio enumeraste 2 ou 3 que o fazem melhor, ha ainda xavi. penso que o ponta de lança do barça nao tem nem precisa de ser um criador de jogadas.

JFC disse...

anónimo, no futebol moderno as equipas atacam e defendem com 11 contrariando a ideia que defesas servem inteiramente para defender e atacantes apenas para marcar golos. Cada um no Barça não tem uma função especifica: cada função está associada à necessidade colectiva do momento. Sendo Ibrahimovic um jogador "colectivamente" superior a Eto'o o Barça, talvez, esteja melhor equipa.
Se a isto juntarmos a ideia, já avançada por Guardiola, que depois do triplete era preciso mudar alguma coisa faz todo o sentido esta troca...